Skip to content Skip to footer

Cuidado com o que você ouve e pensa

Texto base:

Provérbios 4:23

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Pv.4:23 NTLH)

A sua vida é dirigida pelo que você pensa. Mas o que você pensa ou imagina ao ler este versículo das Escrituras Sagradas?

A mensagem que o nosso texto base procura nos passar é que se há algo que devemos guardar (vigiar e proteger) é a nossa mente, pois nós nos conduziremos pelo modo como elaboramos os nossos pensamentos.

No cenário atual do Cristianismo, deparamo-nos com diversas inovações que nos são apresentadas como promissoras atualizações, tanto para a nossa fé como para a Igreja, a fim de que sejamos mais bem aceitos. Contudo, na prática, essas mudanças muitas vezes acabam por roubar a nossa identidade e minar a confiança que depositamos em Cristo.

1. Guarde a sua mente no SENHOR para não cair nas armadilhas de falsos mestres

  1.  

Eu estava ouvindo uma pregação, na qual o pregador usou justamente este texto como base para argumentar o seguinte: “Você é pequeno porque não pensa grande! Pense grande e será grande! Alimente a sua mente com pensamentos grandes e positivos, pois é desse modo que Deus lhe dará uma vida abundante e próspera”. Onde as Escrituras entram nessa declaração? Ela conduz o cristão a uma vida dedicada a Deus e a conhecê-Lo melhor, ou apenas a buscar os próprios interesses neste mundo? (vd. Mateus 10:39; 16:25; Marcos 8:35; Lucas 9:24; 17:33; João 12:25)

Em nenhum momento, ele explicou sobre as razões divinas ou bíblicas quanto ao cuidado ou à prudência ao elaborarmos nossos pensamentos. Simplesmente, o alvo de suas palavras era o de criar, no interior de seus ouvintes, o desejo por uma vida alegre e positiva, próspera e isenta de temores. Tudo era muito positivo, mas sem nenhum compromisso de fidelidade aos objetivos de Deus. Por acaso, não foi desse modo que o Diabo procurou tentar Jesus no deserto da Judeia? (vd. Mateus 4:1-11)

Ao ouvir esse pregador, eu questionei: “Essa declaração é uma verdade bíblica ou uma mentira da antiga serpente?”. Ora, a Bíblia nos foi dada por Deus para que aprendamos sobre Ele, Seu caráter e os Seus objetivos por meio de Cristo Jesus. Por isso, nós devemos vigiar para não cairmos nos ardis de Satanás, aquele que é nominado como “a antiga serpente” (vd. Apocalipse 12:9). Esse era o temor de Paulo, apóstolo de Cristo:

Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês [que o coração de vocês] seja corrompida [seja destruída ou pereça, seja estragada ou se deprave] e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo [e vocês deixem de ir para dentro de Cristo, a fim de se dedicarem a Ele em uma vida de dedicação verdadeira e sem misturas ou procedimentos estranhos]. (2 Co.11:3 NTLH)

As palavras de Paulo aos cristãos se destinavam a recordá-los acerca da influência de Eva sobre Adão, no Jardim do Éden, quando ela o instigou a cometer o mesmo erro que havia cometido anteriormente. A decisão de eles agirem fora dos padrões estabelecidos por Deus para irem atrás de novidades resultou em dores e sofrimentos não apenas para o casal, mas para o nosso mundo.

Eva era um tipo da Igreja, e Adão, de Cristo. Assim como Eva foi criada do interior de Adão, nós fomos criados em (dentro de) Cristo e vivermos dentro Dele. Quando buscamos enxertar novidades na tanto em nossas vidas como na vida da Igreja, o que nós faremos? Inseriremos “o fermento” de uma ideia religiosa falsa no interior do “Corpo de Cristo”. (vd. Lucas 12:1; Marcos 8:15; Mateus 16:6)

Entretanto, Cristo, por já ter vencido a Satanás, não pode ser contaminado pelas nossas vontades, assim como foi com Adão. Mas nós podemos contaminar a Igreja. (vd. Mateus 13:24-30) Nós devemos estar buscando os segredos e as maravilhas dos ensinamentos de Cristo, para que, por meio deles, obtenhamos a Sua sabedoria, e assim, discernimos com prudência o que ouvimos. Digo isso para nos precavermos de não sermos envenenados com os ensinamentos dos falsos mestres e nos tornarmos injetores de veneno na Igreja.

Certa vez, Jesus disse:

Cuidado com os falsos profetas [guardem ou protejam seus corações ou mentes dos falsos pregadores e dos seus ensinamentos]! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. (Mt.7:15 NTLH)

2. Procure conhecer o que é bom, perfeito, agradável a Deus e avalie o que você ouve

Paulo ensinou aos cristãos de Roma que as riquezas de Deus são grandiosas, assim como são profundos o Seu conhecimento e a Sua sabedoria. Então:

  • Quem é capaz de explicar as Suas decisões e entender todos os Seus planos?
  • Quem pode conhecer totalmente a mente do SENHOR para Lhe dar conselhos ou prestar-Lhe qualquer socorro?
  • Podemos barganhar ou negociar, de modo egoísta, os Seus favores?
  • Afinal, Ele criou todas as coisas. Tudo existe por meio Dele e é para Ele.

Quando ouço alguém que diz ser um mensageiro do Evangelho de Cristo, quais perguntas eu deveria fazer a mim mesmo?

  • O que eu ouço me leva à submissão a Ele e ao desejo de conhecer os Seus objetivos à minha vida através da Sua Igreja?
  • O que eu ouço me dá o desejo de conhecer mais dos Seus pensamentos e a alegria de cooperar com Ele, dedicando-me a produzir frutos para o Seu Reino?
  • O que eu ouço está tentando me induzir a um impulso egoísta de fazer negociações interesseiras com Ele?
  • O que eu ouço faz com que eu O ame mais e seja mais generoso para com o meu próximo?
  • O que eu ouço me faz ver o Seu Reino, ingressar e permanecer nele?

Diante dessas coisas, o apóstolo Paulo nos orienta no seguinte:

1 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. 2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Rm.12:1,2 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação