Skip to content Skip to footer

Escolha viver na Luz e não na penumbra

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

I João 1:6-7

A geração atual de cristãos não quer perder os benefícios do mundo. Eles vivem buscando uma forma de serem cristãos e de continuarem se relacionando com o mundo. Muitas vezes, nem sequer deixam que seus amigos e colegas saibam que são cristãos, para evitarem algum tipo de bullying, sem se darem conta de que isso é o mesmo que negar sua fé (Mt. 10:32-33). Vivem buscando um limite muito perigoso, pois se esquecem que o desejo de desfrutar dos benefícios do mundo já representa a queda.

6Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. 7Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. (I João 1:6-7 NTLH)

Como podemos observar no verso 6, o Senhor Jesus chama essa pessoa de mentirosa, ou seja, para Ele essa pessoa não é cristã, mas continua no mundo, embora tenha uma aparência de cristã. Por outro lado, o cristão verdadeiro tem uma vida de comunhão com Deus, Jesus e com os irmãos.

1 – DEVEMOS VIVER NA LUZ E NÃO NA ESCURIDÃO

De novo Jesus começou a falar com eles e disse:— Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. (João 8:12 NTLH)

A primeira coisa importante de se destacar a partir desse verso é algo que todos nós já sabemos conceitualmente, de que a luz é o próprio Senhor Jesus. Com isso, podemos traçar um paralelo com o texto que lemos de I Jo 1:7, onde diz que Deus está na luz, ou seja, Jesus é o próprio Deus, como também Ele disse que devemos viver na luz, ou seja, vivermos em Jesus, que significa que devemos viver como Ele viveu e fazer o que Ele fez.

Outro ponto importante é que aquele que segue a Jesus, ou seja, que vive Nele, como já comentamos, não anda na escuridão. Portanto, o desejo de desfrutar dos benefícios do mundo é um comportamento de alguém que não vive na luz.

Precisamos ter em mente que quanto mais eu vivo na luz, ou seja, quanto mais eu vido de acordo com o modelo de Cristo e realizo a vontade de Deus, menos vontades de me beneficiar com o mundo eu terei. Lembrando que o contrário também é verdade.

A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus. (I João 3:10 NTLH)

Jesus ainda nos promete nesse verso a “Luz da vida”, ou seja, aquele que vive como Ele e se dedica ao cumprimento da Vontade de Deus, receberá: felicidade, alegria, salvação e libertação.

2 – DEVEMOS PERMANECER NA LUZ ATÉ O FIM

35Jesus respondeu: — A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Vivam a sua vida enquanto vocês têm esta luz, para que a escuridão não caia de repente sobre vocês. Quem anda na escuridão não sabe para onde vai. 36Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz. (João 12:35-36a NTLH)

Nesses versos que acabamos de ler, podemos entender que existe um período de tempo determinado para que tenhamos a oportunidade de viver na luz (esse tempo é o período de nossa vida cristã ou até a volta de Cristo). Os versos também nos ensinam que devemos aproveitar essa oportunidade para vivermos na luz, para que a escuridão não nos domine novamente.

Portanto, podemos concluir que ou vivemos dentro da luz (Cristo) ou vivemos dentro da escuridão (Satanás, seus demônios e o mundo). Não existe vida sem uma dessas influências, e como o versículo usa o verbo “vivam”, significa que está em nossas mãos escolhermos que tipo de influência vamos receber e onde vamos viver, se na luz ou na escuridão.

Também aprendemos que aquele que vive na escuridão não sabe para onde está indo, pois só consegue enxergar aquilo que ela quer revelar, ou seja, uma vida de prazeres nesta terra, para ocultar a nossa capacidade de ver a eternidade. Porém, aquele que crê na luz e tem ela habitando no seu interior, tem a capacidade de viver na luz, ou seja, a luz é quem vive nele e através dele (Gl. 2:20).

3 – VIVAMOS POR AMOR AO PRÓXIMO, POIS ESTA É A MARCA DE QUE ESTAMOS NA LUZ

9Quem diz que vive na luz e odeia o seu irmão está na escuridão até agora. 10Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar. 11Mas quem odeia o seu irmão está na escuridão, anda nela e não sabe para onde está indo, porque a escuridão não deixa que essa pessoa enxergue. (I João 2:9-11 NTLH)

Esses versos nos ensinam que o amor ao próximo é o que define se uma pessoa vive na luz ou na escuridão. Isso porque, como já vimos, aquele que vive na luz, a luz vive nele e através dele, e a luz é o próprio Senhor Jesus, que se ofereceu em sacrifício da humanidade. Portanto, qualquer atitude diferente disso é incompatível com a luz, mas é marca da escuridão.

Por outro lado, aquele que não ama o próximo, na verdade está vivendo pelo princípio do orgulho, da vaidade, do egoísmo, do individualismo e da autossuficiência, ou seja, vive na escuridão e não consegue compreender para onde está indo, pois só consegue ver o seu próprio umbigo, uma vez que esta é a vontade da escuridão.

14Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama está ainda morto. 15Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna. (I João 3:14-15 NTLH)

Esses versos falam de morte e vida. Evidentemente que eles estão falando de uma vida de comunhão com Deus ou de separação de Deus, onde diz que quem odeia o seu irmão, está morto e é assassino, e portanto, não existe a possibilidade de ir para o Céu.

Vale lembrar que odiamos o nosso próximo não apenas desejando a morte ou qualquer outro tipo de mal, mas com mais frequência odiamos as pessoas quando agimos com indiferença, não fazendo nada para mudar a vida delas e ajudá-las a terem uma vida de comunhão com Cristo e irem para o Céu.

4Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar. 5Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo. (João 9:4-5 NTLH)

O meu desejo é que todos nós possamos escolher viver na luz, como também permitir que a luz viva em nós e através de nós, de modo que percamos a vontade pelas coisas do mundo e vivamos para levar o maior número possível de pessoas para a luz junto conosco (Mt. 5:14-16).

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação