Texto base:
Provérbios 10:22
A bênção do SENHOR Deus traz prosperidade, e nenhum esforço pode substitui-la. (Pv. 10:22 NTLH)
Em nossa cultura ocidental, os termos “bênção, abençoar e abençoado” são usados de um modo informal ou popular. Ouvimos pessoas dizendo: “Que bênção! Deus quer te abençoar! Eu fui abençoado!”, mas será que entendem o correto sentido que os termos “bênção, abençoar e abençoado” significam? Na verdade, esses termos sagrados precisam ser compreendidos, a fim de que não sejam usados como chavões.
O texto nos diz que: “A bênção que vem do SENHOR, a “Fonte Única” de todas as bênçãos, faz com que o Seu povo seja próspero, rico ou enriquecido e a ela [i.e. à bênção divina] a tristeza humana [i.e. qualquer trabalho ou rito religioso impaciente, movido por aflições] não deve tomar o seu lugar”.
Em outras palavras: “Os indivíduos que não se mantêm em aliança, amor, respeito, amizade e cooperação com Deus, interiormente, acabam se tornando pobres ou miseráveis. Em sua angústia para obterem seus próprios interesses, eles, impacientemente, enchem suas almas de aflições, ansiedades e tristezas, em vez de respeitarem a Deus e Seus ensinamentos. Esse tipo de comportamento, quando constante, é uma característica dos que não confiam e nem consideram Deus como “a Sua Única Fonte de bênçãos”, mas vivem sob o domínio e os impulsos de “outras fontes”, ou seja, do egoísmo, dos interesses próprios e da ansiedade aflitiva”. (comp. Salmos 55:22; Filipenses 4:6; 1 Pedro 5:7; Mateus 6:25-34)
Muitas pessoas, acreditando que o “abençoado” é aquele que alcança tudo o que deseja e sonha para esta vida, negligenciam os valores espirituais e morais divinos. A ansiedade para obterem o que lhes é vantajoso nesta vida, impede-os de perceberem o valor de suas ações, as quais, muitas vezes, contradizem a Palavra de Deus e trazem prejuízos tanto a si como a outras pessoas.
Quando o nosso texto diz que “a bênção do SENHOR Deus traz prosperidade”, Deus não está “priorizando a riqueza material”, mas virtudes bíblicas como amor, generosidade, humildade, coragem, a alegria por participar do Seu Reino, força, perdão, promessas, misericórdias e da Sua santa presença. Além disso, saiba que Deus fez o rico e o pobre (vd. Provérbios 22:2) e que ambos podem ser fartamente abençoados por Deus, desde que Nele se abriguem e andem corretamente para a alegria Dele. (vd. Salmos 5:11,12)
1. Entenda o significado da palavra bênção
A palavra “bênção” tem vários significados e derivados como: louvar, ajoelhar, saudar e abençoar. Um tanque, reservatório ou lago, derivam do termo. A bênção é uma solicitação da presença, do favor (a graça) e do poder de Deus sobre Seus filhos ou ao Seu povo. (vd. Números 6:23-27)
Dentre várias situações, eu destaco três: sabemos que a bênção sempre vem do “Maior” para o menor, e essa regra divina envolve a bênção do pai ao filho (vd. Gênesis 49), dos irmãos mais velhos para os mais novos (vd. Gênesis 24) e na apresentação de um representante de Deus a outra pessoa (vd. Gênesis 47:7-10). O objetivo de abençoar é conferir vida abundante e produtiva a partir de Deus, Aquele que é a Fonte Única de todas as bênçãos às Suas criaturas. (vd. Gênesis 14:19; 1 Samuel 26:25).
Por outro lado, aqueles que não se relacionam corretamente com Deus não podem abençoar (vd. Malaquias 2:1,2) e nem serem abençoados com “todas” as bênçãos do Eterno (vd. Deuteronômio 28).
2. Você, sua família e a sua Igreja existem para abençoar pessoas
Quando Deus chamou o nosso pai na fé Abrão, pediu que confiasse Nele e que ele fosse uma bênção sobre a Terra, ou seja, que as pessoas, pelo seu exemplo, aprendessem a viver para Deus como ele vivia. (vd. Gênesis 12:1-3) Portanto, todo aquele que diz ter fé, que vive sob a Graça de Deus em Cristo, precisa dar exemplo e crescer cada vez mais no desejo de ser uma bênção, conforme o que já temos aprendido sobre o termo. Este é o desejo de Deus para cada um de nós, em cada área de nossas vidas.
3. Ser uma “fonte secundária” das bênçãos divinas às pessoas é a vontade de Deus
Os nossos sábios ensinaram o seguinte:
“Quem é generoso [i.e. quem se torna em uma fonte divina para compartilhar as bênçãos de Deus a outras pessoas] progride [i.e. ele será fartamente abastecido por Deus] na vida; quem ajuda será ajudado [i.e. Deus fará com que receba de volta tudo o que ele fizer ou faz “de bom ou de útil no SENHOR” aos outros].” (Pv.11:25 NTLH – comp. Provérbios 28:25, acerca do homem egoísta)
O apóstolo Paulo ensinou que a condição em que nos encontramos não nos impede de sermos “fontes secundárias” das bênçãos divinas às pessoas. Veja:
Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas [i.e. generosamente damos a elas muitas riquezas ou presentes espirituais]. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo [i.e. retemos firmemente todas as riquezas divinas que nos foram dadas, das quais o Diabo pretende nos distanciar]. (2 Co.6:10 NTLH)
4. As fartas bênçãos do SENHOR são para os que se dispõem a obedecê-Lo
Compreendamos que a obediência a Deus é o fundamento para que cada um de nós, nossas famílias e a Igreja sejam abençoados por Ele.
1 Feliz aquele que teme [i.e. como é abençoado ou bem-aventurado o homem que ama, respeita e se esforça para obedecer] a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade [i.e. que vive conforme os planos, objetivos ou propósitos divinos]! 2 Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz [i.e. através do seu trabalho, Deus o abençoará com todas as provisões necessárias, tornando-o contente e satisfeito – comp. Salmos 34:8,9], e tudo dará certo para você. 3 “Em casa, a sua mulher como uma parreira que dá muita uva [i.e. sustentada pelos pilares do caráter de um esposo abençoado, por ele ser temente a Deus, sua esposa é como uma videira muito frutífera, por meio da qual toda a família é abençoada – comp. Provérbios 18:22; 19:14]; e, em volta da mesa [i.e. no momento em que a família se reúne para comer e conversar sobre a sua comunhão com o Eterno, todos reconhecem a presença Dele e a Ele agradecem por Suas provisões diárias – comp. Mateus 6:9-13], os seus filhos serão como oliveiras novas [i.e. tanto o pai como a mãe verão como seus filhos se mostram fortes, saudáveis, frutíferos no SENHOR e como têm vivido para Ele, devido às Instruções que de seus pais têm recebido – comp. Efésios 6:4; Deuteronômio 6:4-7; Provérbios 20:7].” 4 Quem teme ao SENHOR certamente será abençoado assim [comp. Mateus 5:6; Salmos 112:1-3]. (Sl.128:1-4 NTLH)
Perceba que de Deus é a “Fonte Única de todas as bênçãos” para o marido, a esposa e seus filhos, para que todos se transformam em Suas “fontes secundárias”, a fim de trazerem as bênçãos do Eterno à família, à Igreja e a muitas outras pessoas.
Como é fácil notar as tentativas ideológicas, mundanas e satânicas para destruir as Instruções divinas que estruturam a verdadeira felicidade e os objetivos divinos às famílias. O objetivo satânico é “desgraçar” a família (movê-la para fora da Graça divina) e, por conseguinte, “desgraçar” a Igreja e a vidas tantos outros.
Satanás, por meio de seus “agentes e agências”, emprega todos os meios possíveis para que Deus e Seus Ensinamentos sejam subtraídos, ou descentralizados do seio familiar e da Igreja. Sua ação é forçar a falsa ideia de que o dinheiro e a obtenção de riquezas são as fontes únicas para todo poder e o sucesso de todos. (vd. Provérbios 15:16; Eclesiastes 5:10-17; 1 Timóteo 6:9,10) O dinheiro poderá lhe oferecer muitas “alegrias” sobre a Terra, mas as bênçãos que lhe garantem “a felicidade eterna”, somente Deus as dá!
Certa vez, Jesus havia acabado de expulsar um demônio de um homem e a multidão ficou admirada com o Seu poder. Logo após, Ele ter explicado sobre a conduta errada dos líderes religiosos da Sua época, Jesus afirma que os seus ensinamentos desses líderes religiosos atrapalhavam os propósitos de Deus, causando divisões e destruições, tanto ao país como às famílias. (vd. Lucas 11:14-26)
Então, uma mulher, em gritos, aproxima-se do SENHOR com a seguinte declaração:
27 Quando Jesus acabou de dizer isso, uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele: — Como é feliz [i.e. como é abençoada ou bem-aventurada por Deus] a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou [i.e. a mulher, que pela sua dedicação a Deus, trouxe Jesus ao mundo e cuidou Dele]! 28 Mas Jesus respondeu: — Mais felizes [i.e. mais abençoados ou bem-aventurados] são aqueles que ouvem [i.e. que dão atenção à Palavra que vem da boca de Deus, consideram a Sua razão e, por isso, entendem] a mensagem de Deus e obedecem a ela. (Lc.11:27,28 NTLH)
Fazendo uso da imaginação ou conjecturando: Jesus está explicando que a Sua mãe era feliz ou abençoada pela razão de ter ouvido a mensagem de Deus e por tê-Lo obedecido. Do mesmo modo, Ele era feliz ou abençoado por ouvir e obedecer a Deus, a exemplo de Sua mãe.
Segundo o ensinamento de Jesus, uma pessoa só pode desfrutar “de todas as bênçãos de Deus e Nele ser feliz” (plenamente abençoado), ouvindo, aprendendo e entendendo as razões para obedecer aos Seus mandamentos. (vd. Provérbios 19:16; Mateus 7:21; Romanos 2:13; Tiago 1:22)
Portanto, que tenhamos em mente o significado sagrado do que é ser uma bênção. Que a nossa igreja, cada um de nós e nossas famílias, cumpramos o chamado de Deus para abençoar pessoas. Que nos lembremos sempre que sermos “fontes secundárias” das bênçãos divinas é a vontade de Deus e que Ele as dá, plenamente, àqueles que se empenham em obedecer aos Seus mandamentos.
Que Deus nos abençoe!
Reflita:
- Como os termos “bênção, abençoar e abençoado” têm sido usados em nosso tempo e em nosso meio?
- O que o nosso texto base procura ensinar e nos advertir? Qual é a abrangência do termo “prosperidade”?
- Como você define a palavra “bênção”? Em que circunstâncias ela foi aplicada, na Antiga Aliança? Por que algumas pessoas não têm o direito de abençoar outras pessoas? Você tomará mais cuidado ao abençoar pessoas? Por quê?
- Para o que você, sua família e a sua igreja receberam o chamado de Deus?
- Quais as implicações de sermos “fontes secundárias” das bênçãos de Deus, segundo os sábios e o apóstolo Paulo?
- Para quem Deus dá Suas fartas bênçãos, segundo Salmos 128:1-4 e Lucas 11:27,28?
- O que você aprendeu, lendo Salmos 128:1-4 sobre as bênçãos divinas para uma família?
- Você consegue perceber os planos satânicos para destruir as famílias e a Igreja? Quais atitudes você tomará, a fim de impedir essas ações satânicas dentro da sua família?
- O que você aprendeu, lendo Lucas 11:27,28? Segundo Jesus, quem pode ser feliz, bem-aventurado ou abençoado por Deus? Diante das Suas palavras, qual é o ensinamento fundamental que os cristãos e as pessoas precisam aprender, para serem próximas e abençoadas por Deus?