Skip to content Skip to footer

Cuidado com a ansiedade! – Parte 1: A ansiedade e a proposta de Jesus

 

FAÇA DOWNLOAD:

mp3pdfepubmobi

 

Mateus 6:24-34

Texto bíblico:

&24 Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro. 25 Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? 26 Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? 27 E nenhum de vocês podem encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. 28 E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. 29 Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. 30 É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! 31 Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” 32 Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. 33 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. 34 Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (Mateus 6:24-34 NTLH)

Ao longo de cinco semanas, eu compartilharei com vocês sobre este tema: “CUIDADO COM A ANSIEDADE”. O roteiro de meditações que usarei juntamente com vocês é este:

  • Primeira semana: “A ansiedade e a proposta de Jesus”.
  • Segunda semana: “O que provoca a ansiedade”.
  • Terceira semana: “A ansiedade é a causadora do estresse”.
  • Quarta semana: “A ansiedade pode ser evitada”.
  • Quinta semana: “A ansiedade pode ser vencida pela fé”.

Jesus, no nosso texto base, está falando, em especial, com os Seus discípulos, mas também às pessoas interessadas nos Seus ensinamentos. Lembre-se de que nós estamos dentro do que chamamos de “Sermão da Montanha”, o qual teve início com o ensino das “Bem-Aventuranças”. (Mateus 5:1)

Portanto, após ensinar os princípios que regem a vida cristã (as Bem-Aventuranças), Jesus faz aplicações práticas para aqueles que pretendem se relacionar com Deus e viver tanto sob a Sua graça como experimentar o Seu poder.

As “Bem-Aventuranças” são os princípios pelos quais a vida cristã é regida, ou seja, todo cristão verdadeiro deverá aprender a aplicar esses princípios em toda e qualquer situação da sua vida.

1. Posicione-se como um verdadeiro cristão diante das dificuldades.

Como você oraria a Deus, usando as “Bem-Aventuranças” como princípios de conduta cristã?

1.1. Reconheça a sua dependência de Deus. (Mt.5:3)

&Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. (Mat
eus 5:3 NTLH)

Senhor, eu não consigo lidar com essa aflição ou ansiedade que aperta o meu coração, com minhas próprias forças. Eu preciso da Tua ajuda e quero ser guiado por Ti em toda essa situação, pois Tu és o SENHOR e Soberano da minha vida. Ajuda-me a exaltá-Lo, meu Rei Eterno!

1.2. Reconheça os seus erros. (Mateus 5:4)

&Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará. (Mateus 5:4 NTLH)

Senhor, meus pensamentos não glorificam a Ti e não trazem edificação alguma, tanto para mim como para as pessoas que me cercam! Minhas atitudes têm sido erradas e peço perdão a Ti de todo o meu coração. Perdoa-me e dá-me a tua ajuda, força e poder, para que eu vença minhas tendências egoístas. Quero ter orgulho do Senhor e não de mim mesmo!

1.3. Entregue a sua vida a Deus e confie Nele.

&Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido. (Mateus 5:5 NTLH)

Senhor, eu cansei de lutar dependendo somente das minhas forças e reconheço que isso é um grande erro! Eu reconheço que não tenho me submetido a Ti, pois prometi que viveria sob os Teus termos e, por causa do meu orgulho e egoísmo, estou enfrentando essa situação sem orar, sem ler a Bíblia, sem ouvi-Lo, e assim tenho deixado de observar os Teus princípios, verdades e vontade. Ajuda-me a ter uma vida submissa a Ti, pois é desse modo que eu desfrutarei das Tuas promessas e poder!

1.4. Tenha um forte desejo de fazer a vontade de Deus e abençoar o próximo. (Mateus 5:6 e segs.)

&Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. (Mateus 5:6 NTLH)

Senhor, que eu procure conhecer a Tua vontade e praticá-la em meio à minha aflição! Enquanto isso, que eu não deixe de ter atitudes de misericórdia para com o meu próximo (cf. Mt.5:7), que permita a Ti que trabalhe constantemente em meu íntimo, a fim de que tenha atitudes puras e elevadas (cf. Mt.5:8), que eu me mantenha sempre dentro dos Teus termos, a fim de que a minha vida de comunhão e respeito por Ti seja mantida. Que eu ensine isso a outras pessoas também. (cf. Mt.5:9) Senhor, caso eu sofra perdas ou perseguições por estar fazendo a Tua vontade, que eu saiba que, apesar disso tudo, sou abençoado por Ti e, portanto, sou feliz pelo prazer que tenho na fome e sede de praticar a Tua vontade!(cf. Mt.5:10-12)

Uma vez que nos posicionamos como cristãos submissos a Deus em oração, agora poderemos entender os conselhos de Jesus.

2. Segundo Jesus, decida a quem você irá se submeter. (Mateus 6:24)

Jesus propõe a Seus discípulos a necessidade de uma séria decisão sobre dois “senhores” – Deus ou a ganância (avareza, materialismo).

O dinheiro é importante, mas “o amor ao dinheiro” faz com que o personifiquemos como um deus e, portanto, em nome dele praticamos muitos males na Terra, pois nos transformamos em pessoas exageradamente ambiciosas e mesquinhas ou avarentas!

Creio que podemos entender o que Jesus disse nos versos anteriores a este:

&19Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. 20 Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. 21 Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês. 22Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. 23 Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão! (Mateus 6:19-23 NTLH)

A ideia é que não devemos viver somente com a finalidade de ajuntar riquezas na Terra, mas, antes de tudo, nós devemos ser ricos na eternidade. Se o nosso coração não está na eternidade, onde ele estará, senão nas coisas deste mundo? O que os nossos olhos estão observando e desejando neste momento?

S
e você está olhando e desejando a eternidade, saberá conviver com a riqueza de um modo que agrade a Deus, e isso fará bem tanto a você como às pessoas ao seu redor. No entanto, se você deseja ardentemente pelo que é passageiro e terreno, terá dificuldades para conviver com os princípios eternos, pois eles contrariam o seu orgulho e egoísmo materialista.

A escuridão ou trevas que tomam conta de um coração materialista conduz a pessoa à ignorância espiritual, ou seja, sobre os princípios Divinos. Então, ela passa a viver não mais sob a dependência de Deus, não reconhece os seus erros, toma tudo em suas mãos e não deseja praticar a vontade do Pai.

Além do mais, a sua vida espiritual, moral e social é afetada negativamente. A pessoa se torna exageradamente ansiosa e, em muitos momentos, amargurada, estressada e deprimida, quando as coisas não acontecem como esperava.

3. Segundo Jesus, avalie o que realmente tem mais valor. (Mateus 6:25-31)

Quando Jesus diz “não se preocupem”, Ele está querendo dizer “não vivam cheios de ansiedade” ou “não se aflijam” com o que vocês precisam para viver. Então, Jesus nos ensina que a vida é mais importante do que a comida e que o corpo tem mais valor do que as roupas. (v.25)

Então, Jesus pede que Seus discípulos e as pessoas que O ouvem olhem para os passarinhos e diz que o ser humano é mais importante para Deus do que eles. Se o Senhor cuida dos pássaros, por que não cuidaria de Seus filhos? (vs.26, 28-31)

Jesus ensina que a ansiedade não acrescenta nada, tanto aos nossos dias como às nossas vidas. (v.27)

Além do mais, a ansiedade é uma característica do povo pagão, ou seja, daqueles que não vivem para glorificar a Deus e o Seu Reino. (v.32)

4. Segundo Jesus, viva em função do Reino de Deus e do que Ele quer, pois é isso que o distingue dos pagãos. (Mateus 6:33)

A proposta de Jesus de buscarmos primeiramente o Reino de Deus e o que Lhe agrada, nos leva às “Bem-Aventuranças”, pois é nelas que todas as nossas atitudes cristãs devem se basear. Essa “busca” deve ser enfática, ou seja, com muita energia e vigor.

Uma vez que buscamos vigorosamente o Reino de Deus, devemos confiar nas provisões Divinas.

5. Segundo Jesus, não se aflija por antecipação. (Mateus 6:34)

Jesus não condena o sentimento de ansiedade, pois todos nós ansiamos pelo melhor. No entanto, quando a ansiedade se torna um instrumento de aflição, significa que não estamos dependendo de Deus, que não reconhecemos nossas fragilidades espirituais e morais, que não estamos nos rendendo ao Senhor e que precisamos nos conscientizar de que o melhor caminho para lutarmos contra a ansiedade é fazendo o que Deus quer.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação