Apocalipse 21:1-8
Texto Bíblico:
& 1 Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. (leia: Is. 66:22; 2 Pe. 3:10-13) 2 E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. 3 Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: – Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. (leia: Ez. 43:7; Êx. 29:45); 4 Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram. (leia: Is. 25:8; Is. 35:10) 5 Aquele que estava sentado no trono disse: – Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: – Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança. 6 E continuou: -Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida. 7 Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos. 8 Mas os covardes [tímidos], os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte. (Ap.21:1-8 NTLH)
1. Um novo céu e uma nova Terra. (v.1)
& 1 Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. (NTLH)
Após o julgamento dos ímpios no Trono Branco, João vê “um novo céu e uma nova Terra”, que substituem o primeiro céu e a primeira Terra. Ele não diz como isso acontece.
Nas Escrituras Sagradas aprendemos que os antigos faziam referência a “três céus”, ou seja, o céu atmosférico, onde os pássaros voam; o céu estelar, onde a lua, o sol e as estrelas estão, e o terceiro céu, o qual é a morada de Deus.
O “novo céu” que João vê é o céu atmosférico. Há dois tipos de pensamentos sobre como serão criados “o novo céu e a nova Terra”.
- Primeiro: Deus aniquilou o velho, e cria um novo.
- Segundo: o velho é renovado após ter sido purificado pelo fogo.
Eu creio no segundo pensamento. Isto não faz muita diferença porque todas as obras dos homens serão queimadas e todo pecado será destruído. Leia 2 Pedro 3:10-13.
& 10 Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir. 11 Sabendo que tudo isso vai ser destruído assim, então que tipo de gente vocês precisam ser? A vida de vocês deve ser agradável a Deus e dedicada a ele. 12 Esperem a vinda do Dia de Deus e façam o possível para que venha logo. Naquele dia os céus serão destruídos com fogo, e tudo o que há no Universo ficará derretido. 13 Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele. (2 Pe. 3:10-13 NTLH)
Nestes versos nós podemos perceber que a destruição da Terra será rápida e violenta. Deus a destruirá com fogo! Agora, a questão é se o céu e a Terra serão aniquilados ou não, pois as palavras de Pedro não indicam tal coisa.
Vamos ler 2 Pedro 2:5:
& Deus não deixou escapar o mundo antigo, mas trouxe o dilúvio sobre o mundo dos que não queriam saber de Deus. A única pessoa que ele salvou foi Noé, que anunciou que todos deviam obedecer a Deus. E Deus também salvou mais outras sete pessoas. (2 Pe.2:5 NTLH)
Pedro declara que o mundo que existiu antes do dilúvio foi destruído, mas ele não deixou de existir; porém, Deus apenas o renovou. Vejamos: Quando aprendemos que um pecador perece, ele não deixa de existir. Da mesma forma, quando um pecador é salvo, é dito: “acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo” (NTLH – cf. 2 Co.5:17), mas a velha natureza ainda está no homem regenerado por Deus.
No entanto, João vê um novo céu e uma nova Terra purgados ou purificados pelo fogo! Tudo que tenha sido tocado pelo pecado será purificado pelo fogo e feito novo, segundo a vontade de Deus. Satanás, preso no lago de fogo (inferno eterno), nunca mais poderá atuar com suas mentiras ardis novamente.
João também diz que “o mar sumiu”! O mar, na Bíblia, é símbolo da inquietação e rebelião humana. (cf. Is.57:20; Lc.21:25; Ap.17:15) Então, toda a perturbação e o desassossego humano desaparecerão!
2. A chegada da Nova Jerusalém. (vs.2,3)
& 2 E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. 3 Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: – Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. (NTLH)
Nós veremos a descrição dessa cidade mais à frente. Entretanto, ela é um lugar físico, feito de ouro e pedras preciosas. Ela é o lugar de habitação daqueles que compõem a Noiva de Cristo.
No Jardim do Éden, Deus andava e falava com Adão e Eva até que pecaram contra Ele. A partir desse período, o homem só pôde se aproximar de Deus por meio de sacrifícios. Todas as ofertas e sacrifícios do Velho Testamento relatavam que “o mundo não poderia ter comunhão com Deus sem “um substituto”. Quando os filhos de Israel estavam no deserto, Deus deu a eles um tabernáculo, um lugar onde Ele podia se encontrar com eles, mas eles precisavam oferecer um sacrifício: o substituto.
Jesus, o Substituto, o Deus conosco, veio a um mundo cheio de pecados e ofereceu a Si mesmo em sacrifício como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, e então, ascendeu aos Céus.
Na nova Terra, Ele habitará para sempre com o Seu povo em um lugar onde o pecado nunca mais poderá entrar. Todo o Seu povo será perfeito e irá amá-Lo, adorá-Lo e louvá-Lo em perfeição.
3. Não haverá mais lágrimas, e a morte será de vez destruída! (v.4)
& 4 Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram. (NTLH)
João diz que não haverá lágrimas. No nosso mundo, ficamos tristes ao vermos tantas doenças, injustiças, racismo, guerras, pois isso tudo gera muita tristeza no nosso coração. Pensamos em mães, pais, crianças, chorando a perda de alguém que eles amavam. No Céu, não haverá nada disso! Todas essas coisas não existirão mais. Que futuro glorioso para aqueles que confiam em Cristo!
Bilhões de dólares são gastos anualmente na ciência e na medicina, a fim de vivermos um pouco mais de tempo, porém, a morte chega de qualquer jeito. Isto não será verdade naquele tempo. A morte é uma inimiga, pois ela é o resultado do pecado e, portanto, o último inimigo que será destruído. (cf. 1 Coríntios 15:26)
4. As palavras de Deus são verdadeiras e merecem confiança. (v.5)
& 5 Aquele que estava sentado no trono disse: – Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: – Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança. (NTLH)
As coisas que o Senhor nos diz sobre o Céu não são promessas falsas. O que Ele diz é verdade, pois é o Deus que não pode mentir. Eu fico muito triste pela razão de tantos não crerem Nele, pois as coisas que Ele fala sobre o inferno são tão verdadeiras como as que Ele diz sobre o Céu.
Imaginemos por um instante, sobre como será o sentimento daqueles que estão no lago de fogo ardente, quando perceberem que poderiam ter tido o Céu, em vez de sofrerem eternamente naquele lugar de terrores incessantes eternamente! Considere: será que alguns anos de prazeres mundanos compensam essa perda? Que tolice é arriscar um dia sem Jesus!
5. Não perca a oportunidade que Deus lhe dá! (v.6)
& 6 E continuou: -Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida. (NTLH)
Ele, que senta sobre o trono. não é nenhum outro que o Senhor Jesus. Ele é o principio e o fim de todas as coisas. Agora, o Senhor diz: “Tudo está feito!”. Tudo da velha Terra passou. O mundo foi destruído, os que temeram e obedeceram a Deus estão com Ele, os ímpios estão no inferno e um novo céu e uma nova Terra foram feitos pelo Criador.
Depois de ter mostrado o que resultará de todas as coisas, o nosso Senhor faz outro apelo a todos nós: “A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida”.
Não existe necessidade para alguém ir para o inferno. O Senhor Jesus deseja salvar deste mundo cruel e pecaminoso todos os que forem a Ele agora, pois Ele mesmo é a fonte da vida! Aqueles que bebem Dele nunca mais terão sede! Ele dará a água da vida a todos que forem a Ele, seja para o mais terrível pecador, o grande, o pequeno, o jovem e o velho. Que engano terrível é deixar que essa oportunidade se perca!
6. O contraste entre a herança dos vitoriosos e a dos perdedores. (vs.7,8)
& 7 Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus del
es, e eles serão meus filhos. 8 Mas os covardes [tímidos], os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte. (NTLH)