Skip to content Skip to footer

Dependa da graça Divina em meio às adversidades!

 

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

  

Josué 1:9; 2 Coríntios 12:7-10

Ao longo da vida, nós tomamos muitas decisões, entretanto, se há algo que não escolhemos são as adversidades. Sem nenhuma dúvida, nós vivemos em um mundo cheio de pecados e maldades. Por causa disso, surgem tremendas adversidades, que geram sofrimentos e grandes dificuldades. Em meio a tudo isso, o cristão tem a sua fé provada em meio a problemas e decepções.

A nossa tendência humana é buscar todo o recurso possível para evitar, e até impedir todos os instrumentos que nos causam dor. Porém, em muitos momentos, a tentativa de fugir das adversidades e, como já vimos na semana passada, faz com percamos grandes bênçãos da parte de Deus.

A Bíblia nos dá muitos exemplos de pessoas que enfrentaram adversidades e que descobriram como Deus as usou para abençoá-las. Depois de tudo, o testemunho de cada uma dessas pessoas é que o sofrimento é de grande valia em suas vidas, devido aos resultados finais.

1. Tenha o desejo de aprender com quem passou por adversidades e as superou.

  • José. Ele sofreu com a traição de seus irmãos, se tornou escravo no Egito e veio ocupar o mais alto posto na terra do Faraó.
  • Moisés. Foi fugitivo no deserto, antes que Deus o chamasse para guiar o Seu povo.
  • Ele passou muitos anos fugindo de Saul, antes de se tornar o Rei de Israel.
  • Ela foi uma judia exilada, até que Deus a elevou como rainha da Pérsia e a usou para salvar o Seu povo.
  • Foi escravo na Babilônia, porém, por ser antes escravo de Deus e agir conforme a Sua vontade, foi promovido pelo rei a uma alta posição no governo.
  • Os discípulos de Jesus. Eles foram perseguidos e Deus usou as adversidades para que o Evangelho de Cristo fosse propagado em todo o Império Romano.

2. Diante das adversidades, reaja para glorificar a Deus.

Diante das lutas ou tribulações que a vida nos impõe, nós podemos demonstrar confiança em Deus ou não. Vejamos:

2.1. Você está decepcionado com Deus?

Quando Deus não atende às expectativas, você pode sujeitar-se a reagir de várias maneiras:

  • Duvidar da existência do Senhor.Se Deus existe de fato, nada de mal me teria acontecido.
  • Culpar a Deus.Se Deus é tão grande, poderoso e amoroso, Ele não poderia ter evitado a adversidade?
  • Abandonar a fé em Cristo.Ter fé em Cristo para o quê? Não acontece nada! Então, eu vou procurar soluções em alguma outra coisa! Já me disseram que todo caminho leva a Deus mesmo! Vou voltar a ser o que eu era e ponto final!
  • Rejeitar a Bíblia.Eu já pensei, falei e cri nas promessas de libertação que estão na Bíblia, nada acontece e, então, eu penso que Deus não cumpre as Suas promessas coisíssima nenhuma!
  • Cultivar o veneno da amargura.Já não durmo mais, tenho constantes dores de cabeça, vivo esgotado, não tenho vontade de estar mais na igreja e com ninguém! Eu vou falar a quem quer que seja que isso tudo é um grande engodo, pois eu vim para a igreja e tanto eu como outros vivemos submersos em sofrimentos! Ter fé para o quê?
  • Afastar-se dos planos de Deus.O pastor prega que eu devo entender os planos de Deus e me aproximar mais Dele, mas como eu posso fazer isso, se a minha vida está virada de ponta-cabeça? Se Deus quer me usar, por que ele não me abençoa primeiro? Isso tudo é uma piada!

2.2. Desenvolva uma comunhão mais profunda com Deus.

  • Que a sua fé seja firme.Que eu confie na fidelidade de Deus, ainda que eu ande por vales sombrios, pois sei que Ele sempre estará comigo nas adversidades, a fim de me dar direção e orientações.
  • Que a sua paciência constante.Se Deus está permitindo que eu passe por essa situação, eu sei também que Ele me dará a força necessária para suportar esse momento. Portanto, que eu saiba compreender as razões do Senhor em tudo isso e esperar com paciência Nele!
  • Demonstre grande valentia.Eu sei que Deus quer abençoar não somente a minha vida, mas através de mim, Ele deseja abençoar outras pessoas. Portanto, ao confiar em Deus, que eu seja corajoso, que eu não desanime, pois no final não só eu, mas muitas outras pessoas verão a Sua mão forte sobre a minha vida e conhecerão o caminho para serem também abençoadas por Ele.
  • Que a sua pureza seja crescente.Que eu examine a minha vida a fundo, em meio às dores que estou enfrentando. Que eu reconheça os meus erros, pecados e, ao descobri-los com a ajuda do Espírito Santo e da Palavra de Deus, que eu me arrependa sinceramente diante do Pai. Que eu não viva de acordo com os meus desejos, mas segundo a vontade do Todo-Poderoso e que eu demonstre diante das adversidades uma vida dedicada e comprometida com a Sua Verdade e valores. Que eu viva segundo o novo caráter que Ele me deu em Cristo, meu Senhor e Salvador!
  • Que o seu amor pela Palavra de Deus seja profundo e notável.Eu estou sofrendo muito, mas eu decido ler e estudar mais a Palavra de Deus, a fim de que eu possa conhecer cada vez mais o coração do Pai e perguntar-Lhe acerca do que Ele deseja me ensinar. É por meio da Bíblia que Deus me ensina, anima, guia, fortalece a minha alma e me corrige. Portanto, que eu enfrente essa situação com um coração submisso a Deus, pela força que a Verdade me dá!

3. Ouça o que Deus pediu a Josué, pois é o mesmo que Ele pedirá a você!

&Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for! (Josué 1:9 NTLH)

Josué está assumindo o posto de Moisés, ou seja, ele é o líder escolhido por Deus, a fim de conquistar a Terra Prometida. Ele teria que conduzir a segunda geração do povo que saiu do Egito, onde era escravo, para entrar na terra de Canaã e conquistá-la.

Pelo modo como Deus fala com Josué, não é difícil perceber que Ele se sentia inseguro, afinal, substituir a Moisés não era uma tarefa fácil. Ele estava assumindo o posto do maior líder que Israel conheceu!

No verso bíblico que lemos, Deus Lhe pede quatro atitudes e lhe faz uma promessa:

  • Lembre-se da minha ordem.
  • Seja forte e corajoso.
  • Não fique desanimado.
  • Nem tenha medo.
  • Eu, o SENHOR, Seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!

Qual era a ordem que Deus lhe deu?

&1 Depois que Moisés, servo do SENHOR, morreu, Deus disse ao ajudante de Moisés, chamado Josué, filho de Num: 2 – O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês. 3 Como disse a Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem. 4 Os limites dessa terra serão os seguintes: ao sul, o deserto; e, ao norte, os montes Líbanos; a leste, o grande rio Eufrates e toda a terra dos heteus; e, a oeste, o mar Mediterrâneo. 5 Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. 6 Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. 7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que
está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.
(Josué 1:1-8 NTLH)

O que Deus lhe pediu foi o que já comentamos anteriormente, ou seja:

  • Que a sua fé seja firme.
  • Que a sua paciência constante.
  • Demonstre grande valentia.
  • Que a sua pureza seja crescente.
  • Que o seu amor pela Palavra de Deus seja profundo e notável.

Vejamos mais algumas coisas que Josué deveria lembrar:

  • Prepare-se para entrar na terra que eu vou dar a você e ao povo.
  • Deus “estabeleceu limites” de posse.
  • Ele nunca seria derrotado, por causa da presença de Deus.
  • Deus nunca o abandonaria.
  • Se Josué fosse comprometido com Deus e Sua Palavra, tudo lhe correria bem e ele seria bem-sucedido na sua missão, por causa da sua prudência e cautela.

Deus lhe deu todos esses conselhos porque Josué teria que conduzir um povo teimoso, e muitas vezes, incrédulo. Além do mais, teria que enfrentar inimigos ferozes, bem armados e somente com a direção e orientações de Deus é que tanto ele como o povo os conquistaria.

Olhe para dentro de si e veja:

  • A luta incessante entre a crença e a descrença. É a luta do Espírito de Deus contra os seus desejos e temores pessoais.
  • A luta contra os inimigos que estão entrincheirados dentro da sua alma como os que surgem no seu caminho, nas figuras de seres humanos e situações.
  • A difícil escolha entre a vontade de Deus e os seus interesses pessoais.
  • A necessidade de ajuda, pois você não é forte o bastante para lidar sozinho com esses conflitos interiores.

4. Aprenda a lidar com a adversidade tendo Paulo como exemplo. (2 Coríntios 12:7-10)

&7 Mas, para que não ficasse orgulhoso demais por causa das coisas maravilhosas que vi, eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. Ela veio como um mensageiro de Satanás para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso. 8 Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. 9 Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. 10 Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim. (2 Coríntios 12:7-10 NTLH)

Paulo reconhece que estava sendo corrigido e ele não diz que Satanás o estava humilhando, mas que era o próprio Senhor Jesus, o nosso Deus. Paulo era um homem conhecedor das Escrituras, conhecia o caminho para o coração de Deus e Lhe pediu que o ajudasse, retirando o seu sofrimento, mas a resposta do Senhor foi: A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.”

Ao ouvir essa resposta, Paulo percebeu que estava sob a influência da bondade e misericórdia de Deus. Ele percebeu que deveria enfrentar aquela situação confiando na graça de Deus. Assim como Paulo, aprendamos que é pela graça Divina que nós podemos receber toda capacitação do Alto, a fim de suportarmos e vencermos as adversidades que surgem diante de nós.

Portanto, estar sob a graça de Deus é estar sob a influência de Jesus que habita na vida do verdadeiro cristão. Não são os seus desejos que lhe interessam, mas a vontade Daquele que o resgatou de uma vida egoísta e cheia de pecados. Ele nos tirou das garras de Satanás e do mundo, a fim de vivermos para a Sua glória!

A nossa vida neste mundo se resume a isto: vivermos para a glória de Deus, ou seja, para que Ele manifeste através de nós a Sua bondade, misericórdia, poder e soberania!

&11 Este ensinamento é verdadeiro: “Se já morremos com Cristo, também viveremos com ele. 12 Se continuarmos a suportar o sofrimento com paciência, também reinaremos com Cristo. Se nós o negarmos, ele também nos negará. 13 Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel, pois ele não pode ser falso para si mesmo.” (2 Timóteo 2:11-13 NTLH)

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação