Gênesis 18:14
Será que para o SENHOR há alguma coisa impossível? (Gn.18:14ª)
Segundo a pergunta divina, nós considerarmos que nada é impossível para Deus. O texto sagrado se trata de uma pergunta feita por Deus a Abraão e Ele esperou por uma resposta. No entanto, uma simples resposta verbal não O satisfaz, pois Ele deseja mais que isso!
Deus prometeu um filho a Sara, a esposa de Abraão, sendo que ambos já estavam em idade muito avançada e, portanto, impossibilitados de gerarem um bebê. (vd. Gênesis 18:11) Abraão estava com 99 anos e Sara com 90 anos de idade! (vd. Gênesis 17:1,17) Para que o impossível acontecesse, eles teriam de crer na realidade de Deus, andar na Sua Verdade e confiar (ter fé) na Sua Palavra. Abraão tinha 100 anos de idade quando o seu filho Isaque nasceu.
Na sua vida de fé com Deus, você vive entre o que é humanamente possível e impossível de se realizar. Portanto, faça o que lhe é possível, ou seja, viva sob as Instruções do Eterno. Diante do que lhe é impossível, confie no SENHOR, pois Ele tem o poder de fazer com que o impossível se torne possível.
Ao saírem do Egito, os Hebreus se depararam com O mar Vermelho à sua frente, enquanto o exército do Faraó os perseguia. Deus ordenou a Moisés que tocasse as águas com o seu cajado e o mar se abriu milagrosamente! Deus fez o que era impossível a Moisés. (vd. Êxodo 14)
Ao entrarem na Terra Prometida, os israelitas logo se encontraram frente às intransponíveis muralhas de Jericó. Josué obedeceu fielmente às ordens do Eterno e, no sétimo dia, após todos terem dado sete voltas em torno da cidade, soado as trombetas e gritado, as muralhas ruíram espantosamente. Deus fez o que era impossível a Josué e seus guerreiros. (vd. Josué 6)
No casamento, em Caná da Galileia, Maria disse aos empregados: “Façam o que Ele (Jesus) mandar.” Então, a água se transformou em vinho! (vd. João 2:1-11) Maria fez o que lhe era possível e Jesus fez o que para ela era impossível.
1. Para Deus não há impossibilidades, pois Ele cumpre as Suas promessas e realiza os Seus propósitos
A pergunta que Deus fez a Abraão não correspondia somente à realização de algo impossível, visando a satisfação pessoal desse Seu servo, mas a objetivos divinos muito maiores. Vamos ler o texto novamente e entendê-lo:
Será que para o SENHOR há alguma coisa impossível? [i.e. É difícil que Eu Me mostre Extraordinário, Maravilhoso, Grandioso e Poderoso para realizar maravilhas, cumprir Minhas promessas e os Meus propósitos na vida daquele que crê e confia em Mim?] (Gn.18:14ª)
Esta é a pergunta que o Eterno nos faz nos nossos mais diferentes momentos, sejam eles bons ou maus. “Você crê que ‘EU SOU’ (‘Eterno, Que É, Que Está e Faz Existir, Que Doa a Vida, Executor De Todas as Suas Promessas’) na sua vida? Então, você está disposto não só a crer, mas também a confiar (ter fé) em Mim, para que ‘EU’ realize maravilhas, tanto na sua vida como através dela? Você está disposto a desejar que ‘EU EXISTA’ na sua vida; todavia, não só para beneficiá-lo, mas para que, juntos, em aliança e cooperação mútua, algo muito maior e maravilhoso seja feito?”
Nas entrelinhas, Deus está dizendo a Abraão que ele confiasse no Eterno e fizesse o que lhe era possível, pois o impossível estaria nas mãos do Todo-Poderoso. (vd. Romanos 4::13-22) Deus estava pedindo a Abraão que não apenas cresse em Deus, mas que tivesse fé Nele, mesmo em idade avançada!
2. Crer e ter fé são atitudes distintas: a primeira se apoia em um fato, e a segunda, na obediência
1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o SENHOR Deus apareceu a ele e disse: — Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo. 2 Eu farei a minha aliança com você e lhe darei muitos descendentes. (Gn.17:1,2 NTLH)
Nestes dois versos, repare três coisas essenciais à nossa vida com Deus:
- FATO – Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Deus, de fato, a Pessoa de Deus, ao longo dos seus caminhos (desde Gênesis 12), era real, uma realidade comprovada, fato este que Abraão não podia negar.
- O QUE É POSSÍVEL AO HOMEM – Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo. Deus diz a Abraão o que ele deveria fazer, ou seja, o que lhe era possível de realizar: viver em unidade com a Pessoa de Deus, por meio da Sua Palavra, pois é assim que a fé é construída e se desenvolve.
- O QUE É IMPOSSÍVEL AO HOMEM, MAS POSSÍVEL PARA DEUS – Eu farei a minha aliança com você e lhe darei muitos descendentes. Deus diz a Abraão o que era impossível a ele, mas possível a Si.
3. Creia e confie em Deus, tenha prazer Nele e Dele você obterá toda a ajuda
Hoje em dia, muitos cristãos vivem sob o mesmo sentimento de Gideão, quando este pediu que “o ANJO DO SENHOR” (Jesus, no Velho Testamento) respondesse à sua pergunta:
12 Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele (Gideão) e disse: — Você é corajoso, e o SENHOR está com você! 13 Gideão respondeu: Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas. (Jz.6:12,13 NTLH)
Em suma, a resposta do Eterno a Gideão foi que ele e o povo deveriam voltar a crer e confiar em Deus, fazer o que deveria ser feito, segundo as Instruções divinas, pois as demais coisas, ou seja, o que lhes era impossível, o Próprio Deus tornaria possível! (vd. Salmos 37:3-5 – com confiança e tendo prazer em Deus, experimentaremos segurança, ajuda e as maravilhas divinas)
Gideão precisava compreender a razão de ele e o povo se encontrarem naquela situação: o modo ou o estilo de vida que eles adotaram não comprovava a realidade de Deus em suas vidas. Há muito, eles “abandonaram” as orientações do Eterno e, por não terem prazer Nele, todos passaram a viver “entregues” à insegurança, a um espírito de tristeza e desilusão. Entretanto, com coragem e a presença divina, tudo poderia ser mudado!
Do mesmo modo que Deus falou com Abraão e Gideão, Ele está falando conosco, mas como responderemos? Alguns dirão: “Eu creio!” Todavia, não basta que acreditemos, pois é necessário que façamos tudo o que nos for ordenado fazer e confiemos no poder do Eterno.
Que Deus nos abençoe!