Skip to content Skip to footer

Felizes em meio às dores e sofrimentos – Parte 4: Confie em Deus e não antecipe tristezas

FAÇA O DOWNLOAD DO MP3

Provérbios 1:33

Texto Base:

“Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada.” (Pv.1:33 NTLH)

Ao longo destas meditações, vimos que o sofrimento pode fazer com que sejamos pessoas melhores ou piores, e isso depende do modo como o enfrentamos. Nós podemos nos tornar pessoas amarguradas ou perseverantes, isto é, deixarmos de praticar os princípios bíblicos para cada situação ou praticá-los. Quando os praticamos, segundo Jesus, Deus nos deixará completamente satisfeitos (v. Mt.5:6).

Ao enfrentarmos adversidades, devemos contar com ajuda que Deus nos dá. Ele sempre colocará alguém que O teme no nosso caminho que, com misericórdia, nos auxiliará sobre como devemos agir. Por isso, não é bom que nós enfrentemos sozinhos as adversidades (v. 2 Co.1:3,4).

Nunca se faça de vítima no sofrimento, mas confie em Deus, que lhe dará os recursos necessários para sobrepujar os obstáculos. Confie na soberania divina, pois nada lhe acontece por acaso. Em todas as coisas, Deus realiza os Seus propósitos, e nada pode nos separar do Seu amor (v. Rm.8:28,29,35).

  1. Você se sente seguro em Deus?

Vamos entender o nosso texto base:

Mas quem me ouvir (quem procurar Me compreender e obedecer) terá segurança (interior, na mente), viverá tranqüilo (viverá com confiança sob os Meus termos) e não terá motivo para ter medo de nada (não temerá quando lhe vier o mal). (Pv.1:33 NTLH)

Deus não está dizendo que nenhum mal nos acontecerá. Basta lermos a Bíblia para descobrirmos que pessoas piedosas e dedicadas a Ele enfrentaram muitas dores e sofrimentos. Deus está dizendo que não devemos temer o mal, pois, quando ele vier, receberemos Dele toda a capacidade para lidarmos com as adversidades.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário que confiemos no que Ele nos diz, através da Sua Palavra. Essa confiança (ou segurança interior) é o resultado da ação tanto da Palavra de Deus como do Espírito Santo em nossas mentes (poeticamente, corações). A Bíblia nos dá princípios e verdades que podem ser aplicados em todas as situações adversas, e eu costumo denominá-los como “os termos de Deus”.

Então, a minha primeira atitude não deve ser a de me livrar da dor e do sofrimento, mas a de permanecer no SENHOR, pela prática dos Seus termos dentro de uma determinada situação. Eu não estou dizendo que devemos escolher o sofrimento, mas que devemos estar prontos para enfrentá-lo, caso seja necessário, devido à soberania divina.

Eu posso pedir que Deus me livre de uma determinada situação negativa e Ele tem poder para responder o meu pedido. Porém, nem sempre Ele me livrará dos infortúnios e, então, eu devo compreender o Seu trabalho de aperfeiçoamento em minha vida e me sentir seguro em Suas mãos, em meio às adversidades.

Deus é poderoso para impedir que o mal venha até a mim, mas, de acordo com as histórias bíblicas, em muitas ocasiões, Ele permite que passemos por grandes dificuldades! Entretanto, sabedores disso, que nós não soframos por antecipação. Não digo que seja fácil, mas confiemos no SENHOR, não temamos os males futuros e aprendamos tanto a tolerar como a lidar com as tristezas, em vez de antecipá-las.

  1. Você tem se acostumado a antecipar as suas tristezas?

Jesus disse:

(…) não fiquem preocupados (aflitos, ansiosos, inquietos) com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam (ou já são suficientes) as suas próprias dificuldades (males, aflições, pressões, dilemas). (Mt.6:34 NTLH)

Sofrer pelo dia de amanhã é sofrer duas vezes mais, pois o dia de hoje já está carregado de problemas! Quando praticamos a Palavra de Deus nos problemas que hoje nos atingem, nós estaremos mais maduros na fé para enfrentarmos os males futuros.

Jesus está ensinando que nunca estaremos livres de dificuldades e tristezas, mas que é necessário sabermos conviver com elas. O nosso objetivo não é viver isentos das pressões ou aflições, mas ter força e sabedoria para enfrentá-las com toda a ajuda que Deus nos dá, por meio de Cristo Jesus.

Viver antecipando angústias, trevas e aflições, só nos trará um sentimento de sofrimento inútil, cansaço, desgaste e estresse. Quem tenta se proteger dos males presentes e futuros, se vestirá com a capa do medo ou do pavor.

Esse tipo de pessoa vive com o coração repleto de desapontamentos ou decepções, não se valoriza em Deus e não se alegra por confiar Nele. Além do mais, torna-se infrutífero, não inspira outras pessoas a confiarem no SENHOR e deixa de cumprir a sua missão cristã.

Viver antecipando tristezas é pior do que a própria tristeza! Portanto, que nós cultivemos uma vida de confiança e de prazer em Deus. Que nós vivamos para Ele e creiamos que Dele receberemos todos os recursos necessários para superarmos nossas dificuldades.

  1. Em vez de antecipar tristezas, ponha em primeiro lugar na sua vida o que Deus quer.

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus (o Seu governo ou a Sua autoridade) e aquilo que Deus quer (a vida conforme Ele ensina e exige, bem como a missão que nos é dada em Cristo), e ele lhes dará todas essas coisas (tudo o que é necessário à subsistência neste mundo). (Mt.6:33 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação