Isaías 40:29
Texto Base:
Aos cansados, ele dá novas forças e enche de energia os fracos. (Is.40:29 NTLH)
O verso que acabamos de ler tem um sentido muito importante aos que estão sofrendo: Deus não está dizendo que devemos nos fazer de “vítimas” ao passarmos por dores e sofrimentos, pois Ele promete fortalecer aos Seus filhos, a fim de que “sobrevivam” às adversidades, caso o SENHOR não os livrar delas. Há na Bíblia alguns exemplos de sobreviventes:
- Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, na fornalha.
- Daniel, na cova dos leões.
- Jeremias, na cisterna.
- Paulo, nos seus açoites e apedrejamentos.
- João, na Ilha de Patmos.
Todos eles enfrentaram suas adversidades pela força e coragem que Deus lhes deu. Eles nunca se consideraram como vítimas, mas confiaram na soberania divina.
Nós vivemos em um país onde somos orientados a aceitar a violência como sendo algo normal no nosso dia a dia. Por exemplo: alguém está usando o seu celular na rua e um criminoso obriga o dono do aparelho a entregá-lo. O que ele ouve dos seus amigos? “Como é que você usa o celular na rua? Você é culpado pelo assalto!” É muito comum acusar a vítima de ter contribuído à agressão que sofreu.
Esse tipo de abordagem só aumenta a dor daquele que sofreu a violência, pois ele sabe que não é culpado de nada e, embora ser vítima da violência sofrida não o torne culpado, aceitar-se como vítima certamente é.
Neste momento, eu gostaria de buscar uma definição entre o que é uma vítima e o que sobrevive à aflição.
- Por que você não deve aceitar a “vitimização” em meio às adversidades?
Quando o cristão aceita a ideia de ser sempre uma vítima em todas as situações de sofrimento, absorverá a crença de ser alguém impotente e com um espírito derrotado. Quando o cristão aceita ser esse tipo de pessoa, sempre estará culpando os sofrimentos do passado pelos males do presente. Além do mais, sentirá e crerá não ter condições de enfrentar tudo o que lhe pode acontecer no futuro.
O sábio diz:
Quem é fraco (quem se mostra fraco, sem vigor, sem força) numa crise (na adversidade) é realmente fraco (reconheça a fraqueza e a falta de força). (Pv.24:10 NTLH)
O cristão que se vitimiza assume uma postura de “coitadinho”, nunca assume os seus erros, não demonstra interesse em melhorar e reflete pensamentos de impotência e de derrota em situações adversas ou negativas.
O comportamento de vitimização faz com que o cristão não enxergue oportunidades divinas nas dificuldades, porque sempre se vê vazia de recursos espirituais e emocionais. Ele sempre culpa os outros pelos males que enfrenta, seja no âmbito espiritual, pessoal como profissional.
Como resultado dessas atitudes, o cristão que sempre se considera como “vítima”, tem tremenda dificuldade de construir relacionamentos saudáveis e positivos em todas as áreas da vida, porque mesmo estando errado em algumas situações, procura alterar a situação e culpar os outros por suas falhas, problemas e dificuldades. Ele sempre distorce a realidade (sempre para pior), não reconhecendo o seu pouco conhecimento de Deus, defeitos e imperfeições pessoais.
Estas atitudes nocivas revelam indivíduos (cristãos) carentes, com nenhuma inteligência espiritual e emocional, e que desejam, por meio de um sentimento egoísta de pena, atrair a atenção dos outros. Com certeza, essa é a pior forma que buscar amor. Esse tipo de pessoa prefere se isolar e reclamar a falta de atenção e amizade. Sempre fica esperando a aproximação de pessoas e não busca ajuda necessária, a fim de superar a si próprio e ser produtivo, segundo a vontade de Deus.
Um cristão que aceita viver pelo princípio da vitimização não percebe que está manipulando suas emoções e isso ocorre quando os seus argumentos se esgotam e porque não deseja confiar nos recursos divinos, prefere os seus próprios posicionamentos mentais e emocionais. Ele não permite que Deus o ajude e dirija seus pensamentos e a vida.
O sábio nos diz o seguinte:
20 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. 21 Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. 22 Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. 23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Pv.4:20-23 NTLH)
Repare que no verso 20, Deus nos propõe observarmos cinco propostas (ou mandamentos, ordens) e no verso 22 Ele mostra que se entendermos o que nos pede, desfrutaremos de vida longa (eterna) e saúde. Então, no verso 23, Deus faz um alerta e diz a razão da Sua advertência.
- Em vez de se vitimizar, sobreviva nas adversidades com a ajuda que o SENHOR dá!
Deus pode nos livrar de situações adversas? Claro que sim! Porém, para que Ele nos livre, nós deveremos estar passando por elas! Deus pode nos livrar de alguma adversidade, antes que ela nos atinja? Novamente, eu digo que sim! Entretanto, nem sempre isso acontece, devido aos Seus planos e soberania.
A verdade é que todas as pessoas, sejam elas cristãs ou não, enfrentarão circunstâncias difíceis na vida e nelas, você pode se posicionar como vítima ou, com a ajuda divina, em um sobrevivente.
O cristão que rejeita a vitimização e confia em Deus para sobreviver, sabe que Deus recebe poder e age de acordo com os princípios da Palavra de Deus nas provações que sobrevém. Em vez de se sentir impotente e derrotado (como o que aceita a vitimização), ele sabe que será divinamente capacitado, lutará contra si mesmo e agirá de acordo com a vontade de Deus na adversidade.
Esse poder, o qual nos é outorgado por Deus, não vem a nós para a finalidade de nos sentirmos superiores aos mais fragilizados, mas para ajudá-los, assim como temos sido ajudados por Deus. O apóstolo Paulo nos ensina o seguinte:
3 Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! 4 Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. (2 Co.1:3,4 NTLH)
Nós não recebemos poder para dominarmos pessoas, mas para cooperarmos com elas, ou servi-las (ajudá-las) em amor.
Essa é mais uma diferença entre aquele que é escravo da vitimização e o que sobrevive pela ajuda do SENHOR na adversidade. O que se faz de vítima não demonstra poder (ou capacitação divina) e demonstra amargura com seus comentários negativos. O sobrevivente demonstra todo o cuidado de Deus pela sua vida e inspira outras pessoas a agirem como ele no SENHOR.
- Deus sempre está presente e oferece Seus recursos aos Seus filhos na adversidade.
Leia o texto base novamente:
Aos cansados (fatigados, exaustos, aos que estão a ponto de desmaiar), ele dá novas (Deus promete dar) forças e enche de energia os fracos (que respiram com dificuldade pela falta de força física, que perderam o vigor). (Is.40:29 NTLH)
Em vez de procurar culpados para o seu sofrimento, busque os recursos divinos, os quais nos chegam pela Palavra de Deus, pregações, por pessoas sensatas e tementes ao SENHOR que nos aconselham. Não lute sozinho! Esteja aberto para toda a ajuda que Deus pode lhe dar. Entretanto, não se culpe por estar cansado ou sem fraco, pois, de acordo com o profeta Isaías, Deus lhe dá novas forças e o enche de energia! Com a ajuda de Deus, por meio de Jesus Cristo, não nos vitimizemos, mas sobrevivamos! Sejamos felizes em meio às adversidades com a ajuda que Deus nos dá!
16 Que fiquem alegres e contentes todos os que te adoram! E que os que são gratos pela tua ajuda digam sempre: “Como o SENHOR é grande!” 17 “Eu sou pobre (fraco, aflito, miserável) e necessitado, mas tu, Senhor, cuidas de mim. Tu és a minha ajuda e o meu libertador; não te demores em me socorrer, ó meu Deus!” (Sl.40:16,17 NTLH)
Que Deus nos abençoe!