Texto base:
Efésios 6:10
Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. (Ef.6:10 NTLH)
Três perguntas: (1) Como saber se você está se tornando cada vez mais forte no SENHOR e unido com Ele? (2) Como saber se a força do grande poder do SENHOR está nutrindo a sua vida? (3) Por que você precisa estar cada vez mais forte em unidade com o SENHOR e estar recebendo a força do Seu grande poder?
Porque você, como cristão, terá pela frente uma batalha espiritual. Essa luta é apresentada por muitos de modo simplista, ou seja, «você terá que lutar contra “o” Diabo!». Certamente, essa batalha espiritual envolve uma luta contra ele, mas também, contra a si mesmo. Ela ocorre diante das armadilhas, postas por eles à sua frente, a fim de que você despreze os princípios ou regras espirituais e morais, estabelecidos por Deus para a sua vida.
Para conseguir esse intento, Satanás usará agentes humanos, os quais são influenciados pelas forças espirituais do mal, seus demônios. Como detectar suas intenções e resisti-los, se eles não podem ser vistos pelos seus olhos?
Na semana passada, nós vimos que a unidade com o SENHOR é necessária para que sejamos fortalecidos pela força do Seu grande poder. Essa unidade significa que você precisa aprender a agir em conjunto com Ele, em qualquer situação. Todavia, essa unidade só é possível de ser alcançada pelo conhecimento que você adquire da Palavra de Deus e pela submissão ao poder do Espírito Santo.
1. Aplique-se ao máximo à Palavra de Deus e aprenda a submeter-se à direção do Espírito Santo
A armadura espiritual é um caminho , ou um conjunto de ações proposto por Deus, para ajudá-lo “a discernir, lutar e resistir” aos ataques das forças malignas, as quais buscam desviá-lo da Verdade e da direção que o Eterno deu à sua vida.
Você já sabe que essas forças espirituais malignas procuram fazer com que você rejeite a direção divina – a Sua Verdade e o Seu poder. Então, para que você tenha condições de discerni-las e resistir aos seus ataques ardilosos e destruidores, o apóstolo Paulo mostra “um caminho bíblico”, que é a armadura espiritual. Os itens dessa armadura o ajudarão a perceber as intenções desses seres espirituais, agindo por meio de seus agentes humanos, aos quais você pode estar dando atenção. Esta é uma das finalidades dessa armadura, mas não é a única.
2. Entenda que a armadura de Deus tem outras finalidades, além da sua luta contra seres malignos
A armadura espiritual o ajuda discernir, lutar e resistir às ciladas malignas como também, manter-se em unidade com Deus, a fim de viver de acordo com a Sua vontade.
Além de fazê-lo discernir a presença desses seres malignos, essa armadura o ajudará a se manter unido com o SENHOR e aos recursos da Sua graça. É por meio dessa armadura, que você será capaz de medir ou definir a sua unidade com o SENHOR, o quanto está se fortalecendo Nele e recebendo a grande força do Seu grande poder.
O trabalho destruidor dessas forças espirituais do mal é armar ciladas, a fim de destruir o seu respeito a Deus e a sua unidade com Ele. Enganado por esses seres, ignorará o estilo de vida planejado pelo SENHOR a você. Isso quer dizer que esses poderes do mal procurarão fazer com que você aceite viver sob uma desordem espiritual e moral, a qual afetará tanto o seu comportamento como outras áreas da sua vida.
Portanto, essa armadura lhe dará a capacidade de medir o seu conhecimento de Deus, a sua unidade, amor e dedicação a Ele. Além disso, observando os seus itens, você tanto se fortalecerá como receberá a força do Seu grande poder, diante das falas enganadoras dessas forças espirituais do mal. Essas forças malignas farão uso de dois agentes: os seres humanos e a sua própria natureza humana, a qual busca se saciar por interesses pessoais ou carnais.
A Palavra de Deus diz que nenhuma situação, ou qualquer poder espiritual poderá separá-lo do amor de Deus (vd. Romanos 8:35-39), a não ser, você mesmo! (vd. Hebreus 3:7-15) Por isso, a necessidade de você se revestir dessa armadura.
3. Esteja sempre preparado para por em prática a armadura divina
14 Portanto, estejam preparados [i.e. firmes, de pé, equilibrados]. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça 15 e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. 16 E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. 17 Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. 18 Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. (Ef.6:14-18 NTLH)
O apóstolo Paulo descreve a armadura que Deus, a qual é composta por “seis” itens espirituais: (1) a Verdade como cinturão, (2) a couraça da justiça como vestimenta, (3) os sapatos que o faz anunciar o Evangelho da paz como necessidade, (4) o escudo da fé para não ferir a mensagem de Deus, (5) a salvação como capacete, que protege a minha mente renovada por Deus e (6) a Palavra de Deus como a espada do Espírito Santo para ferir os argumentos falsos.
Os itens dessa armadura devem ser aplicados de uma só vez, pois eles representam “uma” ação espiritual que deve ser aplicada diante de propostas, argumentos e ensinamentos, sejam eles religiosos ou não.
Essa armadura é a “Porta” pela qual você entra e se une tanto a Jesus como aos Seus ensinamentos. Unido a Ele, às Suas orientações e nutrido com a Sua força, então, você é capaz de sair e detectar, lutar e resistir às forças espirituais do mal. Fortalecido no SENHOR, você será capaz de rejeitar falsas propostas, argumentos e ensinamentos enganosos, tanto religiosos como mundanos.
O que Jesus disse, especificamente, sobre os religiosos corruptos da sua época?
9 “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida.” 10 “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa [i.e. a Vida que alcança a Eternidade].” 11 “— Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (Jo.10:9-11 NTLH)
Sobre os religiosos e os não religiosos corruptos, Jesus disse aos Seus discípulos:
Jesus chamou a atenção deles, dizendo: — Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus (referindo-se à corrupção dos religiosos) e com o fermento de Herodes (referindo-se ao comportamento de Herodes que não era judeu, mas que se fazia de religioso, adotando uma política para agradar “gregos e troianos”, ou seja, “para agradar aos religiosos e aos pagãos”)! (Mc.8:15 NTLH)
4. Use a “armadura de Deus” para identificar a presença dos poderes do mal, a fim de não cair nas suas armadilhas
- (1) A Verdade como cinturão. O que eu ouço relativiza a Verdade divina e a substitui por métodos, psicologia e interesses humanos? O que eu ouço me mantém firme e equilibrado na Verdade de Deus, em toda a Escritura?
- (2) A couraça da justiça. O que eu ouço apresenta algum desvio da vida correta, que é aceita, aprovada e elogiada por Deus?
- (3) Os sapatos da paz. O que ouço coloca em segundo plano a minha missão de eu falar às pessoas, de modo urgente, sobre o Evangelho, a fim de elas se tornarem amigas e parceiras de Deus, em um mundo cheio de pensamentos afastados Dele?
- (4) O escudo da fé. O que eu ouço diminui a minha confiança em Deus, tenta sufocar a Sua Palavra em minha mente e o meu desejo de viver uma vida de confiabilidade ao Eterno, a fim de que Ele Se revele cada vez mais a mim?
- (5) A salvação. O que eu ouço me conduz a uma porta e a um caminho largo, colocando em risco a minha salvação eterna?
- (6) A Palavra de Deus como a espada do Espírito. Quais verdades das Escrituras Sagradas eu devo usar para resistir e refutar as propostas, argumentos e ensinamentos ardilosos, ou cheios de armadilhas espirituais e morais?
Para a sua meditação:
- Que compreensão você adquiriu sobre a batalha espiritual?
- Por que é importante estarmos unidos com Deus nessa batalha?
- Quais são os seis itens que compõem a armadura espiritual?
- Como podemos aplicar essa armadura espiritual em nossa vida cotidiana?
- Em sua opinião, quais são os desafios mais comuns na sua luta espiritual diária?
- Que papel a Palavra de Deus ocupa em cada item dessa armadura espiritual e como você deve usá-la como a espada do Espírito Santo?
- Que passagens bíblicas você poderia citar, a fim de reforçar a importância da sua unidade com o SENHOR?
- Como, onde e quando você deve aplicar as verdades aprendidas em sua vida pessoal e na sua família espiritual?
Que Deus nos abençoe!