Tiago 4:7
Texto Base:
Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. (Tg.4:7 NTLH)
Nós temos aprendido que estamos em guerra contra Satanás, seus demônios e seus esquemas diabólicos. Aprendemos que o Diabo insere os seres humanos em seus esquemas malignos, porque se tornaram maus, egoístas, orgulhosos e interesseiros.
A natureza humana, que deveria expressar a glória do SENHOR, mas afastada Dele, devido aos seus apetites e anseios carnais, expressa independência de Deus, o orgulho e os desejos por este mundo. Portanto, todo aquele que deseja andar com o Criador precisa encarar uma luta dura contra o que a sua natureza humana produz.
1. A natureza humana pode se tornar em um instrumento diabólico e impedir a sua entrada no Céu
Vamos ler um texto bíblico no livro de Tiago:
13 Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. 14 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. 15 “Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica.” 16 Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. (Tg.3:13-16 NTLH)
Lutar contra a nossa natureza humana é também uma “batalha espiritual”, assunto que, de modo enfático, não vemos ser ensinado em tais cursos ou conferências. Tiago menciona três atitudes que a mente humana abriga, as quais ele chama de “sabedoria diabólica”. Na Bíblia, o termo “sabedoria” significa um modo de enxergar e viver a vida.
O invejoso alimenta o seu desprazer de não possuir o que o outro tem. Esse sentimento gera a amargura (aflição angustiante, inquietação, ansiedade) e essa pessoa procurará desmoralizar a condição espiritual e moral do outro por meio de fofocas (Tg.3:7-12), a fim de justificar, de algum modo, a sua condição em relação à pessoa que ele condena. O seu egoísmo não suporta ver alguém desfrutando de coisas que ele não possui, seja no âmbito espiritual, moral ou material.
O apóstolo Paulo nos fornece uma lista maior acerca do que a natureza humana produz e que pode impedir que a pessoa receba o Céu como herança divina:
19 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, 20 a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, 21 as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas [i.e. vivem praticando essas ações] não receberão [i.e. não herdarão, não terão como herança] o Reino de Deus. (Gl.5:19-21 NTLH)
Então, não é propriamente o Diabo que o impede de alcançar a Eternidade ao lado de Deus, mas você mesmo, quando não trava uma batalha espiritual contra a sua natureza humana! Deus lhe deu o “livre-arbítrio”, a fim de que você não se omita de fazer o bem, o que é útil tanto para o Reino de Deus como para o próximo. Tiago diz:
Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer [i.e. que sabe discernir] o bem e não faz. (Tg.4:17 NTLH)
2. O mundano luta pelos seus próprios interesses, mas o cristão, pelos interesses de Deus
O “mundano” é chamado assim porque vive no mundo, “um sistema de vida” que vive sob o poder, ou a influência do Maligno (1 Jo.5:19), Mas os cristãos pertencem a Deus e não mais ao mundo. (Jo.17:14-16) O mundano, diferente do cristão, não aceita a influência divina sobre a sua vida, porque rejeita a obra do Espírito Santo e da Palavra de Deus na sua mente.
Atente às palavras de Paulo, o apóstolo:
16 Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês [i.e. conduzam suas vidas sob a direção do Espírito de Deus] e não obedeçam aos desejos da natureza humana. 17 Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem [i.e. terão de escolher entre as pressões da natureza humana ou às de Deus]. (Gl.5:16,17 NTLH)
Eu gostaria que você percebesse uma coisa: Satanás e seus demônios não podem lutar diretamente contra Deus, mas eles sabem que o ser humano é tanto ousado como capaz de se aplicar a esse intento, por meio dos desejos da sua natureza humana.
Satanás sempre trabalha dentro dos limites que lhes são impostos por Deus, e um exemplo disto nós vemos no livro de Jó. Entretanto, o ser humano, ousadamente, sempre escolhe ou conduz a sua vida a ultrapassar os limites espirituais e morais que lhes são exigidos por Deus, desafiando a Sua soberania.
A rotina de Satanás é bem definida, ou seja, “matar” (afastar o homem de Deus pelo engano), “roubar” (ofuscar a Verdade divina da mente humana e trazer o homem aos seus esquemas mundanos) e “destruir” (em cooperação com os desejos irracionais ou passionais humanos, impedir que a glória de Deus seja manifesta no mundo). (vd. Jo.10:10)
O homem, quando vive para lutar apenas pelos seus próprios interesses, fatalmente será enredado nos esquemas satânicos, pois deixará de lutar pelos interesses divinos e cometerá pecados. Há algo ainda a destacar: todo aquele que vive para os interesses de Deus terá de lutar espiritualmente contra os impulsos da sua natureza humana, porque ela procurará conduzi-lo a uma vida independente do Criador.
O exemplo de Jesus:
Então Jesus disse a eles: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o Filho não pode fazer nada por sua própria conta [i.e. que Ele, Jesus, está no mundo para depender e fazer a vontade de Deus], pois ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também. (Jo.5:19 NTLH)
Antes de terminarmos por hoje, eu gostaria que você atentasse para a ordem em que os verbos no nosso texto base aparecem: obedeçam, enfrentem e fugirá.
Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês [i.e. o Diabo fugirá quando vocês o resistirem por meio de uma vida obediente a Deus]. (Tg.4:7 NTLH)
Quando nos preocupamos em lutar contra os desejos da nossa natureza humana para sermos obedientes e fazermos a vontade de Deus, nunca haverá razões para temermos Satanás, seus demônios e seus esquemas malignos.
Que Deus nos abençoe!