Skip to content Skip to footer

Da desgraça para a graça Divina!

 FAÇA DOWNLOAD:

mp3

2 Samuel 9

Texto Bíblico:

& 1 Certo dia Davi perguntou: – Será que alguma pessoa da família de Saul ainda está viva? Se está, eu quero fazer alguma coisa boa para essa pessoa, por causa de Jônatas. 2 Havia um escravo chamado Ziba, da família de Saul. Alguém lhe disse que fosse falar com o rei Davi. – Você é Ziba? – perguntou o rei. —Sim, sou eu mesmo, às suas ordens! – respondeu ele. 3  E o rei lhe perguntou: – Ainda existe alguém da família de Saul para quem eu possa fazer alguma coisa boa, como prometi a Deus? Ziba respondeu: – Sim. Existe um filho de Jônatas. Ele é aleijado dos dois pés. 4 – Onde está ele? – perguntou o rei. – Na casa de Maquir, filho de Amiel, na cidade de Lo-Debar! – respondeu Ziba. 5  Então o rei Davi mandou buscá-lo. 6 Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. Davi disse: – Mefibosete! – Às suas ordens, senhor! – respondeu ele. 7Não fique com medo! – disse Davi. – Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa. 8 Mefibosete se curvou novamente e respondeu: – Eu não valho mais do que um cachorro morto! Por que o senhor é tão bondoso comigo? 9 Então o rei chamou Ziba, o escravo de Saul, e disse: – Eu estou devolvendo a Mefibosete, o neto do seu patrão, tudo o que pertencia a Saul e à sua família. 10 Você, os seus filhos e os seus empregados cultivarão a terra para a família do seu patrão Saul e farão a colheita para que eles tenham comida. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa. Ziba tinha quinze filhos e vinte empregados. 11 Ele respondeu: – Farei tudo o que o senhor mandar. Daí em diante Mefibosete passou a comer junto com o rei, como se fosse filho dele. 12 Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Todos os que eram da família de Ziba se tornaram empregados de Mefibosete. 13 Assim Mefibosete, que era aleijado dos dois pés, ficou morando em Jerusalém e todos os dias comia junto com o rei. (2 Samuel 8:1-13 NTLH)

Se há algo que nos incapacite física, emocional e espiritualmente é quando nos sentimos descartados pela vida ou por alguém que, supostamente, deveria cuidar de nós.

A Bíblia nos diz em 2 Samuel 4:4 que Jônatas, filho de Saul, tinha um filho que ficou aleijado dos dois pés. Ele tinha cinco anos de idade, quando recebeu a notícia de que seu avô Saul e seu pai Jônatas haviam sido mortos no campo de batalha. A sua ama o tomou no colo e tentou fugir rapidamente. Entretanto, ela estava com tanta pressa que deixou o menino cair do seu colo e ele ficou defeituoso dos dois pés. Então, o menino Mefibosete ficou escondido na casa de um homem chamado Maquir, num lugarejo chamado Lo-Debar, desde os cinco anos de idade.

A história de 2 Samuel 9

O capítulo 9 registra a história de Mefibosete. Como já foi mencionado, ele era o filho de Jônatas e neto de Saul, rei de Israel. Saul tinha sido o inimigo mais impiedoso de Davi, o futuro rei de Israel. De acordo com o costume oriental daqueles dias, quando um novo rei assumia o trono, os descendentes da antiga dinastia eram naturalmente levados à morte. Esse costume protegeria o novo rei de qualquer ameaça ou usurpação. Então, de acordo com os hábitos daqueles dias, Davi poderia conduzir à morte todos os descendentes de Saul.

Quando Saul e Jônatas morreram em batalha, o de filho de Jônatas foi escondido, para que Davi não pudesse encontrá-lo e matá-lo. O nome deste menino era Mefibosete. Davi poderia remover o último vestígio de perigo ao seu trono matando o menino, mas ele se recusou a fazer isso.

Em vez disso, Davi procurou descobrir se ainda restava alguém da casa de Saul, para que pudesse mostrar bondade, por amor de Jônatas. Davi se lembrou do pacto que havia feito com Jônatas, a fim de mandar matar os membros da sua família.

Nessa altura, a principal autoridade sobre a família de Saul era um servo da sua casa, cujo nome era Ziba, o qual admini
strava os bens do ex-rei. Foi Ziba que disse a Davi sobre o filho de Jônatas, que era aleijado de ambos os pés, devido a uma lesão sofrida na infância.

Mefibosete não vivia em qualquer propriedade da família, naquele momento. Ao contrário, ele se encontrava no exílio a leste do rio Jordão. Ele estava numa área relativamente remota, hospedado na casa de Maquir, em Lo-Debar. Quando Davi soube do paradeiro de Mefibosete, ordenou que ele fosse buscado em Lo-Debar.

Quando Mefibosete chegou a Jerusalém, ele foi levado diante do rei Davi, aquele que outrora era inimigo de seu avô e de seu tio Isbosete. A experiência foi assustadora e ele se aproximou de Davi com respeito e humildade. Ele se inclinou e declarou ser servo de Davi, mas o rei lhe fez três promessas nobres.

·         Mefibosete receberia toda a bondade do rei, por causa de seu pai Jônatas.

·         Mefibosete voltaria a ser rico, pois todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, lhe seriam devolvidas.

·         Mefibosete teria o alto privilégio de viver no palácio real e comeria na mesa de Davi.

Mefibosete continuou a expressar os seus defeitos e chegou a chamar a si mesmo como um “cachorro morto”, expressão que representava uma pessoa sem valor, rebaixada ou desvalorizada. Apesar disso, ele ficou surpreso com a bondade do rei Davi, para com o neto daquele (Saul) que tentou matá-lo várias vezes.

Davi sequer lhe respondeu, ignorando suas palavras. Porém, o rei procurou ser bondoso de coração para com Mefibosete, de acordo com a sua promessa feita a Deus. (cf. 2 Samuel 9:3) Ziba, sua família e seus servos trabalhariam para Mefibosete nas terras que ele recebeu de volta. Cultivariam a terra e teriam comida farta, mas o rapaz comeria na mesa do rei Davi todos os dias da sua vida!

De início, o que nós podemos aprender desse texto? Pelo menos duas coisas:

·         Mefibosete é uma imagem ou representação da raça humana decaída.

·         Davi, com o seu exemplo a ser seguido, agiu como Jesus ao oferecer Sua bondade ao ser humano.

1. Reconheça a sua imperfeição diante aos olhos de Deus.

É da natureza humana o desejo de sempre caminhar contra os princípios de Deus. O desejo de desobedecer a Deus está dentro de cada um de nós e é a prática constante e insistente dela que nos afasta do nosso Criador. Quando Adão e Eva pecaram, eles cometeram uma sucessão de erros, antes do que era fatal: comer do fruto proibido.

Antes disso, suas mentes estavam focadas em Deus, mas à medida que suas paixões foram se aprofundando para dentro dos seus desejos pessoais, eles foram se distanciando cada vez mais da presença santa do Todo-Poderoso.

Tanto Adão como Eva deixaram um legado aos seus descendentes, a raça humana: uma natureza interior que se opõe a Deus o tempo todo! Essa é a razão de não termos o desejo de buscarmos os valores Divinos por nós mesmos, pois a nossa escolha sempre é
a dos nossos interesses pessoais, que cristalizam o nosso orgulho e egoísmo. Isso é o que nos torna imperfeitos e impuros diante de Deus.

Isaías disse:

& Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo [Jesus]; fez com que ele sofresse o castigo [a morte, a separação eterna de Deus] que nós merecíamos. (Isaías 53:6 NTLH)

Assim como Mefibosete, os nossos pés nos trazem grandes problemas, quando procuramos seguir os nossos próprios caminhos, longe da vontade de Deus!

O apóstolo Paulo nos diz o seguinte:

& Todos se desviaram [andaram para fora, se apartaram] do caminho certo, todos se perderam [se tornaram inúteis tanto para Deus como para os homens]. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. (Romanos 3:12 NTLH)

Esse é o relatório Divino sobre a raça humana. Os nossos “pés”, ou seja, nossos desejos pessoais nos enganam e nos conduzem para outro caminho, o qual não é o “Caminho” de Deus.

2. Cuidado com as pessoas que tentam lhe oferecer ajuda, pois os seus meios podem ser inapropriados. (v.3)

Como eu disse acima: “os nossos pés podem nos trazer grandes problemas”! Assim foi com a mulher que cuidava de Mefibosete, pois na sua pressa, ela deixou o menino cair e ele ficou coxo dos seus dois pés, permanecendo aleijado pelo resto da sua vida.

& Quando Saul e Jônatas foram mortos em Jezreel, Mefibosete, filho de Jônatas, tinha cinco anos de idade. Ao chegar a notícia da morte de Saul e de Jônatas, a mulher que cuidava de Mefibosete o pegou e fugiu. Mas estava com tanta pressa, que o deixou cair, e ele ficou manco. (2 Samuel 4:4 NTLH)

Nem sempre as pessoas que nos oferecem soluções para os nossos problemas, agem de modo apropriado. Muitas vezes, nós nos deixamos levar por pessoas boas, mas que acabarão nos prejudicando e, por isso, devemos ter muito cuidado com aqueles que estão dispostos a nos ajudar, pois eles, apesar de serem bons, fazem isso de modo inapropriado.

Certa vez, Pedro cortou a orelha de um dos soldados do sumo sacerdote e Jesus o repreendeu dizendo: “Guarde a sua espada, pois quem usa uma espada será morto por uma espada.” (cf. Mateus 26:52) Aquele não era o meio apropriado para ajudar Jesus. Pedro foi precipitado e inapropriado.

Não são poucos os que, de alguma maneira, podem prejudicá-lo pelo resto da sua vida com atitudes e conselhos precipitados. Eles estão em todas as esferas da sua vida, como:

·         Pais.

·         Irmãos.

·         Cônjuge.

·         Família.

·         Amigos.

·         Lazer.

·         Patrões.

·         Dinheiro.

·         Bens materiais.

·         Sociedade.

·         Educação.

·         Orações que não refletem a vontade de Deus para a sua vida.

·         Profecias erradas.

·         Pastores falsos.

·         Igrejas sem compromisso com os valores e a missão do Reino de Deus.

O modo inapropriado e apressado para ajudar o menino Mefibosete lhe causou um defeito, que o acompanhou pelo resto da sua vida!

3. Saiba que toda ajuda inapropriada pode conduzi-lo para longe, tanto da presença de Deus como da Sua Palavra. (v.4)

Mefibosete foi levado para longe de Jerusalém, um lugar muito longe do palácio chamado Lo-Debar. Ele sempre se lembrava de que ele era descendente de Saul, o rei perverso, que tentou matar Davi por várias vezes. Ele sabia, segundo os costumes da época, que Davi poderia matá-lo, a fim de preservar o seu próprio trono.

O nome de Lo-Debar, obviamente, consiste em duas partes: “LO” é uma partícula comum de negação e significa “NÃO”. “DEBAR” significa frutífero, pastagem abundante. Portanto, o nome “Lo-Debar” significa “SEM PASTAGEM” e aplicando, “sem a Palavra de Deus”. Esse nome indica pobreza, esterilidade, ignorância, conhecimento e estupidez. O nome Mefibosete significa algo que está em pedaços, fragmentado e vergonha.

Então, imagine: Mefibosete, o príncipe, vivendo em Lo-Debar, um lugar sem pastagens, sem a abundância da Palavra de Deus e, portanto, sem iluminação espiritual! É um lugar que faz com que todo filho de Deus se sinta tolo e cheio de vergonha.

Não foi assim no Éden? Logo após terem pecado, Adão e Eva tentaram se esconder de Deus, pois faltando iluminação espiritual, tentaram se esconder de Deus e sentiram vergonha um do outro e do próprio Senhor!

Você pode ter sido um bom cristão, mas por causa das circunstâncias e pessoas, você se sente agora como se estivesse em um lugar “sem pastagens”, cheio de medos e ansiedades, preso na vergonha dos erros do passado (que já foram perdoados), mas vive assombrado por pensamentos aleijados, os quais tentam impedir que você creia na graça e na bondade de Deus para sua vida.

Muitos estão se escondendo de Deus e de Seu Rei Jesus! Sentem-se pobres, fracos, coxos e sem iluminação espiritual (bíblica), pensam que Jesus está cheio de raiva e disposto a castigá-los. Pensam que devem viver nas sombras e nos desertos onde não há vida, mas não é esse o plano de Deus para a sua vida! Ele quer, através de Jesus, oferecer-lhe toda a Sua bondade, ou seja, a sua eterna graça! Em vez de matá-lo, Ele deseja lhe oferecer vida abundante no seu espírito e alma.

4. Jamais duvide da bondade de Jesus Cristo em restaurar a sua vida! Antes de você O amar, Ele o amou primeiro! (v.1,4,5)

Já vimos que Davi é um tipo de nosso Senhor Jesus Cristo, nesta passagem bíblica. Ele tomou a iniciativa de procurar todos os descendentes do seu ex-inimigo Saul.

& Certo dia Davi perguntou: – Será que alguma pessoa da família de Saul ainda está viva? Se está, eu quero fazer alguma coisa boa para essa pessoa, por causa de Jônatas. (2 Samuel 9:1 NTLH)

A pergunta de Davi demonstrou uma grande bondade e uma atitude de amor Divino. Em vez de agir pelo princípio da vingança e da autopreservação, perguntou o que poderia fazer de bom para a família de um dos seus maiores inimigos – Saul.

Davi não mandou uma carta dizendo que Mefibosete se apresentasse diante dele, mas mandou buscá-lo. Davi não preparou um caminho para o rapaz, mas ao buscá-lo, ele mesmo se fez como o caminho adequado, a fim de que Mefibosete chegasse até ele.

Esta é uma imagem da aliança que Deus fez conosco em Cristo. Ele mesmo veio ao nosso encontro, quando estávamos na mais profunda miséria espiritual e moral. Através da Sua bondade, Ele nos conduziu a Cristo que não nos rejeitou, mas que nos deu todas as condições para sermos filhos de Deus e desfrutarmos das Suas riquezas!

Davi não olhou para o rapaz como um aleijado, mas ele viu a possibilidade de cumprir a sua promessa feita a Deus! (cf. 2 Samuel 9:3) Meu irmão e minha irmã, vocês estão aqui nesta noite trazidos por Deus e estão diante do “Rei dos reis e Senhor dos senhores”! Deus quer restaurar sua vida e cabe a você aceitar ou não!

Deus quer lhe dar o Seu perdão, pelo fato de ter andado longe Dele! Você andou nos seus próprios caminhos e agora Ele deseja trazê-lo de volta para o lugar de onde você nunca deveria ter saído. Deus não pede que você venha com algum sacrifício para Ele, mas que aceite o Seu perdão e bondade em Cristo Jesus.

O Livro de Hebreus nos diz sobre o perdão de Deus:

& 17 (…) “Não lembrarei mais dos seus pecados nem das suas maldades.” 18 Assim, quando os pecados são perdoados, já não há mais necessidade de oferta para tirá-los. (Hebreus 10:17,18 NTLH)

Para Deus é assim: uma vez perdoado, perdoado está, e não insista mais em buscar os seus erros, mas ande em novidade de vida!

5. Aceite a graça Divina e saia da desgraça! (vs.6-13)

Nas mãos de Deus você nunca mais será uma pessoa inútil, ou que não conheça o valor do “bem”, ou seja, da vontade de Deus na sua vida. Você não terá mais que viver escondido, cheio de medos que assombram os seus dias. Na presença de Jesus você participa de todas as promessas Divinas, tanto para este mundo como para o vindouro – a Eternidade!

Davi não restaurou a vida de Mefibosete porque ele era bom ou mau, mas por causa de Jônatas, o seu pai. Da mesma forma, Deus não está disposto a restaurar sua vida pela razão de você ser uma pessoa boa ou má, mas porque Jesus morreu por você!

Talvez, você se considere um tremendo pecador, mas Jesus andou e comeu com pecadores. Ele foi perseguido por isso pelos religiosos da Sua época na Terra. (cf. Lucas 15:1,2) Então, Ele mesmo o chama para sentar-se à Sua mesa e comer com Ele.

Talvez, Ele não lhe ofereça tudo o que você gostaria de obter, mas Dele você receberá toda ajuda e proteção, pois Jesus é o Todo-Poderoso!

As marcas tristes do nosso passado podem querer nos incomodar, mas não permita que isso aconteça! Confie no perdão de Deus, na Sua bondade, nas Suas provisões e proteção. Hoje é o dia em que o Senhor foi buscá-lo para pertencer a Ele e viver ao Seu lado eternamente.

Ainda que você esteja “manco”, em Cristo, sempre trilhará uma caminhada digna! Não foi assim com Jacó? Mesmo manco, Jacó deixou de ser um mentiroso e usurpador dos direitos de outros, para se tornar um instrumento nas mãos de Deus, a fim de que Ele cumprisse os Seus planos sobre a Terra. Jacó se tornou uma “porta aberta”, que pela qual Deus abençoou todas as nações deste mundo.

Jacó saiu da desgraça e entrou na graça Divina e, portanto, Deus o chama, em Cristo, para a mesma experiência, ou seja, sair da desgraça e participar da Sua eterna graça!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação