Texto base:
Deuteronômio 28:1-2
A grande maioria das pessoas que atualmente se declaram cristãs consideram-se o centro da vontade de Deus, onde Ele precisa lhes atender e não precisam se preocupar em conhecer e atender a vontade divina.
Por isso é que elas, caso forem pobres ou estiverem passando por algum tipo de dificuldade, não concordam e não aceitam, pois acreditam que não é essa a vontade de Deus para suas vidas, sem considerar as escolhas que têm feito e o modo como têm vivido.
1Moisés disse ao povo: — Se vocês derem atenção a tudo o que o Senhor, nosso Deus, está dizendo a vocês e se obedecerem fielmente a todos os seus mandamentos que eu lhes estou dando hoje, Deus fará com que sejam mais poderosos do que qualquer outra nação do mundo. 2Obedeçam ao Senhor Deus, e ele lhes dará todas estas bênçãos. (Deuteronômio 28:1-2 NTLH)
O verso 2, em versões mais tradicionais da Bíblia, apresenta a tradução “as bênçãos de Deus lhe encontrarão e lhe alcançarão”. Por isso é que essas pessoas acreditam que podem viver como querem e que de alguma forma Deus vai as encontrar ali e as abençoar.
1. Preste atenção no que Deus diz
— Se vocês derem atenção (i.e. escutar, dar atenção e concordar) a tudo o que o Senhor, nosso Deus, está dizendo (i.e. chamando ou dizendo em alta voz, insistindo) a vocês… (Deuteronômio 28:1b NTLH)
O nosso verso base deixa bem claro a necessidade de ouvirmos com muita atenção o que o Senhor grita aos nossos ouvidos, para que tenhamos a possibilidade de entender e concordar com Ele. Muitas pessoas ouvem a Palavra de Deus, entendem o que ela está querendo dizer e reconhecem a Verdade, porém não concordam com ela, sendo incapazes de se submeter a ela.
Tu falaste comigo, e eu prestei atenção (i.e. saboreou, comeu, devorou) em cada palavra. Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade. (Jeremias 15:16 NTLH)
Neste verso podemos observar que Jeremias não só ouviu, mas se deleitou no conteúdo dela, que o encheu de alegria e felicidade, nos trazendo um aprendizado importante, que a alegria e a felicidade são obtidas por aqueles que saboreiam a Palavra de Deus.
Outro detalhe muito importante e que muitas vezes passa despercebido nesse verso é o fato dele afirmar que pertence a Deus. Esse detalhe é importante, pois só se deleita com a Palavra de Deus, não importando o seu conteúdo, como também ela só produz alegria e felicidade no coração daquele que pertence a Deus. Caso contrário, ela seria intragável e produziria dor e sofrimento.
2. Obedeça fielmente a Deus
…se obedecerem fielmente (i.e. ter incumbência, tomar cuidado cumprir) a todos os seus mandamentos (i.e. preceitos da sabedoria divina) que eu lhes estou dando hoje,… (Deuteronômio 28:1c NTLH)
Como podemos compreender nessa parte do verso, o Senhor está nos pedindo para reconhecermos que é nossa responsabilidade cumprir o que Ele tem nos pedido. Ele também enfatiza que não devemos cumprir o que Deus tem pedido de qualquer maneira, mas com muito cuidado, para que cumpramos exatamente de acordo com a vontade de Deus.
Eu me apresso em obedecer (i.e. tornar percurso de vida) aos teus mandamentos porque assim tu me darás mais entendimento. (Salmos 119:32 NTLH)
Neste verso podemos observar que o salmista tinha urgência em se submeter à vontade de Deus, por toda a jornada de sua vida e em todas as áreas de sua vida, pois ele reconhecia que era o único meio para se obter entendimento. Vale lembrar que o entendimento a qual o salmista se refere não era relacionado às coisas terrenas, mas o entendimento de Deus e Seu Reino. Portanto, o desejo dele era mais de Deus.
3. Seja reconhecido como alguém que tem Deus
…Deus fará (i.e. como consequência) com que sejam mais poderosos (i.e. frutífero) do que qualquer outra nação do mundo. (Deuteronômio 28:1d NTLH)
Esse verso apresenta a consequência de ouvirmos a Deus com atenção, de buscarmos a compreensão e concordar com a Palavra de Deus, como também a colocarmos em prática em todo o curso de nossas vidas, que no caso é sermos frutíferos neste mundo. Portanto, por intermédio de nossas vidas, Deus terá a oportunidade de conduzir muitas outras para o Céu.
17Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. 18A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. 19Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem. (Mateus 7:17-20 NTLH)
Esses versos deixam explícitos que não é possível produzir o que não somos. Por isso, precisamos ser árvore boa, como também já aprendemos até aqui que só conseguiremos ser árvore boa se passarmos pelo processo divino apresentado. Por este motivo, vemos muitas pessoas nas igrejas atrás de métodos, pois não conseguem ser frutíferos e buscando apresentar resultados no lugar dos frutos, o que funciona muitas vezes, pois estão cercados de pessoas que não conseguem distinguir frutos de resultados.
4. Desfrute das bênçãos de Deus
Obedeçam ao Senhor Deus, e ele lhes dará (i.e. colocado para dentro, entrar, ser apto) todas estas bênçãos (i.e. benefícios do acordo de paz). (Deuteronômio 28:2 NTLH)
Depois de tudo o que foi apresentado até aqui, podemos concluir que esse verso quer dizer que aqueles que desenvolverem o estilo de vida apresentado nos tópicos anteriores, se tornarão aptos a entrarem e permanecerem dentro das bênçãos divinas, ou seja, a desfrutarem dos benefícios do acordo de paz com Deus.
Nos versos seguintes, Moisés apresenta os benefícios das bênçãos de Deus (Dt 28:3-9):
- Ser estimado por todos, todos querem a sua companhia;
- Ter uma família abençoada, todos reconhecem os valores e educação dos filhos;
- Ter êxito em tudo o que fizer, pois tudo é feito ao Senhor;
- Ser frutífero no Reino de Deus, disponível para Deus realizar a Sua obra através da sua vida;
- Proteção contra os ataques do inimigo, Deus frustra as tramas satânicas impedindo a queda;
- Prosperidade emocional, espiritual e material, habilitando para o cumprimento da vontade de Deus.
13Se obedecerem fielmente a todos os mandamentos do Senhor Deus que hoje eu estou dando a vocês, ele fará com que fiquem no primeiro lugar entre as nações e não no último; e fará também com que a fama de vocês sempre cresça e nunca diminua. 14Não se desviem desses mandamentos que hoje eu estou dando a vocês, nem para um lado nem para o outro, e nunca adorem nem sirvam outros deuses. (Deuteronômio 28:13-14 NTLH)
Portanto, nos dediquemos a ouvir a voz de Deus, entendê-la e concordar com ela, de modo que sejamos capazes de colocar em prática integralmente em nossas vidas, a fim de que tenhamos a capacidade de entrar e permanecer dentro das bênçãos divinas, como também desfrutarmos de seus benefícios.
Que Deus nos abençoe!