Skip to content Skip to footer

Fortalecidos pelo Senhor – Parte 1: Valorize a sua unidade com Cristo

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Efésios 6:10

Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. (Ef.6:10 NTLH)

Por que a unidade com Cristo é tão importante para vencermos as forças espirituais do mal? Em unidade com o SENHOR, nós desfrutamos do poder do Espírito Santo, vivemos sob a proteção de Cristo, temos a clareza para discernirmos a Verdade da mentira. Além disso, é por meio dessa unidade que a nossa mente é constantemente renovada e podemos resistir às tentações, mentiras e as ciladas do Diabo. Em unidade com Cristo mantemos comunhão com outros cristãos e deles recebemos ajuda, somos encorajados, encorajamos e aprendemos a responsabilidade de levarmos as cargas uns dos outros.

O conselho de Paulo deve nos levar a pensar sobre três coisas importantes:

  • Paulo escreve para os cristãos de uma igreja local que já possuíam fé, contudo, eles precisavam se mostrar espiritualmente mais fortes;
  • Pelas razões de todo o contexto da sua carta aos cristãos de Éfeso, havia uma razão de eles se tornarem “espiritualmente” mais fortes: todo cristão terá que lutar contra as forças espirituais do mal, no seu dia a dia;
  • A resistência a essas forças só ocorreria se agissem em conjunto com o SENHOR, para que Dele recebessem tanto Seu poder espiritual quanto as Suas instruções. Por meio dessa unidade com Ele, eles seriam aperfeiçoados, adotariam atitudes maduras e poderosas. Desse modo, eles revelariam estarem sob a força, grandeza e a proteção de Deus.
  1. A sua unidade com o SENHOR o fará perceber as ações de um inimigo invisível

O apóstolo Paulo, vai ensinar sobre a luta que travamos contra as forças espirituais do mal diariamente e, então, enfatiza a necessidade de estarmos em unidade com Cristo, a fim de que Ele seja o SENHOR (o Comandante, o Organizador) de nossas ações. Por quê? Sem essa união ou junção com o SENHOR, a fé que professamos, sob as ações das forças espirituais do mal, fracassará. Vejamos o que Paulo diz:

11 Vistam-se com [i.e. Estejam dentro de, “sob”, unidos e confiantes com] toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes [i.e. leais, confiantes e confiáveis a Deus] contra as armadilhas [i.e. “a fim de caírem para dentro dentro de” truques, ciladas, ou artifícios sedutores] do Diabo [i.e. “daquele” que pretende acusá-los de serem instáveis e infiéis a Deus]. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas [i.e. seres que não têm corpos, invisíveis aos nossos olhos humanos, mas, por meio da nossa unidade com o SENHOR e Suas Instruções, nós somos capazes de percebê-los], isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam [i.e. que comandam, organizam] completamente este mundo de escuridão [i.e. um sistema de vida afastado de Deus, mantendo-o em crescente desordem espiritual e moral]. (Ef.6:11,12 NTLH)

Àqueles que acreditam acerca do que lemos, afirmo: o Diabo quer enfraquecer a sua fé, a sua confiança em Deus, suas orações, perseverança e a vida que dá confiabilidade a Ele, ou seja, o estilo de vida agradável e aprovado pelo Eterno.

Além disso, ele quer tornar essa pessoa indiferente e desvinculada às Instruções divinas, que ela perca a consciência da Sua realidade, Verdade e adote um padrão “desordeiro” de vida, longe do que é estabelecido pelo Criador, que a criou para viver à Sua imagem e semelhança. Ele encherá a mente dessa pessoa com tantos atrativos terrenos, de modo que ela não pense com seriedade na volta de Jesus e na Vida Eterna.

Os sinais dessa desordem são claros e podem ser vistos no enfraquecimento do seu relacionamento com Deus. Esse enfraquecimento espiritual afetará a vida espiritual e moral, tanto da sua família como sua própria vida. A impureza ou certas ações mundanas e satânicas serão vistas e aceitas com certa normalidade, como coisas da vida ou da idade, mas nada que atrapalhe a espiritualidade, o bem-estar, a felicidade e o sucesso. Engano! Observe uma das listas de Paulo, sobre os sinais que podem ser vistos nas pessoas que se afastam de Deus:

  • Imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçaria (administração e uso de drogas), inimizades, brigas, ciúme, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas, bebedeiras, farras.
  • A prática constante dessas práticas, segundo Paulo, fará com que os que as praticam não herdem o Reino dos Céus, pois elas provam a sua desunião com o SENHOR, o que não lhes trará nenhum benefício do “Alto” para si, às suas famílias e às pessoas do seu convívio. Essas coisas só trazem e promulgam a desordem e a destruição espiritual e moral de todos.
  1. Mantenha-se unido com o SENHOR, pois será fortalecido e muito abençoado

Talvez, a sua pergunta seria: “Como eu me uno a Cristo, para que Ele se torne o SENHOR da minha vida e eu seja fortalecido por Ele, a fim de resistir e prevalecer sobre essas coisas?” O caminho para se manter unido com o SENHOR é este: guarde as Suas Instruções (vd. Salmos 119:10,11,105; Efésios 6:13-19),  procure agir segundo ao que aprendeu (vd. Gálatas 2:20; 1 Pedro 4:2) e procure orar de acordo com a vontade de Deus (vd. 1 João 5:14; Tiago 4:3).

Ao adquirir a compreensão de que confiar em Deus como viver para agradá-Lo é o objetivo maior da sua vida, você fará o que deve ser feito, segundo a sua vontade. Ele sempre o abençoará (lhe dará o melhor) como também, os que te abençoarem (vd. Gênesis 12:3). Nunca lhe faltará a Sua força para lhe dar capacidades, a inteligência e a sabedoria que trará prosperidade tanto à sua vida como aos que se originarem, ou descenderem de você. (vd. Gênesis 17:1,2)

  1. A sua unidade com o SENHOR fará com que você supere os dias maus

Deus, na Sua Santa Escritura, compara Seus filhos a árvores (vd. Salmos 1:1,2) que, plantadas próximas às correntes d’água, resistem aos dias maus. O profeta Jeremias nos dá um exemplo:

5 O SENHOR Deus diz: Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos. 6 Ele é como uma planta do deserto que cresce na terra seca, no chão salgado, onde não cresce mais nada. Nada de bom acontece com ele. 7 Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o SENHOR. 8 Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; (“mas”) continua dando frutas. (Je.17:7,8 NTLH)

O verbo amaldiçoar significa banir, exilar, expulsar alguém de um grupo, do qual ele fazia parte. A vida dessa pessoa, sobre a Terra, se torna atrapalhada, confusa, insegura, amedrontada, embaralhada, perturbada, cheia de culpa e fugitiva. A Palavra de Deus nos dá uma lista acerca de quem Deus pune em Deuteronômio 27:15-26. A verdade é que Deus não abençoa aquele que não se dispõe a obedecê-Lo (vd. Deuteronômio 28:15-68), mas abençoa ou dá boas coisas e o melhor de Si àqueles que se dispõem a obedecê-Lo. (vd. Deuteronômio 28:1-14)

Todos nós temos dias maus e bons. Todavia, em qualquer período de tempo, teremos que observar muito bem se, por meio da nossa unidade com Cristo, nós estamos sendo fortalecidos. Há muitas ciladas colocadas diante de nós pelas forças espirituais do mal e, a pretensão das mesmas, é fazer com que a nossa fé seja destruída e, as consequências disto, que as diversas áreas de nossas vidas desabem.

Que nessa luta contra inimigos tão poderosos e invisíveis, que nos mantenhamos em unidade com Cristo, o nosso Poderoso SENHOR que nos deu do Seu Espírito para habitar em nós e nos fortalecer. Não duvidemos: “Aquele” que habita em nós é mais forte do que “aquele” que governa os filhos da desobediência. (vd. 1 João 4:4) Continuaremos, se Deus permitir.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação