Skip to content Skip to footer

Filhinhos, vocês são de Deus

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

1 João 4:4

Meus filhinhos [i.e. criancinhas], vocês são de [i.e. pertencem a] Deus e têm derrotado [i.e. têm resistido e prevalecido sobre] os falsos profetas [i.e. falsos mestres que alteram a Verdade]. Porque o Espírito [i.e. o Espírito que nos ajuda e nos mantém em uma vida dedicada a Deus] que está em vocês é mais forte [i.e. mais poderoso, amplo, maior, glorioso] do que o espírito [i.e. o Diabo] que está naqueles que pertencem [i.e. naqueles que decidiram viver associados] ao mundo. [i.e. um sistema de vida que está afastado da ordem espiritual divina] (1 Jo.4:4 NTLH)

Este verso faz parte de um contexto, no qual o apóstolo João adverte a igreja sobre o perigo de ensinamentos errados, provenientes de falsos mestres que já haviam se espalhado por toda a parte e que precisavam ser resistidos. O espírito que agia na vida desses homens era o do “inimigo de Cristo”. (vd. 1 João 4:1-3)

Eles não ensinavam nem enfatizavam a importância do Reino dos Céus, mas falavam somente acerca das coisas concernentes (que pertencem ou interessantes) a este mundo. Os que davam ouvidos aos seus ensinamentos eram os que não se mantinham em comunhão com Deus, pois, do contrário, não lhes daria crédito. Os que se conservavam em Deus ouviam os ensinamentos apostólicos, permanecendo sob as Instruções divinas e não procuravam fugir ou se esconder da “voz” do Eterno, como fez Adão. (vd. 1 João 4:5,6 e sobre Adão: Gênesis 3:8)

Nós vivemos em um cenário bem parecido ao que Adão e Eva viveram no Éden. Nós temos a Palavra de Deus, mas muitos cristãos preferem ouvir o espírito “daquele” que traz o engano ou a mentira, dizendo que eles serão melhores, caso busquem apenas seus próprios interesses e felicidades no reino mundano. (vd. Gênesis 3:1-5; Mateus 10:39; 16:25; João 12:25)

1. Ensinamentos distorcidos destroem uma vida de comunhão com Deus

O que Adão e Eva perderam após seguirem orientações contrárias às de Deus?

  • A presença de Deus, que a eles se apresentava todos os dias, sem a necessidade de buscá-La;
  • A glória de um corpo sem a natureza pecaminosa, tendenciosa a cometer pecados;
  • O Éden, do qual sem esforço próprio, obtinha todas as suas provisões;
  • A felicidade, pois teria de buscar as Instruções divinas, a fim de lidar com os seus infortúnios;
  • A condição de “um filho obediente” ou uma “criança” abençoada e sustentada por Deus, tendo agora a necessidade de buscar um espírito humilde e obediente para se manter como filho Dele, rejeitando o “mal” e escolher o caminho do “bem”.

Em vez de Adão agir como filho obediente, o que ele fez? Ele seguiu as orientações erradas de sua esposa Eva, e ela, por sua vez, de Satanás. O homem erra por seguir o espírito do erro, o qual provém de Satanás e de seus demônios. Adão, ao perceber o erro, não correu para os braços ou o colo do Pai para ser sustentado por Ele, assim como faz uma criança indefesa.

Certas palavras que aparecem na Bíblia devem nos levar a refletir sobre o seu emprego nos textos sagrados. Quando João usa a palavra “filhinhos” ou “criancinhas”, eu pensei em dois momentos em que Jesus usa para ensinar sobre o Reino dos Céus aos Seus discípulos.

2. O Reino dos Céus pertence àqueles que sabem que são “filhinhos ou crianças” de Deus

Certa vez, Jesus contrariou a disposição errada de Seus discípulos, quando estes tentaram impedir que as crianças fossem trazidas até Ele. Então Jesus disse:

Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso [i.e. “não censurem aos seus pais por estarem trazendo seus filhinhos a Mim”], pois o Reino do Céu é das [i.e. pertence ou é dado às] pessoas que são como estas crianças [i.e. iguais a estas criancinhas que vão para os Seus braços, a fim de serem abençoadas por Ele]. (Mt.19:14 NTLH)

Anteriormente, quando estavam a caminho de Cafarnaum, os discípulos, longe dos olhos de Jesus, discutiam entre si sobre quem seria o mais importante no Reino dos Céus. Chegando na cidade, eles receberam a seguinte instrução do Mestre: a pessoa mais importante para Deus não é a nobre, a mais letrada e religiosa, mas a que se mostra como uma “criancinha” para o Pai Eterno, a fim de receber e entrar no Reino dos Céus. Vejamos:

2 Jesus chamou uma criança, colocou-a [i.e.  e tomando a criancinha com Suas mãos, colocou-a em pé, sustentando-a com firmeza] na frente deles 3 e disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida [i.e. se vocês não se converterem e não mudarem a maneira de pensar e agir] e não ficarem iguais às crianças [i.e. que dependem tanto da educação como da proteção de seus pais, que demonstram, de modo simples e inabalável, sua confiança neles], nunca entrarão no Reino do Céu. 4 A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha [i.e. que se esforça para ser humilde diante de Deus] e fica igual a esta criança [i.e. ela aceitou o chamado de Jesus, por Ele foi colocada em pé diante de todos, e assim permaneceu, sustentada por Cristo]. (Mt.18:2,3 NTLH)

3. Deus habita com os humildes, abençoa-os e os sustenta

O Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre, diz: “Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes [i.e. com os que se submetem a Deus] e os aflitos, [i.e. os que, por estarem afastados da Sua presença, perceberam que estão despedaçados e esmagados] para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças. (Is.57:15 NTLH)

6 Porém a bondade [i.e. a graça e os recursos da mesma] que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” 10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra. (Tg.4:6,10 NTLH)

Portanto,

  • Conservemos nossas vidas com Deus, tomando muito cuidado com o que ouvimos e nos é ensinado;
  • Que aceitemos a condição de sermos “crianças” de Deus, a fim de sermos sustentados por Ele onde estivermos;
  • Que exista em nós um espírito de humildade e submissão, a fim de honrarmos o Pai e sermos honrados por Ele!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação