Skip to content Skip to footer

Diante das pressões honre a Deus!

 

(Walter de Lima Filho – Domingo – 18/08/2013)

Se preferir faça o download:

2 Crônicas 20:12

Muitas vezes, nós nos encontramos dentro de situações de muita pressão e que diante das quais, não sabemos como agir. Eu ouço pessoas dizendo que irão buscar o Senhor, mas o que elas buscam de fato? Infelizmente, no desespero nós podemos nos envolver com crenças falsas, que nos fazem acreditar que:

• Devemos buscar orações de terceiros em várias igrejas, acreditando que se essas pessoas tiverem um “poder especial” de Deus, nossos problemas serão resolvidos.

• Devemos buscar uma “palavra revelada”, uma revelação que nos garanta a “vitória”.

• Devemos buscar uma “palavra positiva”, nós nos animaremos diante das dificuldades.

• Devemos apenas crer que Deus nos libertará de nossos adversários e que sigamos cantando muitos louvores, pois “o louvor liberta”.

O nosso texto, fala do rei Josafá, o qual agiu corretamente diante de Deus, durante o seu reinado em Judá. Josafá havia promovido uma reforma religiosa em seu governo e com ela, produziu-se um avivamento espiritual entre a maioria do povo. Portanto, Josafá é um exemplo a ser seguido, diante de grandes pressões e perseguições, que se nos apresentam.

1. Josafá BUSCOU a Deus e diante de Dele, ele foi TRANPARENTE e HUMILDE. (20:12)

O verso 12, que é o texto base da nossa meditação, nos fala da atitude humilde que Josafá tomou diante de Deus

• No hebraico, Josafá questiona o julgamento Divino sobre os Seus inimigos, que queriam tomar posse das terras que pertenciam a Deus.

• Diz não ter força bélica para resistir a um poderoso inimigo de três povos em aliança: Moabitas, Amonitas e Edomitas. (20:1)

• Diz a Deus que não saber o que fazer. (20:3,4)

• Josafá em meio ao povo, ora a Deus como o Seu Único recurso. (20:5-12)

2. Josafá OUVIU e ACEITOU a Palavra de Deus que lhe foi dada. (20:13-17)

O que Deus falou a Josafá deveria se estender ao povo:

• Que escutassem com atenção a direção de Deus. (20:15)

• Que não se assustassem e não ficassem com medo, pois aquela batalha não era contra eles, mas contra o próprio Senhor. (20:15)

• Que ficassem “parados”, para ver a salvação de Deus.

o A raiz hebraica que forma o adjetivo “parado”, traz o sentido de “debulhar, ser pisado e esmagado”.(20:17)

o O que Deus lhes pede aqui, é que resistissem que os sentimentos negativos os debulhassem, para que não se sentissem pisados ou esmagados por eles.

• Que não tivessem medo, mas que marchassem contra o inimigo, pois Deus estava com eles. (20:17)

3. Josafá CONFIANTEMENTE se PROSTRA e LOUVA a Deus pela Sua direção. (20:18,19)

O ato de prostrar-se tem o significado de rendição, de desarmar-se e se entregar. É um ato, que feito diante de Deus o SENHOR, indica submissão e pronta atitude para obedecê-Lo. (18) Após essa atitude de fé, todos passaram a cantar.

Repare que o louvor não foi uma imposição do rei, mas surgiu de corações que haviam sido libertos do medo! (19) O fato de louvarem a Deus em voz bem alta, significa uma atitude de coragem, confiança, destemor e vitória interior.

4. Josafá ESTIMULA o povo a agir com FIDELIDADE à Palavra de Deus. (20:20)

• Que confiassem em Deus e nos Seus mensageiros.

• Que agissem de acordo com a Palavra recebida, para que tudo desse certo.

5. Josafá ordenou um LOUVOR VERDADEIRO e ACEITOU o modo como Deus desejava agir! (20:21)

Eles se vestiram de um modo que pudessem honrar a Deus. Eu fico triste com a forma de alguns grupos se apresentarem. Eles se parecem com os grupos musicais mundanos em seus trajes e comportamento. Parece que não nos apercebemos que nós cristãos, temos o nosso estilo de música e o modo de se apresentar, que honra a Deus.

O louvor não deve ser uma festa humana, cheia de danças mundanas que não edificam em nada o povo de Deus e sequer alegra o coração de Deus, pois do jeito que tem sido feito, é para entretenimento do próprio homem. A Bíblia nos ensina de fazermos as coisas com “ordem e decência”; isto é, com dignidade nas maneiras.

Eles não cantaram seus medos e nem uma vitória pessoal. Infelizmente, muitos cristãos em momentos de lutas, passam a tocar no carro e em casa vários CDs de louvores, acreditando que espantarão o medo e o terror de suas almas. O certo que as coisas com Deus não funcionam desse modo. Se nós queremos afugentar nossos “fantasmas”, o único caminho é a obediência à Palavra de Deus, comunhão e compromisso com Cristo.

Outros cantam louvores exaltando a sua vitória pessoal, no intuito de zombar de seus adversários. O louvor não se presta a esse serviço! Jesus pediu que orássemos por nossos inimigos e que agíssemos com eles em amor. Já ouvi “louvores” que diziam: “Quando Deus me abençoar e me der a vitória, quero ver a cara de meus inimigos!” Isso é muito triste, pois Deus nos pede para ganharmos pessoas para Cristo e não zombar deles!

Eles louvaram a Deus, Seu Senhorio e o Seu amor eterno! Quando louvamos a Deus, deveríamos cantar e celebrar ao SENHOR, o nosso Dono, Aquele que nos deu a fé e abundante graça. Deveríamos exaltá-lo nem tanto pelo que Ele pode fazer, mas pelo que Ele é! A Bíblia não ensina, que se você cantar louvores será um vitorioso, mas que o será pelo fato de ser obediente ao que Ele ordena e foi isso que Josafá e todo o povo fez.

Assim que começaram a cantar o Senhor “causou confusão” entre os inimigos. Algumas versões mais antigas usam a palavra “emboscada” e ela é formada por uma palavra hebraica que significa “debulhar, ser pisado e esmagado”. Eles passaram a lutar entre si e a matar uns aos outros.

Não foi o louvor que levou Josafá e todo o seu povo àquela grande vitória, mas um conjunto de atitudes indispensáveis, que devem estar na vida de todo aquele que se diz homem ou mulher de Deus, que têm sua origem em um espírito obediente e cheio de temor ou respeito ao Criador.

Conclusão.

Diante das pressões à nossa fé e fidelidade a Deus:

• Busquemos a Deus com transparência e humildade.

• Ouçamos e aceitemos a Palavra de Deus que Ele nos dá.

• Sejamos submissos Àquele que é SENHOR e O louvemos pelo Seu tremendo poder.

• Estimulemos o nosso próximo a ser fiel a Deus.

• Louvemos a Deus de modo que Ele seja honrado e aceitemos o Seu modo de agir.

• Confiemos sempre no de agir de Deus.

Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. (2 Cr.7:13,14 NVI)

(…) submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. (Tg.4:7 NVI)

Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. (1 Pe.5:6 NTLH)

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação