Tiago 4:7
Texto Base:
Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. (Tg.4:7 NTLH)
O Diabo não tem autoridade sobre nenhum cristão, exceto a que lhe concedemos. Infelizmente, muitos cristãos se preocupam em querer conhecer Satanás e seus demônios em excesso, pensando que os conhecendo melhor, escaparão dos seus esquemas.
Entretanto, quando lemos a Bíblia, nós aprendemos a respeitá-los (Satanás e seus demônios) como seres poderosos, mas ela não nos incentiva a fazermos cursos ou conferências sobre eles, a fim de conhecermos mais sobre o mal. Pelo contrário, a Palavra de Deus nos estimula a conhecermos a Pessoa, a Glória de Deus e a Sua Verdade, a fim de que sejamos sábios a respeito do que é bom.
1. Alimente-se com a Verdade divina e não só discernirá como também resistirá aos ardis satânicos
O apóstolo Paulo faz um pedido aos cristãos:
Todos sabem como vocês têm sido fiéis ao evangelho, e por isso eu me alegro por causa de vocês. Quero que sejam sábios a respeito do que é bom [i.e. que vocês conheçam e compreendam as razões divinas sobre o que é correto e útil, permaneçam convictos e seguros em Deus] e [i.e. e desse modo] não tenham nada a ver com o que é mau [i.e. viverão livres de qualquer erro ou desvio espiritual e moral]. (Rm.16:9 NTLH)
Na Bíblia, não há muitos capítulos que, em si, tratam sobre a dimensão demoníaca, de modo absoluto. Por que Deus não nos fala mais sobre “todos os detalhes” acerca desses seres nas Escrituras? Eles não são perigosos e influentes? Então, nós não seríamos mais beneficiados se tivéssemos um conhecimento amplo sobre eles? Nós não os enfrentaríamos de modo mais seguro? Quanto a estas questões, Deus não quer que nos preocupemos.
Conhecermos de modo amplo ou profundo Satanás e os seus demônios, não nos dará maior proteção na nossa luta contra eles. A nossa maior proteção contra esses seres é preocupar-nos menos com eles e mais com Deus. Em síntese, as palavras de Paulo nos ensinam que quanto maior for o nosso conhecimento da Verdade, mais discernimento e resistência nós teremos contra o engano.
O que nós precisamos saber sobre Satanás e seus demônios pela Palavra de Deus já é o suficiente.
- Eles são seres mais poderosos do que nós e muito ferozes. (1 Pe.5:8)
- Eles são furtivos e se disfarçam como mensageiros possuidores da Verdade (apresentam-se como anjos de luz – 2 Co.11:14), a fim de enganar os incautos.
- Eles cegam o entendimento dos “incrédulos”, para que não vejam a grandeza, o caráter e os planos de Deus. (2 Co.4:4)
- Eles influenciam líderes religiosos e todos que se afastam dos planos de Deus a lutarem contra a Verdade e, em muitos casos, os possuem (possessão demoníaca). (Jo.8:44; Mc.9:14-27)
- Eles se opõem à Verdade e procuram matá-la, destruí-la e roubá-la da mente das pessoas, a fim de afastá-las do rebanho do Bom Pastor. (Jo.10:10)
- Eles são seres condenados à morte eterna, isto é, a irem para o Inferno. (Mt.25:41)
- Eles atuam dentro dos limites da permissão divina, para que, por meio da atuação deles, a fé do povo de Deus seja provada em favor da Verdade. (Livro de Jó; Mt.4:1-11)
- Eles atuam no cenário político administrativo dos países e, pela permissão de Deus, governarão o mundo por sete anos, por meio do Anticristo. (2 Ts.2:1-4)
- Eles usam a mágoa e a falta de perdão entre os filhos de Deus, a fim de que um clima de animosidade ou hostilidade se perpetue entre eles, assim como nas suas próprias casas ou famílias. (2 Co.2:11)
- Eles criam esquemas (armadilhas, ciladas), por meio dos que tratam a Verdade com desdém e não procuram conhecer a Deus melhor, a fim de contaminar o povo de Deus com as suas mentiras e desviá-lo da boa e perfeita vontade de Deus. (Lc.12:1,2; Mt.16:6; Mc.8:15; Mt.13:24-30)
- Eles atuam pelo princípio da mentira, pois Satanás é o “pai da mentira”. (Jo.8:44)
2. O Diabo e os seus demônios sempre fugirão da Verdade, quando anunciada e praticada diante deles
Não foi assim que aconteceu na tentação que Jesus sofreu no deserto da Judeia? A cada mentira de Satanás, Jesus anunciou e praticou a Sua confiança na Palavra de Deus. (Mt.4:1-11) O Diabo nunca se afastou do “homem” Jesus, mas sempre foi resistido pela Verdade colocada em prática pelo Mestre, e dela, ele (Satanás) sempre fugiu!
Portanto, nós temos “uma grande batalha espiritual”, que é estarmos submissos a Deus e a tudo o que Ele nos ensina. Então, nós precisamos crescer no que a Palavra de Deus nos ensina. Não devemos ser somente ouvintes, mas praticantes da Palavra de Deus. (Tg.1:22)
Nós temos sido doutrinados que devemos buscar pessoas, para que elas orem e expulsem de nós e dos que nos cercam todo poder maligno. Não estou afirmando que é errado pedirmos que terceiros orem por nós, porém, que fique claro: o Diabo e os seus demônios nunca fugirão “de você”, mas “Daquele e a Quem” você concede autoridade e confiança, ou seja, Jesus – a Verdade, que habita em você!
Na oração de Jesus pelos Seus discípulos, Ele disse:
“Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade.” (Jo.17:17 NTLH)
Então, é por meio da Verdade que nós somos ou pertencemos a Deus e, além do mais, aqueles que pertencem a Deus possuem a mensagem da Verdade. Esta é a mensagem que devemos anunciar e mostrar ao mundo para que se arrependa, aos espíritos maus para que fujam e à Igreja, a fim de que ela cresça e se fortaleça na Verdade.
Leiamos novamente o nosso texto base:
Portanto, obedeçam a Deus [i.e. sujeitem-se ao controle de Deus, rendam-se aos conselhos Dele e tenham-No como a Sua Única Autoridade e Dirigente de suas vidas] e [i.e. e desse modo] enfrentem [i.e. resistam, coloquem-se contra] o Diabo, que ele fugirá de vocês. (Tg.4:7 NTLH)
Você não precisa gritar nem clamar, mas agir nas diferentes situações pela prática da Verdade, pelo poder de Jesus que habita e age por meio da sua vida. Jesus é a Autoridade e é Dele que o Diabo parte em fuga!
Portanto, sem o conhecimento da Palavra de Deus, viveremos sob crendices ou superstições (crenças sem fundamento bíblico) e seremos presas fáceis dos esquemas satânicos. Sem conhecimento bíblico, não saberemos como agir à semelhança de Jesus, e com que autoridade nós resistiremos aos ataques satânicos? Em vez de esses seres fugirem, nós é que fugiremos deles, o que é vergonhoso! (vd. At.19:13-16)
A nossa batalha espiritual envolve uma luta constante para sermos submissos a Deus, expressarmos e mostrarmos a Sua Verdade, tanto em palavras como em ações. O Diabo foge da Verdade que é expressa por meio da sua vida, mas ele não se afastará de você até que Cristo volte! Que nós lutemos para sermos submissos a Deus, até que tudo termine!
Que Deus nos abençoe!