(Walter de Lima Filho – Domingo – 13/10/2013)
Efésios 6:14-18
Na última vez que nos reunimos, tratamos sobre uma batalha que temos contra os seres espirituais do mal, ou seja, Satanás e seus demônios, que vivem numa dimensão espiritual. (cf. 6:12) Eu procurei mostrar que só podemos “resisti-los” quando estamos dispostos a resistir a nós mesmos, em uma atitude de submissão e obediência aos princípios de vida que Deus nos pede. NOTE QUE O NOSSO TEXTO DIZ SOBRE RESISTIR A ESSES ESPÍRITOS E NÃO VENCÊ-LOS.
Vimos também que nós não devemos culpar os demônios pelos nossos próprios erros! O que todo cristão precisa entender é que a força desses seres poderosos e organizados depende da fragilidade da nossa mente em não se render à Verdade Divina.
Eu me lembro de ter usado o texto de Paulo aos Gálatas no capítulo 5, para dizer que quando nos afastamos de Cristo, para nos rendermos aos desejos carnais, nós nos tornamos pessoas cheias de:
• Pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal, imoralidades.
• Idolatria, feitiçaria (i.e. incentivo à atividade dos demônios).
• Ódio e luta; ciúmes e ira.
• Esforço constante para conseguir o melhor para si próprio, egoísmo.
• Queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho e falsa doutrina ou ensino.
• Inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas que impedem a participação na vida de comunhão com Deus.
Perceba que essa não é uma luta contra Satanás e seus demônios, mas contra nós mesmos, contra os nossos desejos carnais. Imagine essas atitudes citadas acima dentro do lar, no trabalho, na escola e nas relações interpessoais. Que tipo de clima existirá? Uma pessoa que não quer lutar contra si mesma, para que a glória de Deus se manifeste na sua vida, como poderá pensar em conseguir vitórias sobre demônios?
Ainda que lutemos contra esses desejos carnais e os vençamos em alguns momentos, de forma alguma estaremos livres deles, pois eles são parte da nossa natureza humana decaída e afastada de Deus. Quanto mais a volta do Senhor se aproxima, aceitemos o chamado de Deus para termos comunhão com Cristo Jesus, pois é Nele e por meio Dele que podemos resistir a nós mesmos e a esses seres espirituais perversos. Paulo diz: Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! (1 Co.15:57 NTLH)
A nossa leitura bíblica teve início com a conjunção “portanto”, e isso quer dizer, que o que vamos pensar agora está ligado a um assunto anterior. “Portanto”,
• Que eu creia no poder de Jesus que age em mim, para que eu “resista” ao poder do mal.
• Que eu seja sensato, mental e espiritualmente falando, nessa batalha espiritual.
• Que eu me fortaleça em Cristo, para receber a força do Seu poder. (Ef.6:10)
• Que eu me prepare espiritual e mentalmente para uma luta árdua. (6:11)
• Que eu entenda com quem estou lutando e onde essa batalha se trava. (6:12)
• Que eu resista firmemente aos ataques do Inimigo, usando a armadura que Deus dá. (6:13)
Uma vez que já recordamos quase tudo sobre o que vimos anteriormente na última reunião, precisamos pensar nas coisas que nos tornam preparados, para enfrentarmos essas forças espirituais do mal.
Quando Paulo diz: “Estejam preparados” (NTLH) ou “mantenham-se firmes” (NVI) no verso 14, ele não fala de esperarmos o “dia mal” chegar, para começarmos a nos preparar, mas que devemos estar sempre preparados.
Muitos cristãos, nos dias atuais, acreditam na possibilidade de “vencerem” esses seres malignos em seus dias maus, por meio de algumas práticas místicas como:
• Participar de correntes ou campanhas de dias contínuos, para solução de problemas específicos.
• Procurar pessoas, as quais dizem possuir um dom de orar pela Divina revelação.
• Estar de posse de objetos variados, acreditando que estes mudarão a sua sorte.
Jamais resistiremos a Satanás e seus demônios por meio dessas práticas, pois o meio que Deus planejou para resistirmos a esses espíritos malignos é bem diferente daqueles que ouvimos por aí. O nosso texto bíblico é bem explícito sobre as atitudes que são comparadas à armadura romana, que nos dão a capacidade para resistir a esses espíritos maus.
1. Que eu fuja do que é aparente e me mantenha na Verdade, pois é por meio Dela que posso permanecer firme diante do Inimigo. (14a)
O pensamento do apóstolo é que para resistir ao Diabo, é necessário que o cristão seja verdadeiro no seu relacionamento com Deus e pela Verdade, pois os próprios inimigos de Jesus percebiam Seu caráter verdadeiro, como podemos ver no texto abaixo:
Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras. Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens. (Mt.22:15,16 NVI)
O que eles viram no caráter de Jesus? Que Ele era “íntegro”, “ensinava o caminho de Deus conforme a Verdade”, que “não Se deixava influenciar por ninguém” e “não Se prendia à aparência dos homens”. Eu não comentarei as intenções daqueles perseguidores, mas apenas o que eles podiam ver de verdadeiro em Jesus e o que nós devemos ver e praticar.
Além do mais, Deus sempre dá maior importância ao modo como as coisas brotam ou fluem do nosso coração – caráter cristão autêntico. (…) O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. (1 Sm.16:7 NVI)
2. Que eu sempre procure viver uma vida correta aos olhos de Deus. (14b)
Nós sabemos que o termo justiça significa retidão, honestidade, uma vida que agrade e dê prazer a Deus. Salomão percebeu e a justiça na vida de seu pai Davi, e na sua oração a Deus, ele citou essa qualidade. (…) Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono. (1 Re.3:6 NVI)
Uma vida que promova a glória de Deus deve ser o objetivo de todo cristão verdadeiro: (…) quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Co.10:31 NVI) Fazer tudo para a glória de Deus, significa permitir que Deus mostre toda a plenitude da Sua graça através das nossas ações corretas.
Jesus disse: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. (Mt.5:6 NVI) Que nós tenhamos o desejo de viver corretamente diante dos olhos de Deus, pois dessa forma, realizaremos a vontade de Deus, e com isso, resistiremos ao Diabo e seus demônios.
3. Que eu me encoraje a falar de Cristo às pessoas, a fim de que elas também possam ter comunhão com Deus. (15)
Falar do Evangelho aos que estão afastados de Deus é um meio de resistir a Satanás, pois quando falamos do Evangelho às pessoas, demonstramos que estamos comprometidos com a missão que Cristo nos deu. Comprovamos que cremos no Céu, na eternidade ao lado de Deus e que queremos que as pessoas que estão ausentes Dele, recebam a Sua misericórdia, perdão e salvação.
Além do mais, nós discipulamos pessoas para que elas sejam maduras em Cristo e aprendam a resistir às artimanhas desses espíritos pelo conhecimento da Verdade. (…) nós anunciamos Cristo a todas as pessoas. Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo. (Cl.1:28 NTLH)
Jesus disse: Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. (Mt.5:9 NVI) Todo cristão que se compromete em levar a verdadeira Palavra de Deus, tanto aos de fora como aos de dentro do Reino é uma pessoa abençoada. Não perdendo as oportunidades para falar do Evangelho às pessoas é um meio de resistir aos espíritos maus e ao seu líder Satanás.
4. Que eu me mantenha fiel ao Evangelho de Cristo e exalte os Seus ensinamentos. (16)
A fé aqui não é um meio de se obter coisas de Deus, mas é ser fiel à Verdade que veio por meio de Cristo. Como alguém poderá resistir aos demônios, se não sabe no que crê? Quem não conhece os pensamentos de Deus, não poderá conhecer os planos de ataque de Satanás.
Eu resisto a Satanás quando demonstro que estou disposto a continuar morrendo em Cristo e sendo perseverante nos Seus ensinamentos. Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. (2 Tm.2:11-13 NVI)
Há que se ter certo cuidado com a declaração de que mesmo que eu seja infiel, Deus será fiel a mim. Não é isso que Paulo está dizendo. O que ele diz é que Deus é fiel em Si mesmo, ou seja, Ele não pode ser infiel. Eu posso ser infiel, mas Deus sempre é fiel em Seu caráter.
Que eu diga as mesmas palavras do salmista: Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças. (Sl.119:30 NVI) Mesmo no dia mal, eu devo escolher e decidir pela fidelidade ao Senhor, pois esse é um meio de resistir aos demônios.
5. Que eu permaneça firme na salvação que me foi dada por Deus. (17a)
Do que Deus me salvou? Ele me salvou do mundo, mas eu preciso ser perseverante no plano da salvação, que culminará na eternidade. Muitos iniciam o caminho da salvação, mas não entrarão na eternidade, porque não são perseverantes.
Lembre dos israelitas que Deus salvou das garras do Faraó. Deus os tirou do Egito e lhes prometeu que entrariam na Terra Prometida, mas todos daquela geração morreram no deserto, por causa da incredulidade! Eles foram salvos da escravidão, porém, morreram na incredulidade. Eles não foram inteiramente perseverantes na salvação que Deus lhes havia dado.
Que nós tomemos cuidado com as coisas que ocupam nossas mentes nessa caminhada pela vida. Paulo nos diz: (…) irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Fp.4:8 NVI)
Paulo ainda nos aconselha: Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. (Cl.3:2 NVI) Nós fomos salvos das coisas terrenas para experimentarmos as celestiais; então, por que vivermos tão atrelados ao mundanismo do qual Deus nos libertou?
Quando demonstro que estou disposto a não desanimar da eternidade ao lado de Cristo, eu resisto a Satanás nos dias maus.
6. Que eu seja disciplinado a encher-me com a Palavra de Deus. (17b)
A Palavra de Deus não é para ser usada contra Satanás, mas contra nós mesmos. Satanás é o pai da mentira e a Palavra de Deus é a Verdade Divina que julga os nossos pensamentos e as intenções do nosso coração. O Livro de Hebreus diz: Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hb.4:12 NVI)
Não adianta nada citar a Bíblia para os demônios, mas é preciso citá-la para mim mesmo, a fim de que eles saibam que estou firmado nela e que cumprirei a minha missão cristã, não me deixando levar pelos enganos diabólicos, cujo alvo é tentar me desviar dos caminhos estabelecidos por Deus.
Quando Jesus citou a Palavra de Deus no deserto da Judéia diante de Sataná
s a fim de resisti- lo, Ele assim o fez, para lhe expor o seu compromisso com os planos de Deus. Por exemplo:
• “Para que eu preciso transformar pedras em pães, se eu me alimento com toda a Palavra que sai da boca de Deus, pois não é assim que está escrito? Eu não farei o que você quer, mas farei a vontade de Deus, o Pai!”
• “Por que eu devo tentar a Deus, pulando do pináculo do Templo? Deus não está me pedindo isso! Eu não vou fazer a sua vontade, mas farei a do Pai e você sabe muito bem a razão. Está escrito que eu não devo pôr Deus à prova!”
• “Não é certo que eu receba os reinos deste mundo, me prostrando e te adorando, pois você não é Deus! Está escrito que eu devo me prostrar e servir somente a Deus! Então, é melhor você se retirar com seus planos sujos e traiçoeiros, porque eu ficarei com o que Deus diz em Sua Palavra!”
Jesus demonstrou o Seu compromisso com a Palavra de Deus que estava Nele. Então, a Palavra de Deus é uma espada que nos abre por dentro, a fim de nos dar os pensamentos e intenções Divinas. Quando você fica com a Palavra de Deus e não com as mentiras e os meios fáceis que esses espíritos malignos oferecem, você os resiste!
7. Que eu sempre ore guiado pelo Espírito Santo, a fim de ser ajudado por Deus. (18)
Eu devo exercer essas atitudes em um espírito de oração e pedindo que o Espírito Santo dirija a minha vida em todos os momentos nos dias maus, pois: Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. (1 Jo. 5:14 NTLH)
Se eu seguir o Espírito Santo, não seguirei as minhas paixões e, por conseguinte, Satanás e seus demônios não terão vantagem sobre a minha fé, mesmo nos dias maus!
Nós podemos expulsar demônios de uma pessoa dominada por eles em o “Nome de Jesus”, mas nunca conseguiremos resisti-los dizendo para que saiam de nossas vidas usando o nome de Jesus. Eu preciso me revestir com a Verdade e o poder das atitudes que estavam em Cristo e que foram descritas por Paulo, na forma de uma armadura.
Jesus certa vez ensinou o seguinte: Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra, e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa. (Mt.12:43-45 NVI)
O que tudo isso significa? Significa que a pessoa foi liberta da possessão maligna e que se conformou com isso. Ela não se preparou para resisti-lo, quando ele quis voltar e sem nenhuma resistência, esse espírito mal trouxe consigo outros sete espíritos e o estado da pessoa se tornou pior do que antes.
Não aceite a ideia de que alguém tem o poder para orar e “amarrar” Satanás e seus demônios, porque isso tudo é uma grande mentira. Satanás ainda entra na presença de Deus “cara a cara”, para nos acusar dos nossos erros! Nenhum ser humano o vence, mas o resiste. A única Pessoa que o venceu e lhe dará a justa sentença por seus atos malignos é Jesus e é em Cristo que o resistimos!