Isaías 49:15
15 O SENHOR responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês. (Is.49:15 NTLH)
Nós só podemos viver um capítulo de cada vez em nossas vidas. Nenhum de nós sabe exatamente o que o próximo capítulo trará. Ainda sobre a Terra, nós poderemos experimentar grandes libertações, assim como aconteceu, José, Jó, Israel no período de Ester, o paralítico no tanque de Betesda e tantos outros.
Talvez, aconteça uma pausa necessária da nossa dor e sofrimento, a fim de recuperarmos o fôlego! De qualquer modo, aquele que anda em comunhão com Deus, por Cristo e por meio Dele, constatará a mão fiel de Deus, tanto nas suas provações passadas como nas atuais. Deus sempre está conosco!
Não importa a dor pela qual estejamos passando, pois, se estivermos em Cristo, temos a certeza de que ela não durará para sempre. À luz da Eternidade, os nossos sofrimentos neste mundo são momentâneos, porque o tempo em que Deus fará “novas todas as coisas” chegará e experimentaremos a promessa divina de uma alegria sem fim, assim como o término de todas as dores.
1. Os seus sofrimentos e dores cessarão, mas só na Eternidade!
No livro do Apocalipse, o apóstolo João registrou as seguintes palavras:
3 Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: — Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. 4 Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram. 5 Aquele que estava sentado no trono disse: — Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: — Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança. 6 E continuou: —Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida. 7 Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos. (Ap.21:4-7 NTLH)
Estas promessas serão herdadas somente por “aqueles que conseguirem a vitória”, ou seja, aqueles que vencerem as práticas mundanas e, portanto, satânicas, como descritas por João:
Mas os covardes [i.e. os que não permitem a si mesmos serem encorajados por Deus, a fim de se comprometerem plenamente com Ele e Seus propósitos], os traidores [i.e. os que preferem a indiferença a Deus, tornam-se infiéis e, a seguir, incrédulos], os que cometem pecados nojentos [i.e. os que não observam as Leis Morais dadas por Deus], os assassinos [i.e. os homicidas, os que não respeitam o direito de outrem à vida], os imorais [i.e. os que se entregam à luxúria, que fazem da lascívia o seu maior prazer], os que praticam a feitiçaria [i.e. os que fazem uso de drogas alucinógenas], os que adoram ídolos [i.e. os que rejeitam a direção divina, a fim de serem governados pela cobiça, a qual elabora ídolos físicos e mentais, tomando o lugar de Deus] e todos os mentirosos [i.e. os que deformam a Verdade para enganar pessoas], o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte [i.e. o Inferno eterno]. (Ap.21:8 NTLH)
2. Sobre a Terra, os seus sofrimentos não cessarão!
O mundo onde vivemos está impregnado de maus hábitos, pecados e indiferente às Leis divinas. Para herdarmos as promessas eternas de Deus, nós devemos enfrentá-lo e vencermos a sua atração, a fim de não nos desviarmos da Verdade divina. Ao posicionar-se em favor dela e contra as práticas mundanas, surgirão problemas, pressões, rejeições e perseguições.
Entre rejeições, perdas, tristezas e dores, você terá de aprender a viver confiante em Deus e fiel aos propósitos para os quais Ele o chamou e confiou.
Como filho de Deus em Cristo, você se esforçará a ajudar pessoas a abandonarem certas práticas nojentas, a fim de se aproximarem de Deus, através de Cristo (Mateus 28:18-20; Marcos 16:15,16; João 15:16,17). No entanto, o mundo odeia aqueles que defendem e levam “a mensagem da amizade com Deus”, ou seja, o Evangelho (Mateus 5:9; 22:37-39) e a Verdade divina ao próximo (João 1:17; 8:32,40; Efésios 4:21; João 8:14-17) e, por isso, esse ódio tem se intensificado e se tornará cada vez mais exagerado. (Mateus 24:9; Apocalipse 2:10)
Quando, de algum modo, alguém consegue olhar para este mundo pela ótica da Verdade divina, expressa pela mensagem de Cristo, essa pessoa perceberá que vive dentro de uma bolha pressurizada pela mentira. Fure essa bolha com a Verdade e notará as pessoas incomodadas: elas amam mais a mentira do que a Verdade. Elas preferem a escuridão à Luz divina (João 1:4-11), porque se tornaram mundanas — apaixonadas pelo que Deus desaprova.
O nosso mundo está se asfixiando e logo entrará em um profundo estágio sem volta de colapso e morte, tanto espiritual como moral! Por que tanto desejo por um mundo assim? Fala-se tanto em trabalhar por um futuro melhor, mas esse sonho nunca se realizará, porque as estruturas usadas para a construção desse desejo são o poder, a ganância e a mentira!
Afaste-se paulatinamente da Verdade divina e expressará sintomas de fragilidade mental, emocional, insegurança e morte espiritual. Logo, a corrupção, prevaricação e “infidelidades” poderão ser características da sua vida. Afaste-se por completo da Verdade divina e, fatalmente, você será influenciado ou dominado por demônios ou agentes humanos, os quais servem aos propósitos de Satanás e às suas mentiras!
A batalha entre o Bem o mal é uma guerra entre a Verdade divina e a mentira satânica; entre uma vida comprometida com Deus e a indiferença a Ele. Essa batalha é nossa e não do Céu. Ela expressa o nosso desejo ou decisão pela Eternidade e da capacitação que o Espírito Santo nos dá, a fim de não vivermos mais a ilusão de um mundo futuro e maravilhoso sobre a Terra. (Mateus 6:9,10,13; Josué 24:14,15; Efésios 3:16; Mateus 24:35) Deus nos ajuda nessa batalha, dando-nos força interior! (Romanos 7:22; Efésios 6:10)
Infelizmente, para a maioria das pessoas e incontáveis cristãos, a crença de viver pelos princípios divinos e descansarem de vez na Eternidade, não traz tanto conforto à alma. A razão se deve aos dias e meses de desconfortos sobre a Terra e o desejo de serem libertos rapidamente dos seus incômodos. Como cristão, mantenha em mente que você foi ressuscitado em Cristo para reinar com Ele no “Mundo Celestial” e não sobre a Terra — na Eternidade. (Efésios 2:7)
3. Deus não Se esqueceu de você e nunca o abandonará
Elimine da sua mente a ideia de que Deus não Se importa com você. Imagine os judeus, quando, por anos, esperavam pela saída do exílio na Babilônia e o regresso para Israel! Muitos carregavam dentro de si o sentimento do abandono divino e foi a esse povo que Isaías pregou, a fim de que se arrependessem e se preparassem para o grande dia de libertação.
14 “Mas o povo de Sião diz: “O SENHOR nos abandonou; Deus nos esqueceu.”” 15 O SENHOR responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês. (Is.49:14,15 NTLH)
Devido aos pecados de seus pais, muitos sofreram sob a escravatura babilônica e eles não podiam ignorar os propósitos de Deus e tentar fugir daquele tempo e lugar. Eles deveriam ouvir e guardar no coração o que os profetas enviados por Deus lhes falavam. Que eles não cometessem os mesmos pecados e erros de seus ancestrais. Que vivessem honestamente para Deus, mesmo sob a escravidão e pressões pagãs.
Talvez, nós não sejamos tão culpados pelo desvirtuamento que está acontecendo tanto no mundo como na Igreja. Nós não podemos negar que vivemos dentro de um legado em um tempo presente, que sofre as consequências de escolhas e erros do passado, e o que faremos?
Viveremos com o sentimento de que Deus nos esqueceu? Que Ele não age hoje em dia como agiu no passado? Que nascemos no tempo errado? Em vez desses e tantos outros pensamentos, busquemos uma vida cheia do Espírito Santo, assim como a mente da Palavra de Deus! Que nos arrependamos das nossas omissões aos clamores do Criador e nos preparemos para o “Grande Dia” da volta de Jesus, quando Ele nos libertará de todos os males que nos atingem neste mundo.
Eu sei que a luta de muitos é grande, terrível e provoca sentimentos de desânimo, mas lembre-se do “vale escuro”, mencionado por Davi no seu Salmo 23. Quando tinha de passar com as suas ovelhas pelo Vale da Morte, ele nunca duvidou de que o SENHOR estaria com ele, sempre ao seu lado.
Você não nasceu em um tempo errado, mas em um momento da história para fazer a história de Deus acontecer, por meio da sua unidade com Cristo! O seu testemunho de fé, confiança, compromisso e submissão a Deus, através de Cristo, é um recado, uma mensagem ao mundo, à sua família e amigos, de que algo glorioso está para acontecer! Permita que todos olhem nos seus olhos e vejam claramente o brilho da sua fé e esperança pela Vida Eterna! Nela, todo sofrimento encontrará o seu término!
Ainda que você não entenda, Deus está usando o seu sofrimento e dor de várias maneiras, que você não acreditaria se alguém tentasse lhe contar e explicar! Eu afirmo que Deus sempre cumpre o que diz e cumprirá todas as promessas eternas que nos fez!
[…] os que sofrem porque esta é a vontade de Deus para eles devem, por meio das suas boas ações, entregar-se completamente aos cuidados do Criador, que sempre cumpre as suas promessas. (1 Pe.4:19 NTLH)
A minha esperança é que não desanimemos de fazer a vontade de Deus neste mundo caótico, tanto espiritual como moralmente falando e, entregando-nos aos cuidados do Criador, herdemos todas as Suas promessas eternas. Confiemos! Deus está sempre conosco; portanto, Ele nunca esqueceu e não Se esquecerá daquele que O ama e O obedece por confiar Nele!
Que Deus nos abençoe!