Skip to content Skip to footer

Faça da sua família uma oferta agradável a Deus

Texto base:

Mateus 24:37-39

37 A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. 38 Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. 39 Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem. (Mt.24:37-39 NTLH)

Deus sempre teve por objetivo abençoar e salvar as famílias que creem Nele. (vd. Gênesis 12:3) Mas, para que isso aconteça, Ele propõe aos pais que conduzam suas casas sob os Seus princípios e mandamentos, mesmo estando em um mundo sob uma condição espiritual e moral caótica.

Por tudo o que temos visto, nós estamos muito próximos da volta de Jesus! Satanás, através de seus agentes, ideologias e ações diabólicas fará todo o possível para atacar e destruir os bons e eternos princípios que devem reger uma família que ama a Deus.

No entanto, que nós nunca nos esqueçamos das palavras de Paulo e Silas ao carcereiro em Filipos: & Creia [i.e. comprometa-se com os princípios espirituais e morais de Cristo e confie] no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa. (cf. Atos 16:31)

O nosso texto base fala sobre como será o estilo de vida que a humanidade adotará próximo ao retorno de Cristo, no qual a Sua Igreja será “levada” por Ele para “repousar” nos Céus. Quanto a esse período, aos Seus discípulos, Jesus dá alguns sinais acerca do “Dia” ou do “tempo” que marcará a Sua segunda vinda. Vejamos:

  • O mundo viverá um estilo de vida semelhante ao dos dias de Noé;
  • A humanidade terá a comida, bebida e casamentos como objetos do prazer, atenção e distração, mas sem refletir sobre o sentido divino dessas coisas;
  • Distraída, a humanidade não procurará interpretar, segundo a Palavra de Deus, sobre os males praticados em seus dias, além do que lhes é corriqueiro;
  • Por estar cada vez mais afastada de uma vida íntima com Deus, a humanidade não terá o discernimento sobre o juízo divino, o qual se abaterá sobre ela;
  • Nos dias de Noé, veio o Dilúvio e “levou” a todos como oferta à morte.

Os sentidos do verbo “levar” são: “erguer ou levantar do solo”, “erguer para carregar”, ou simplesmente “carregar”. Descrevo três ações em que esse verbo está presente: quando você “ergue” as suas mãos em louvor e oração a Deus (conf. Salmos 63:4). Quando você “ergue” o seu rosto para os Céus, em direção ao Pai (conf. João 11:41) e “ergue” a sua voz para orar (conf. Atos 4:24). Em todos esses casos, você é o agente ou o autor dessas ações. Você toma a decisão de “erguer” as mãos, seu rosto e sua voz para oferecê-los a Deus ou repousar Nele.

Quando Jesus vier, Ele será o “Agente” que “erguerá” primeiramente os mortos e depois os que estiverem vivos, a fim de ofertá-los a Deus em um corpo transformado, glorificado ou revestido com o brilho da pureza divina. (vd. 1 Coríntios 15) Jesus os “erguerá” desta Terra e os “carregará” para as alturas dos Céus, fazendo-os repousar na Eternidade.

Nos dias de Noé, o Dilúvio foi o agente divino para “erguer a humanidade da Terra, sobre a qual se prendia em prazeres e propósitos impróprios” e, pelas águas do cataclisma, ela foi “carregada” e oferecida à morte, sofrendo o justo castigo divino pela sua perversidade. Toda a humanidade morreu sob as águas do Dilúvio, menos Noé e toda a sua família que, através da arca, repousaram no Monte Ararate.

O texto bíblico nos informa que Deus aprovou a fé de Noé e o que ele “fazia pelo fato de ele se manter firme na fé e obediente ao Eterno. (vd. Gênesis 6:6-8, 11,12) Por isso, ele e a sua casa (família) foram salvos do juízo divino e não morreram no Dilúvio. (comp. Atos 16:31 – Quais foram as palavras de Paulo ao carcereiro em Filipos?)

Até a época de Noé, a humanidade possuía conhecimento da realidade de Deus, que é Único. Então, o que aconteceu para que ela se afastasse completamente Dele? Em vez de seguirem a linhagem de “Sete” (filho de Adão e Eva – vd. Gênesis 4:25,26; 5:3-8; Lucas 3:38), preferiram seguir a de “Caim” (vd. Judas 11-13 – um caminho ou estilo de vida afastado da vontade divina e que se preocupa somente em obter riquezas e prazeres terrenos), o qual assassinou o seu irmão “Abel” e preferiu “retirar-se” ou “se afastar” da presença e da graça de Deus. (vd. Gênesis 4:15,16).

Noé, por sua vez, escolheu viver em comunhão com Deus e, por causa da sua atitude, ele se tornou o “pai da humanidade”, salvando a si e os membros da sua família, tornando-se os únicos a sobreviverem ao Dilúvio. O seu respeito, fé obediência a Deus fizeram com que o SENHOR abençoasse a ele e toda a sua casa.

1. Siga o exemplo de Noé e eleve a Sua família para cumprir os propósitos de Deus

Após o término do Dilúvio, Noé e sua família saíram da Arca e Deus lhe deu “Sete Leis”, as quais são chamadas de “Leis Universais”, que deveriam ser observadas por todas as famílias e seus membros sobre a Terra. (vd. Gênesis 9:1-17) Noé compartilhou essas “Leis” com seus filhos, para que o conhecimento de Deus não faltasse a todos os seus descendentes, ou seja, a todas as famílias que se formariam por sobre a Terra.

Descrevo abaixo, acrescentando alguns comentários, as “Leis” dadas por Deus a Noé, as quais devem ser passadas pelos pais aos filhos:

  • Fuja de todo tipo de idolatria

O princípio da idolatria é o de ser dirigido por pessoas ou por qualquer artefato, aos quais é dado o valor e a glória que só pertence a Deus. Então, todas as pessoas devem reconhecer que existe apenas um Deus, que Ele é Único, o Criador de todas as coisas e Aquele que deve ser adorado ou servido. Não se deve duvidar da existência do Criador nem “criar e servir” a outros deuses. Somados a este mandamento, estão o ato de orar e o estudo da Palavra de Deus.

  • Respeite a Deus, ou seja, não blasfeme contra Ele e nem O insulte

Mesmo que muitas pessoas estejam confusas, com raiva ou frustradas, elas não devem cometer blasfêmias, desrespeitando a Deus e Sua Palavra. Aqueles que cometem atrocidades em nome de Deus estão cometendo um grande desrespeito e insulto ao Criador. Eles não escaparão da punição e consequências de seus delitos e crimes.

  • Respeite a vida humana e não cometa tortura e assassinatos

A humanidade originou-se de um único homem, Adão. A Bíblia revela que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e, sendo assim, o respeito ao Criador se estende à Sua principal criação – os seres humanos. As pessoas estão proibidas de torturar, ferir, humilhar e matar umas às outras.

Isso não significa que seres humanos não possam ser mortos sob nenhuma circunstância. Atos de autodefesa e a pena de morte, seja contra um indivíduo ou contra uma nação inteira, são permitidos quando legalmente necessários, segundo a Bíblia. Porém, as mortes de outros seres humanos, mesmo que justificadas, devem ser consideradas como tragédias. O inverso deste mandamento é que matar alguém deve ser considerado o mais terrível dos feitos, ao passo que salvar uma vida é o ato mais venerado.

  • Respeite o Matrimônio

O casamento e a formação de uma família são o berço, a estrutura da sociedade humana e de sua existência. O amor entre um homem e uma mulher, ao formarem uma família, são considerados sagrados. Qualquer pessoa que cometa fornicação, adultério, incesto (relações sexuais com membros do seio familiar), sodomia e sexo com animais, ela precisa se arrepender, confessar seus pecados a Deus e andar de modo digno às Suas Instruções.

  • Respeite o bem alheio, não roube o que é do próximo e nem o defraude

Neste mandamento está a obrigação de ser honesto, não cometer furtos, corrupções, traições ou mentiras. Os seres humanos devem ser justos e corretos uns com os outros, tanto profissional como pessoalmente.

  • Trate bem os animais e não promova a eles maus-tratos

Apesar de a Bíblia permitir que o homem passasse a consumir carne, ela o proíbe de causar qualquer dor desnecessária aos animais. Todo ser humano está proibido de consumir a carne de qualquer animal, quando esse ainda estiver vivo. É terminantemente proibido torturar animais ou matá-los sem um motivo justo.

  • Estabeleça leis honestas, justas e as imponha com firmeza

A sociedade humana somente pode funcionar de uma forma moral e correta, se for organizada e justa. Os seres humanos devem estabelecer leis civis justas e impô-las por meio de tribunais de justiça honestos. Os males da sociedade como violência, crime, mau comportamento, injustiça ou miséria devem ser corrigidos por leis e políticas justas. Portanto, os seres humanos devem estabelecer leis civis honestas, justas e não devem recorrer Deus e à Sua Justiça, exigindo que Ele corrija os erros de suas sociedades, mas que recorram aos preceitos da Palavra de Deus e encontre meios honestos e justos para corrigi-las.

Essas “Sete Leis” conduzem os seres humanos e suas famílias a guardarem a Palavra de Deus, servi-Lo e a produzirem o “bem” (o que é útil aos propósitos de Deus), sobre a Terra.

Essas “Leis” visam a boa construção da vida espiritual, moral e o comportamento apropriado para todo ser humano em qualquer esfera da sociedade. Essas “Leis” são uma base para todas as leis registradas na Bíblia. Acreditar no “Único Deus” e andar com respeito a Ele faz com que o ser humano ande em um caminho honrado e elevado.

2. Siga o exemplo de Noé e conduza a sua família sob as Instruções de Deus

O propósito de Deus às famílias é o de abençoá-las, honrá-las e protegê-las, pois foi Ele mesmo Quem as criou. Ele lhes propõe que atuem neste mundo como uma espada, ou que sejam a arma divina contra os desvios espirituais e morais, reinantes neste mundo, por meio da fé na Sua Palavra (comp. Hebreus 4:12,13). Além disso, que elas sustentem as Suas Instruções Sagradas sobre a Terra.

Esse é o papel que a “Família de Deus”, a Igreja, que também é chamada de a “Noiva” ou o “Corpo de Cristo”, deve exercer sobre a Terra. A família que se mantém firme nos ensinamentos de Jesus é porque O tem por “Cabeça ou Fonte”, para que, por meio do Seu Nome e poder, demonstre a Sua Vida e execute as boas ações (boas obras ou trabalho útil) planejadas por Ele, as quais expressarão tanto a Sua realidade e grandeza (a Sua glória).

3. Faça da sua família uma oferta agradável a Deus

Para que isso aconteça, a família precisa viver em um ambiente sob a guarda e a instrução constante de Deus Pai, a fim de que por Ele e Seus ensinamentos, todos os seus membros encontrem a confiança e a vida na Sua Palavra como o Caminho (Cristo) que os conduzirá ao repouso eterno.

Portanto, cabe ao homem (pai e esposo) e, tendo o auxílio idôneo da sua mulher (mãe e esposa), manter a família sob os princípios ou regras divinas, tanto por palavras como por exemplos de elevada vida espiritual e moral aos filhos, para que estes aprendam e os acompanhe no caminho da fé em Cristo Jesus.

É preciso ter o conhecimento de Deus para saber as razões de ser pai, mãe e filhos. Essas condições são consideradas por Deus como ministérios, ou serviços de adoração a Deus. Portanto, considere essas condições e demonstre o mesmo zelo de Noé para com a sua família, esta para com ele e eles para com Deus.

Que Deus nos abençoe!

Reflita:

  • Segundo a promessa feita a Abraão em Gênesis 12:3, qual é o desejo divino a todas as famílias da Terra?
  • Você crê que estamos muito próximos da volta de Jesus? Por quê? Jesus deu aos Seus discípulos certos sinais sobre o tempo do Seu retorno e quais são eles?
  • O que significa “crer” no SENHOR Jesus?
  • Quais os sentidos do verbo “LEVAR” no nosso texto base? Que outras aplicações você aprendeu sobre esse verbo?
  • Que esforço você está empreendendo para elevar a sua família para cumprir os propósitos de Deus neste mundo?
  • Você conhecia as “Sete Leis Universais” dadas a Noé? (cf. Gênesis 9:1-17) Qual é a importância delas à sua família neste mundo?
  • Foi o Próprio Deus, o Criador da família e o que Ele propõe a ela?
  • Como a Igreja é reconhecida pelo Eterno? Por que o papel da Igreja difere do da família?
  • Como a família pode se tornar em uma oferta agradável a Deus?
  • Esse ensinamento foi útil a você? Por quê? O que você aprendeu ou relembrou? Que esforço você fará para conduzir a sua casa, a fim de ela se torne em uma oferta agradável a Deus?
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação