Skip to content Skip to footer

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Gênesis 35:1

Texto Bíblico:

& Deus disse a Jacó: – Apronte-se, vá para Betel e fique morando lá. Em Betel construa um altar e o dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú. (Gn.35:1 NTLH)

Jacó está estabelecido em Siquém e ali comprou terras. Ele estava sossegado e cheio de prazer naquele lugar, entretanto, parece que se esqueceu de tudo o que ocorreu em Betel, quando recebeu a promessa de Deus, trinta anos atrás. Para entendermos este verso é necessário que leiamos Gênesis 28:11-18.

& 11 De tardinha ele chegou a um lugar sagrado e passou a noite ali. Pegou uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. 12 Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 O SENHOR Deus estava ao lado dele e disse: – Eu sou o SENHOR, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. 14 Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e por meio de você e dos seus descendentes eu abençoarei todos os povos do mundo. 15 Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi. 16 Quando Jacó acordou, disse assim: “De fato, o SENHOR Deus está neste lugar, e eu não sabia disso.” 17 Aí ficou com medo e disse: “Este lugar dá medo na gente. Aqui é a casa de Deus, aqui fica a porta do céu! ” 18 Jacó se levantou bem cedo, pegou a pedra que havia usado como travesseiro e a pôs de pé como um pilar. Depois derramou azeite em cima para dedicá-la a Deus. (Gn.28:11-18 NTLH)

Como é fácil esquecer-nos das palavras que já nos foram ditas pelo Senhor e dos compromissos que fizemos com Ele no passado! Isso se dá pela razão de encontrarmos prazer em outros lugares, bens materiais ou terrenos e pessoas.

Voltemos ao nosso texto base (Gn.35:1):

O Senhor pediu a Jacó atitudes firmes – de fé, fidelidade ou obediência:

  • “Apronte-se” – Fique de pé, levante-se e entre em cena.
  • “Vá para Betel” – Sua para a Casa de Deus e compareça perante Ele.
  • “Fique morando lá” – Estabeleça a sua moradia lá.
  • “Construa um altar e o dedique a mim” – Morra para si mesmo e seja dedicado a Deus.

O caráter e a bondade de Deus revelam as Suas propostas a Jacó.

1. Deus não se esquece de Suas promessas, as quais são dadas aos Seus filhos.

Quando Deus nos dá promessas não significa que Ele visa apenas o nosso bem-estar, porém, elas nos são dadas para que cumpramos os propósitos que o Senhor tem nesta Terra, através de nós. Nós devemos estar no cenário que Deus planejou para nós!

Que nós nos alegremos por termos recebido as promessas de Deus em nossas vidas, desde que entendamos os propósitos Divinos através delas. Muitos dão testemunhos de terem recebidos bênçãos de Deus e não entendem a razão das mesmas em suas vidas. Essa alegria nunca será completa se não entendermos que Deus nos abençoa para abençoarmos outras pessoas.

Jesus sempre se manteve firme, mesmo em meio a muitos sofrimentos, pois conhecia a promessa de Deus para a Sua vida.

Então, creia que somos abençoados para abençoar o próximo, de acordo com a vontade de Deus.

2. Deus sempre visita e fala com os Seus filhos para que voltem aos propósitos determinados por Ele.

Muitas vezes, Deus permite que sigamos o nosso próprio caminho. Lembra da parábola do filho pródigo? (cf. Lc.15:11-32) O filho de Deus que vive na dimensão dos seus próprios interesses, nunca experimentará a verdadeira alegria ou a felicidade, pois vive longe dos planos Dele!

Muitos vivem à procura de seus próprios interesses, porque não confiam na providência Divina, pois pensam que nunca possuirão nada e se tornarão pobres e miseráveis. Porém, essa é uma ideia falsa, plantada pelo Inimigo de nossas almas – Satanás.

Jesus sempre demonstrou Sua felicidade na Pessoa do Pai, e por isso, recusou todas as promessas satânicas na tentação do deserto.

Então, creia que nós nunca seremos felizes e verdadeiramente abençoados longe da presença e da vontade Deus.

3. Deus espera que O obedeçamos fielmente, pois Ele sempre nos mostra o caminho e o lugar em que devemos ficar.

Muitos falam da fé como um “mecanismo” para receber coisas de Deus. Noutras vezes, acreditam que, “tendo fé”, proverão os seus próprios milagres. Todavia, não existe fé sem obediência – sem submissão ao Todo-Poderoso.

Caso desejemos ser abençoados por Deus, que nós estejamos dispostos a permanecer onde Deus nos pede para estarmos. No Novo Testamento, não há um Templo como havia em Jerusalém, mas temos uma “Betel” – a Sua presença.

Jesus sempre demonstrou uma vida de obediência e viveu sob os termos Divinos, não Se importando com as rejeições, sofrimentos e a crucificação.

Então, que nós tenhamos o desejo perseverante de sermos obedientes a Deus, aceitando os Seus termos.

4. Deus espera que o nosso amor por Ele seja verdadeiro, e esse amor é visto na nossa dedicação a Ele.

Deus, ao falar conosco e relembrar-nos tanto das Suas promessas como dos nossos compromissos feitos a Ele, espera que sejamos filhos dedicados aos Seus propósitos eternos.

Não há como ser dedicado a Deus se não morrermos para nós mesmos – enquanto não aprendermos a carregarmos a nossa cruz. Jesus ensinou e viveu esse princípio. Como nós seguimos a Cristo e somos Seus discípulos, devemos ser imitadores Dele.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação