Skip to content Skip to footer

Entre o imaginário e a fé

Texto base: Efésios 3:20

E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! (Ef.3:20 NTLH)

Fazendo uma leitura simples do texto, o que entendemos? “Que todo o louvor seja dado a Deus, pois Ele age dentro de nós com todo o Seu poder e, por isso, o Eterno pode fazer muito mais do que pedimos e pensamos”. Neste verso, vou mencionar duas verdades: (1) Deus é digno de todo o louvor, porque Ele está sempre agindo dentro de nós com o Seu poder. (2) Deus faz muito mais do que pedimos e pensamos. Que dessas verdades, em vez de dias melhores, aprendamos a atuar com atitudes elevadas diante dos nossos desafios diários.

Em uma leitura descuidada destas verdades, ou fora de todo o contexto bíblico, nós poderemos imaginar que Deus gosta que cantemos para Ele o tempo todo. Se o poder de Deus estiver agindo em nosso interior, é só vitória! Deus sempre nos dará algo muito maior e melhor do que pedimos e pensamos, pelos privilégios de sermos filhos do Rei! Eu questiono: “Estas declarações expressam fé ou imaginações?

1. Infelizmente, a fé tem sido confundida com imaginações egoístas

Muitos cristãos vivem entre o imaginário e a fé:

  • Imaginário: algo que só existe na imaginação, um pensamento hipotético, fantasioso, ilusório, figurado, inexistente, um sonho egoísta e delirante (louco).
  • Fé: significa ter confiança, mostrar-se fiel, leal, honesto, verdadeiro, submisso e obediente ao que Deus pede. Esta definição indica que precisamos confiar em Deus e ser confiáveis ou obedientes a Ele. Exemplos: Abraão, José, Moisés, Noé, Ester, Raabe, Paulo, João e outros, tanto homens como mulheres.

Chamou-me a atenção um artigo, cujo título era: “Creia Que Dias Melhores Virão!” No seu artigo, o pastor dizia que aqueles que cressem em Jesus e nas promessas de Deus, experimentariam neste mundo dias melhores e cheios de sucesso. Lendo o texto com cuidado, eu coloquei um sinal de alerta ou de “pare para pensar” [I] diante do que, entre aspas, foi mal explicado e que pode levar o leitor ao “imaginário” e não à fé.

O escritor dizia que, ao aconselhar pessoas, (1) procurava observar se elas se mostravam [I] “otimistas ou pessimistas” em relação à vida em geral. Então, ele explica que (2) a fé não depende das circunstâncias, [I] mas de crer nas promessas de Deus, pois (3) Ele tem o poder para mudar as coisas e [I] sempre para “o melhor”. (4) É necessário crer e reconhecer que [I] Deus “está no controle de todas as coisas” e (5) que, ao entregarmos e confiarmos tudo a Ele, grandes mudanças, [I] “dias melhores e de sucesso virão”, (6) porque Deus é poderoso [I] “para fazer tudo e, de modo abundante, muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos”.

No seu artigo, ele dizia às pessoas o seguinte:

  • Que elas precisam saber que seus dias nem sempre serão abundantes de paz, mas diante das incertezas, que [I] “sejam otimistas e não pessimistas”.
  • Que acreditem nas promessas divinas (?): [I] “todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus”. Estas palavras são uma promessa?
  • Os seres humanos foram [I] “criados para a abundância e uma vida próspera”.
  • Que a perseverança é necessária [I] “para se alcançar vitórias”.
  • É importante [I] “acordar com grandes expectativase [I] “dizer que se sentem melhores do que aos dias anteriores”.
  • Tendo[I] “estas verdades em mente”, tenham fé em Cristo, pois assim, [I]Ele fará muito mais do que vocês pedem ou até pensam”.
  •  [I] “Dias melhores sempre virão” aos que creem em Deus e na Sua Palavra.

Um cristão que não se educa corretamente nas Sagradas Escrituras acaba cometendo alguns erros: ele trata a Pessoa de Deus como uma “tábua de salvação” e, em sua mente, não conseguirá diferenciar o falso do verdadeiro. Por esta razão e pouco conhecimento que possui da Palavra de Deus, ele aceita “qualquer mensagem” que contenha alguma alusão à Bíblia – mesmo mal interpretada – como sendo uma “orientação positiva” de Deus à sua vida.

Essas mensagens, classificadas como positivas, podem roubar o seu coração do plano eterno do SENHOR e, por isso, em vez de servi-Lo e confiar nas Suas provisões, ele apenas O busca para os seus interesses pessoais.

2. As imaginações podem afastá-lo do plano de Deus, que é o de se parecer com Cristo

O cristão que recorre ao “imaginário” e não às Escrituras, acredita que andar pela fé e ser aprovado por Deus é quando ele consegue obter sucesso pessoal, bens materiais e uma vida de bem-estar. Para ele, estes são os sinais do verdadeiro testemunho de um homem abençoado e aprovado por Deus. Ele não compreende que a sua missão como seguidor de Jesus é se parecer com Ele — procurar viver à semelhança de Cristo. (vd. Romanos 8:28,29)

Nota: Certa vez, em um momento crítico no meu serviço para Deus, uma pessoa, dizendo ser um emissário de Deus, disse que o SENHOR estava me dando “a força de Sansão” e que, tomando posse dela, eu derrotaria os meus inimigos. Então, eu me imaginei cheio com a força de Sansão e qual foi a minha decepção? Eu fiquei mais deprimido, fraco e decepcionado com Deus! Mais à frente, eu entendi que a minha missão não era derrotar os meus inimigos, mas aos pensamentos ou ideias que se opõem aos objetivos de Cristo e à Sua Verdade. Eu me senti envergonhado!

3. Em vez de buscar por dias melhores, procure por atitudes melhores que o farão se parecer com Cristo

Todos os heróis da Bíblia não buscaram por dias melhores, mas, em seus desafios diários, eles, em Deus, buscaram força para atitudes corretas e melhores. Agindo à semelhança do SENHOR, eles O conheceram mais, seguiram Suas Instruções e, por isso, eles foram aprovados e abençoados por Ele, como também abençoaram a muitos. Jesus sempre agiu desse modo e nos ensina a atuarmos como Ele. Portanto, quem procura se parecer com Cristo estará mais próximo de Deus para conhecê-Lo melhor. (cf. João 14:6; Mateus 11:27)

Preso em Roma (62 ou 63 d.C.), Paulo escreveu várias cartas aos cristãos, pois todos estavam sob forte perseguição, tanto pelos romanos como pelos judeus religiosos fanáticos. Nas suas cartas, ele não menciona sobre “dias melhores”, mas sobre atitudes elevadas que os fariam se parecer com Cristo, tanto em dias bons ou maus.

Nem Paulo (cf. Atos 14:21,22; 2 Timóteo 3:12), tampouco o SENHOR Jesus ensinaram sobre dias melhores na Terra! Jesus pediu que, diante das lutas, agíssemos à semelhança Dele, ou seja, que tivéssemos bom ânimo (firmes na paz com Deus, em shalom) e vencêssemos o mundo, assim como Ele venceu. (cf. João 16:33) Mas como nós obteremos essa força interior para não desanimarmos?

O cristão verdadeiro não atua pelos padrões deste mundo, que procura fazer do “otimismo” uma boa regra de vida, motivando-o a acreditar que suas vitórias circunstanciais dependem de suas “confissões positivas”. O verdadeiro seguidor de Cristo segue o Seu exemplo e Instruções.

Não pense que seus fracassos, insegurança e medo são o resultado de falta de fé ou do pessimismo, mas procure encontrar as possíveis correções que lhe conectem aos propósitos de Deus, para que nessas situações, você atue com atitudes melhores e elevadas, expressando o poder do Altíssimo.

Diante do “melhor” ou do “pior” momento do dia, observe as palavras de Paulo:

  • Respeite a grandeza de Deus: “Que todo o louvor seja dado a Deus, […]”;
  • Submeta-se à ação poderosa de Deus que age em seu interior, a qual lhe dará segurança e força: “[…], pois Ele age dentro de nós com todo o Seu poder e, por isso, […]”;
  • Confie nos propósitos de Deus: “o Eterno pode fazer muito mais do que pedimos (imploramos ou exigimos) e pensamos (sentimento ou vontade)”.

O que Paulo está dizendo aqui é um segredo espiritual, pelo menos, para a sua época. Ele aprendeu esse segredo e, ainda que em teoria muitos nós já o conheçam, não conseguem praticá-lo. Isso se dá, porque trouxemos para a nossa fé ingredientes mundanos como o otimismo e o pessimismo, os quais só geram imaginações inquietantes em nossa alma.

Concluindo:

O cristão é chamado para andar pela fé, ou seja, expressar confiança no Seu Criador. Agindo com fidelidade, lealdade, integridade, submisso e obediente a Ele, o Santo Deus (Bendito seja o Seu NOME!) não lhe negará uma gota sequer do Seu tremendo poder, a fim de que você supere seus desafios. Além do mais, a sua vida será como uma fonte de inspiração a muitos que estão desistindo de suas próprias vidas. Deus está contigo para este propósito!

O nosso texto base se conecta com as palavras encorajadoras de Paulo aos cristãos de Filipos e, por conseguinte, a todos nós:

12 Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. 13 Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. (Fp.4:12,13 NTLH)

Eu posso não saber tudo o que você está enfrentando neste exato momento, mas eu sei que o poder de Deus está agindo em você. Como ser humano, você é limitado, mas Deus pode lhe oferecer uma força descomunal, mais do que poderia pedir ou pensar. Portanto, a melhor atitude que você pode ter é prestar muita atenção ao que aprende da Palavra de Deus, confiar no SENHOR, dispor-se a seguir Suas Instruções e cumprir os objetivos de vida que Ele lhe deu.

Não caia em ciladas de um evangelho positivista. Não fique imaginando sobre como serão os seus dias. Por meio das Instruções do SENHOR e do Seu poder, atue com atitudes melhores e elevadas. Por meio delas, expresse Aquele que comanda o seu interior e “as demais coisas serão acrescentadas”. O que é impossível para você é possível para Deus!

Que Deus nos abençoe!

…………………………………………………………………………………………………………

PARA VOCÊ ESTUDAR E REFLETIR

“ENTRE O IMAGINÁRIO E A FÉ”

Efésios 3:20

Leia o texto base algumas vezes e relate a si mesmo sobre o que leu. Eu mencionei duas verdades relatadas no texto. Quais são elas? Mas o que pode acontecer se as lermos sem o cuidado bíblico necessário?

1. Infelizmente, a fé tem sido confundida com imaginações egoístas

  • Qual é a diferença entre o que imaginário e a fé?
  • Sobre o artigo mencionado na meditação, você concorda que a Palavra de Deus mal explicada pode levar as pessoas ao campo do imaginário em vez da fé? Caso esteja em um GP, comente sobre os perigos de se acreditar plenamente nesse artigo.
  • Quais são os erros que podem ser cometidos pelo cristão que é educado inadequadamente na Palavra de Deus?
  • 2. As imaginações podem afastá-lo do plano de Deus, que é o de se parecer com Cristo
  • Leia Romanos 8:28. Você crê que “todas as coisas”, boas e más, cooperam para o benefício dos que amam a Deus? Esse “bem” ou “benefício” se refere ao quê?
  • Leia Romanos 8:29. Portanto, Deus tinha um plano à sua vida, e qual era ele?
  • O cristão que recorre às suas imaginações e não às Escrituras passa a acreditar no quê? Você, em algum momento, teve esse tipo de crença? O que fez com que você mudasse de ideia? Caso esteja em um GP, você poderia compartilhar?
  • 3. Em vez de buscar por dias melhores, procure por atitudes melhores que o farão se parecer com Cristo
  • Leia João 14:6. Entenda este versículo: Jesus afirmou ser “o caminho”, isto é, o estilo de vida, o modo de pensar, sentir e agir sob “a verdade” (os Mandamentos ou as Instruções do Eterno), a fim de que aquele que demonstra o desejo por escolher “a vida” de Deus, ou seja, viver Nele como para Ele, não caia em uma condição afastada Dele ou longe da Sua graça.
  • Leia Mateus 11:27. O que Deus deu a Jesus? Você crê que está incluído em tudo o que Deus deu a Jesus? Jesus está afirmando que você conhecerá melhor o Pai a partir Dele, e a Ele a partir do Pai? Então, você é chamado para conhecer ou para somente acreditar? O que você precisa fazer para conhecer tanto o Pai como Jesus?
  • O que os nossos heróis bíblicos fizeram para serem aceitos, aprovados e abençoados por Deus?
  • Onde estava Paulo quando escreveu as palavras do nosso texto base? Da sua prisão, em Roma, ele escreveu cartas, e você pode se lembrar se em alguma delas ele menciona sobre dias melhores na Terra?
  • Leia Atos 14:21,22. O que Paulo costumava ensinar nas igrejas pelas quais passava? Leia 2 Timóteo 3:12. O que Paulo ensinou a Timóteo quando este se encontrava sob forte pressão?
  • Leia João 16:33. O que você compreendeu destas palavras de Jesus e como elas se relacionam às referências anteriores neste tópico?
  • Por que o cristão verdadeiro não rege sua vida pelo otimismo ou pessimismo? O que ele deve seguir? Como cristãos, nós devemos procurar encontrar o que em tempos de aflições?
  • O que o texto base significa agora para você?
  • Leia Filipenses 4:12,13. Você consegue conectar o nosso texto base às palavras de Paulo aos cristãos de Filipos?
  • Você crê que Deus está agindo em seu interior com grande poder? E o que você fará?

…………………………………………………………………………

Espero que esta meditação tenha sido uma bênção à sua vida, fortalecendo-a de fidelidade ao SENHOR, a fim de resistir às armadilhas de Satanás. Deus o abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação