Skip to content Skip to footer

Cristãos em guerra! – Parte 4: Lutando pela Verdade contra a mentira que cega

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Efésios 6:12

Texto Base:

12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.  (Ef.6:12 NTLH)

Nós agradamos a Deus quando lutamos pela Verdade e contra a cegueira da mentira. Agradamos a Deus quando nos esforçamos a abrir os olhos de quem está cego para Ele e, portanto, escravizado sob os poderes satânicos e de seus esquemas malignos.

A nossa batalha espiritual é contra Satanás, seus demônios e “seus esquemas” ou armadilhas diabólicas, nos quais ele envolve seres humanos que se deleitam em pecados. Eles vivem de tal modo, porque estão longe da vida com Deus, rejeitam o conhecimento do Seu caráter e, por isso, endureceram os seus corações à Verdade.

1. Os esquemas satânicos se estabelecem pelo estilo de vida pecaminoso do homem afastado de Deus

O ser humano se afastou de Deus e ele só pode se aproximar novamente do Criador por meio de Cristo. Entretanto, aquele que se aproxima de Deus, em Cristo, reconhece o seu passado na escuridão (na ignorância de Deus) e, como discípulo de Jesus, aprende como viver de maneira que agrade a Deus neste mundo tenebroso.

Ele propaga (difunde, espalha, divulga, irradia) a pureza, o caráter ou a glória de Deus em suas ações no dia a dia, pois deixou para trás os seus atos imorais e pagãos, os quais não só praticava, mas como incentivava outros a fazerem o mesmo. Dentro de um mundo sob o poder do Maligno (1 Jo.5:19), ele reconhece que pertence a Deus e que, na sua vida pregressa, vivia pelo princípio satânico de matar, roubar e destruir toda a Verdade do coração das pessoas. (Jo.10:10)

Hoje, como seguidor de Cristo, ele luta para se manter em um estilo de vida aprovado por Deus e compartilhar às pessoas a “vida abundante” (completa, pois é eterna), a fim de não ser mais participante dos esquemas satânicos. Vejamos o conselho de Paulo aos cristãos na cidade de Éfeso:

17 Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor [i.e. não têm utilidade à vida verdadeira], 18 e a mente deles está na escuridão [i.e. na ignorância de Deus e dos Seus planos]. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. 19 “Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios [i.e. à libertinagem, lascívia, aos prazeres imorais e sexuais excessivos – vd. Rm.1:24-32; Lv.18-22,23]; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes.” 20 Mas não foi essa a maneira de viver que vocês aprenderam como seguidores de Cristo. (Ef.4:17-20 NTLH)

Paulo não pediu que fizessem exorcismos, que expulsassem os espíritos malignos que poderiam levá-los de volta a atitudes indecentes, mas que refletissem (pensassem, meditassem, considerassem acerca de suas vidas) na Verdade divina, na qual aprenderam a viver como seguidores de Cristo. Paulo dá alguns exemplos e diz claramente:

  • Quem foi ladrão, que não roubasse mais, mas que trabalhasse para viver honestamente e ajudasse os pobres. (Ef.4:28)
  • Que não prejudicassem outras pessoas com conversas maldosas, mas que as ajudassem a crescer na fé. (Ef.4:29)
  • Que não entristecessem o trabalho do Espírito Santo, pois, ao estarem sujeitos à Sua direção, teriam como garantia a Vida Eterna. (Ef.4:30)
  • Que abandonassem toda a amargura, o ódio, a raiva, as gritarias, os insultos e maldades, mas que fossem bons e atenciosos uns aos outros e que perdoassem uns aos outros do mesmo modo que foram perdoados por Deus. (Ef.4:31,32)

Repare que estas ações, assim como tantas outras, se dão em um plano terreno, entre os homens, na sociedade, mas com propósitos espirituais e eternos.

2. A nossa batalha se dá em “um nível” humano, porém dentro de “um plano” sobrenatural

Paulo não fala contra espíritos maus, mas às mentes dos cristãos, aos seus corações, às suas vontades e consciências. Na verdade, ele pede que aqueles cristãos aceitassem, pela fé, o grande desafio de viverem como novas criaturas em Cristo, que abandonassem “a vida antiga” e se revestissem com “a nova vida” em Cristo. Paulo diz:

22 Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. 23 É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. 24 Vistam-se com a nova natureza [i.e. com a vida de Jesus], criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. (Ef.4:22-24 NTLH)

Portanto, o filho de Deus não vive “amarrando”, “destruindo” e “colocando para fora de sua vida” todos os tipos de demônios, mas para lutar contra si mesmo, contra a sua natureza humana, em favor da “Verdade” (Jesus) e para se manter nela.

O cristão luta por uma vida dedicada (santificada) ao serviço de Deus, a qual ele expressa na sociedade por meio de ações corretas (honestas, íntegras), porque é desse modo que ele expressa a sua nova vida por meio de Cristo, que é a Glória de Deus.

O cristão trava uma batalha no plano sobrenatural (“em favor de Deus e Seus propósitos eternos”), para que, por meio dela, a cegueira espiritual se dissipe tanto dos seus olhos como dos de outras pessoas (“no nível humano”). Espero que esta verdade fique clara ao lermos as palavras de Paulo, as quais foram endereçadas aos cristãos da cidade de Corinto, na Grécia:

Sabemos o que quer dizer temer o Senhor (“submissos e expressando Deus no nível humano, em meio à sociedade”) e por isso procuramos levar as pessoas à verdade (“agindo pela Verdade, dentro do nível humano, na sociedade”). Deus nos conhece completamente (“no plano sobrenatural, somos conhecidos por Deus”), e espero que no seu coração vocês me conheçam também (“que no nível humano, as pessoas reconheçam a ação sobrenatural de Deus, por meio de nós”). (2 Co.5:11 NTLH)

Esta não é uma batalha para expulsar os tais “espíritos” da pobreza, miséria, de maldições hereditárias, fracassos, derrotas, tristezas, de problemas sem soluções, mas contra Satanás e seus esquemas contrários aos propósitos divinos. É uma batalha espiritual para retirar a cegueira espiritual que é mantida por Satanás, seus demônios e seus esquemas da mente dos incrédulos, a fim de que vejam a glória de Deus, por meio de Cristo Jesus. (2 Co.4:4,5)

3. Os cristãos estão envolvidos em uma batalha pela “luz da verdade”, contra a mentira que cega

Certa vez, Jesus disse aos que creram Nele e em Seus ensinamentos:

31 Então Jesus disse para os que creram nele: —Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos 32 e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. (Jo.8:31,32 NTLH)

Os que não querem crer em Cristo e obedecê-Lo se encontram nessa condição, porque escolhem estar sob a influência espiritual do Maligno e seus esquemas (1 Jo.5:19), os quais estimulam a natureza humana a não se render para Deus. Essa ação satânica ocorre no nível humano, sob um plano sobrenatural do mal.

Quando a pessoa, pela ação sobrenatural do Espírito Santo e da Palavra de Deus, crê em Cristo como SENHOR e Salvador da sua vida, ela é resgatada do poder satânico (não da presença dele), a fim de aprender quem é Deus e viver para Ele, por meio de Cristo.

Entretanto, a pessoa precisa compreender o valor da obediência (fé, fidelidade) a Deus, para se tornar discípulo de Jesus e, a partir do seu espírito de obediência, ela conhecerá a Verdade e se liberta da escravidão dos poderes satânicos.

Portanto, quanto mais você se dispõe a conhecer a Verdade, mais ciente estará sobre os esquemas satânicos. Jesus não aconselhou que recebessem “orações de libertação” de todos os males, mas que fossem Seus seguidores obedientes, a fim de conhecerem a Verdade e serem libertos da mentira que os cegava.

Quem não se dispõe a conhecer a Palavra de Deus com a ajuda do Espírito Santo, que a torna viva em sua mente, (Jo.6:63) como poderá se livrar dos poderes e dos esquemas satânicos? Não há orações que o liberte! Ele se torna livre pela Verdade, pelos ensinamentos da Bíblia!

Pela oração, expulsamos demônios de uma pessoa que está possuída por eles, mas ela só poderá se libertar dos seus poderes, caso preencha a sua mente com a Verdade. Creio que é de suma importância que você leia Lucas 11:24-26, quando Jesus explica sobre a volta do espírito imundo à sua antiga casa. A condição dessa pessoa, após a volta de quem nela habitava, será pior do que a anterior!

A pergunta é: por que a pessoa que ficou livre da possessão demoníaca e não se libertou os poderes satânicos? Porque alguém lhe disse que já estava liberta e deixou de lhe abrir os olhos, por meio dos ensinamentos do Evangelho ou da Palavra de Deus. O estado inicial dessa pessoa é de alguém que foi libertada da possessão demoníaca, porém continuou na escuridão e, na ignorância, por não desejar ou por não aprender de alguém a conhecer mais a Deus, voltou a ser possuída por demônios ou influenciada por eles, em favor dos esquemas satânicos para matar, roubar e destruir a Verdade em sua vida!

Nós somos chamados para uma guerra: batalharmos espiritualmente pela Verdade contra a mentira que cega! Esta foi a missão de Jesus a Paulo, o apóstolo:

17 Vou livrar você dos judeus e também dos não-judeus, a quem vou enviá-lo. 18 Você vai abrir os olhos deles a fim de que eles saiam da escuridão para a luz e do poder de Satanás para Deus. Então, por meio da fé em mim, eles serão perdoados dos seus pecados e passarão a ser parte do povo escolhido de Deus. (At.26:17-18 NTLH)

A missão dada por Jesus ao Seu apóstolo deve ser a mesma a qualquer que se nomeia à mesma função! Se ela é uma missão apostólica, também é uma missão que é dada à Igreja e, portanto, a cada um de nós.

Na esperança de encontrarmos na misericórdia e na graça de Jesus todos os recursos de que precisamos para essa luta, enquanto a travamos, que confiemos em todo o cuidado divino pelas nossas vidas, a fim de que andemos na luz em um mundo cego para Deus!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação