Isaías 42:9
Deus diz ao seu povo: “As coisas que prometi no passado já se cumpriram, e agora vou lhes anunciar coisas novas, para que vocês as saibam antes mesmo que elas aconteçam.” (Is.42:9 NTLH)
Nós estamos vivendo tempos obscuros com sinais apocalípticos e, infelizmente, muitos estão desanimando da fé. A razão é que eles não atentam ao que Deus diz, não entendem a vontade Deus para si neste momento e se enchem de preocupações. Nós sabemos tudo o que irá acontecer e, portanto, confiemos em Deus sejamos fiéis a Ele.
1. Deus revela ao Seu povo sobre os acontecimentos futuros, assim como o que pode ou não ser mudado
Todo cristão verdadeiro crê nesta verdade, pois há na Bíblia inúmeras passagens que comprovam esse fato. Ele, por muitas vezes, enviou os Seus profetas até o Seu povo, a fim de revelar e alertá-los quanto ao futuro. Deus age desse modo para que não percamos a fé e a coragem Nele.
“Não percam a coragem, nem fiquem com medo das notícias que ouvirem. Cada ano, se espalha uma notícia diferente; são notícias de violência na terra e de um rei lutando contra outro.” (Jr.51:46 NTLH)
Não há como impedir o que Deus já determinou sobre o que acontecerá no futuro. Nós não podemos endireitar o que Deus já “torceu”!
Pense no que Deus faz. [i.e. Pense em tudo o que Deus diz sobre o tempo que estamos vivendo e se harmonize à Sua Palavra] Quem pode endireitar o que ele fez torto? [i.e. Quem é o tolo que pensa poder lutar para tentar endireitar o que Deus já torceu?] (Ec.7:13 NTLH)
Há acontecimentos futuros que não poderão ser alterados, como aumento da incredulidade, o afastamento da fé genuína, hábitos imorais, guerras, rumores de guerras, fome mundial, pestes ou epidemias, terremotos, o aumento da violência, o materialismo, o orgulho, a vaidade pessoal, a ingratidão, a desobediência dos filhos aos pais, a inimizade ao bem, a falta de amor, a hipocrisia cristã etc. (Mateus 24:3-7; 2 Timóteo 3:1-5)
O Espírito Santo tem anunciado que essas coisas irão acontecer e não poderão ser impedidas, pois Deus está no controle da história desse planeta. Porém, segundo o que lemos em Eclesiastes, cabe a nós sabermos como viver ou atuar nesses dias difíceis que virão.
Apesar das dificuldades que virão, Deus nos dá a liberdade de escolhermos entre a Verdade e a mentira, entre o bem e o mal, entre Ele e o Diabo. Essa é a nossa responsabilidade e seremos julgados por Cristo em função das nossas escolhas e ações. (2 Coríntios 5:10)
2. Em tempos obscuros, manter-se fazendo a vontade de Deus é o que Ele espera de Seus filhos legítimos
Há aqueles que conservam o pensamento de que Deus já conhece os pecados que irão cometer, e que por isso Ele não os rejeitará. Entretanto, não é isso o que a Palavra de Deus nos ensina!
Deus conhece cada pessoa completamente e sabe até o que pensamos no íntimo. Eu não questiono a onisciência divina, pois Deus conhece todas as nossas intenções, antes que elas se transformem em ações.
Entretanto, se Deus já definiu os pecados que cometeremos, por que ele sempre nos adverte quanto às nossas ações, as quais contrariam a Verdade? Não foi assim com Caim?
6 Então o SENHOR disse: — Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? 7 Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta [i.e. O pecado está deitado, estendido à porta do seu coração], à sua espera [i.e. O que você está pretendendo fazer se voltará contra si]. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo [i.e. O seu pecado deseja dominar a sua mente e cabe a você ter domínio sobre seus pensamentos e desejos]. (Gn.4:6,7 NTLH)
O texto deixa claro que Caim teria mudado o seu comportamento, caso seguisse o conselho divino. O pecado, segundo está escrito em Ezequiel, é uma escolha pessoal e não decorre por causa dos pecados dos pais ou dos filhos. A pessoa que segue os conselhos de Deus será recompensada por fazer a Sua vontade, mas o desobediente sofrerá pelo mal que pratica, pois aquele que vive na prática de pecados e é rebelde aos conselhos do SENHOR perderá tanto a presença como a amizade com Ele. (Ezequiel 18:20; Romanos 3:23; 6:23)
Portanto, o ladrão não deve culpar a sua condição econômica ou a sociedade por ser o que é! Ele é ladrão devido às suas escolhas ou interesses pessoais e precisa ser punido. Assim é o homicida, o adúltero, o lascivo, o corrupto, o mentiroso, o violento, o farrista, o beberrão e o que pratica relacionamentos sexuais ilícitos. Deus não criou pessoas para esses tipos de comportamentos, mas para uma vida útil e dedicada a Ele. (Provérbios 14:12)
Se Deus já definiu os pecados que cometeremos, o que dizer sobre as palavras profeta Isaías?
7 Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! [i.e. Mudem seus hábitos morais e os propósitos que estão dando às suas vidas] Voltem [i.e. retornem, convertam-se] para o SENHOR, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente. 8 O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos [i.e. os Meus propósitos] não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. 9 Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações [i.e. os Meus preceitos morais] estão muito acima dos seus. (Is.55:7-9 NTLH)
Os nossos pecados não surpreendem a Deus, mas o SENHOR nos aconselha a sermos humildes, dedicados ao Seu serviço (às boas obras) e expressarmos uma vida que O agrade. (Romanos 12:1) Saiba que os orgulhosos ou os arrogantes não permanecerão na presença de Deus e, além do mais, Ele detesta ou odeia os que praticam o que é mal. (Salmos 5:5)
Por essa razão, o apóstolo Paulo nos dá o seguinte conselho:
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Rm.12:2 NTLH)
Nós vivemos em um tempo obscuro e apocalíptico. O que foi determinado por Deus, acerca das coisas que precisam acontecer para a volta de Jesus, não poderá ser mudado. Todavia, que nós mudemos o nosso comportamento, a fim de não sermos contados tanto entre os mundanos como aqueles que se tornaram apáticos aos conselhos divinos, mas como servos do Altíssimo, que conhecem e se esforçam para praticar a Sua vontade.
Tanto os mundanos como os cristãos apáticos desprezam a direção de Deus para suas vidas, pois se sentem acomodados e sequer meditam sobre os pensamentos e os caminhos de Deus. Ambos não aceitam a Verdade divina como sendo absoluta e completa. Não se preocupam em dar prazer a Deus por meio de uma vida útil, íntegra e amor pela causa eterna de Cristo.
A minha esperança é que o Espírito de Deus não desista de nos incomodar, para que tenhamos uma vida que glorifique a Deus, por meio de Cristo Jesus. Que nós, em tempos obscuros, mesmo sabendo que não podemos mudar todas as coisas, que haja uma transformação verdadeira em nossas mentes e que nos mantenhamos fiéis a Deus e à Sua vontade.
Que Deus nos abençoe!