Texto base:
Miqueias 7:1-7
1 Ai de mim! Sou como um homem faminto que depois da colheita procura figos nas figueiras e uvas nas parreiras, mas não encontra nada porque todas as uvas e todos os figos maduros foram colhidos. 2 “No país inteiro não há uma só pessoa honesta, nem uma que obedeça a Deus. Todos estão procurando matar os outros; cada um procura pôr o seu patrício na cadeia.” 3 Todos estão prontos para fazer o que é mau. Autoridades exigem dinheiro por fora, e juízes recebem presentes para torcer a justiça. Os poderosos contam como vão satisfazer os seus maus desejos. Todos planejam fazer coisas más. 4 Mesmo as melhores pessoas, as que são mais honestas, não valem mais do que espinheiros. Mas está chegando o dia em que Deus vai castigá-los, conforme os vigias dele, isto é, os profetas, anunciaram. Naquele dia, haverá confusão geral. 5 Não acreditem nos vizinhos, nem confiem nos amigos. Cada um tome cuidado até com o que diz à sua mulher. 6 “Pois hoje em dia os filhos desprezam os pais, as filhas desobedecem às mães, e as noras brigam com as sogras; e os piores inimigos de qualquer pessoa são os próprios parentes.” 7 Eu, porém, ponho a minha esperança em Deus, o SENHOR, e confio firmemente que ele me salvará. O meu Deus me atenderá. (Mq. 7:1-7 NTLH)
O nome de Miqueias significa “Quem é como o SENHOR”. Ele foi um profeta (um pregador) que profetizou (que nos seus dias anunciou) o nascimento de Jesus em Belém (vd. Mq.5:2) e a destruição das duas mais importantes cidades em Israel: Samaria e Jerusalém (vd. Mq.1:6; 6:16). Miqueias profetizou durante o reinado de três reis de Judá: Jotão, Acaz e Ezequias (vd. Mq.1:1), por volta do século 8 a.C. e, portanto, contemporâneo ao profeta Isaías. Deus o chamou para pregar contra a corrupção, a injustiça social e a adoração a deuses falsos em Judá e Israel.
No tempo do profeta Miqueias, havia um grande contraste social. A classe rica e poderosa oprimia e explorava os pobres, os quais viviam na linha da miséria. Os grandes proprietários de terras contavam com o apoio corrupto de políticos, juízes e da alta classe religiosa para obterem vantagens sobre os que nada tinham. O resultado disso é que toda a nação se tornou espiritual e moralmente corrompida (vd. Mq.2:1-5; 3; 6:9-16; 17:1-7).
A visão que Miqueias obteve do seu país encheu o seu interior de medo e desespero, mas, quando olhou para o Céu, sua alma se encheu de esperança, força e coragem para enfrentar aqueles dias maus. Segundo o nosso texto base, o que Miqueias via entre o povo que afirmava crer e amar a Deus?
- Corrupção e injustiça social;
- Falta de homens honestos e retos;
- Violência e assassinatos entre irmãos;
- Grupos poderosos que usavam a justiça para benefício próprio;
- Perversidade e maldade generalizadas;
- Falta de confiança e lealdade entre amigos e familiares;
- Desrespeito e destruição aos princípios divinos que regem a família e a sociedade.
Os dias de Miqueias foram semelhantes aos que vivemos hoje. Vemos pessoas amedrontadas, em desespero, sem confiança e esperança, pois sabem que dias mais difíceis ainda virão! A questão é: onde encontraremos força e coragem para superarmos tudo isso? Olhemos para Deus, esperemos Nele e tenhamos fé! Confiemos nas orientações e ações do Eterno!
1. Olhe para Deus e mantenha a sua confiança e esperança Nele
Eu, porém [i.e. quanto a mim], ponho a minha esperança em Deus, o SENHOR, e confio firmemente que ele me salvará [i.e. ficarei olhando com atenção no SENHOR e esperando com confiança pelo Deus da minha salvação]. O meu Deus me atenderá [i.e. meu Deus me ouvirá]. (Mq. 7:7 NTLH)
Nos dias mais difíceis, cheios de circunstâncias desesperadoras, encharcados de problemas, o profeta decidiu focar o seu olhar para Deus, isto é, concentrar sua atenção no Eterno e encontrar Nele segurança, força e coragem naqueles dias difíceis. Ele escolheu depositar a sua confiança e esperança em Deus.
2. Confie em Deus em vez de confiar e esperar pelos recursos humanos
Quando você olha para a condição atual deste mundo, ou para qualquer outro tipo de problema pessoal, que imagens vêm à sua mente? Imagens desanimadoras! Nesse momento, você busca recursos humanos que podem lhe dar ânimo, resistência e coragem, a fim de mudar a situação. Quando esses recursos são inexistentes, tanto em si mesmo como em outras pessoas, você desiste e se entrega ao desânimo.
Todavia, você ultrapassa o plano natural ou humano quando faz uso da sua fé (confiança) em Deus e da Sua Palavra (Escrituras Sagradas). Nesse plano espiritual, você passa a conhecer mais do Seu caráter e sobre o Seu modo poderoso de agir.
Sabendo do que Ele é capaz, você se dispõe a esperar Nele enquanto anda com confiança sob as Suas orientações e futuras ações. É desse modo que você alcança força e coragem, a fim de enfrentar dias difíceis.
Em face ao tempo difícil daqueles dias, Miqueias, em vez de confiar em respostas e ações humanas, decidiu focar a sua atenção em Deus e esperar com confiança Nele. Não havia mais nenhuma expectativa de que qualquer ser humano pudesse trazer soluções, força e coragem ao povo para sanar o caos em que a sociedade havia se metido.
À semelhança de Miqueias, nós encontramos a mesma atitude em Davi, que disse:
1 O SENHOR Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR me livra de todo perigo [i.e o SENHOR é a minha Fortaleza]; não ficarei com medo de ninguém. 5 Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo [i.e. dentro da Sua Tenda ou Tabernáculo] e me colocará em segurança no alto de uma rocha. 14 Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem [i.e. tenha confiança e ande sob as orientações de Deus]. Confie em Deus, o SENHOR. (Sl. 27:1,5,14 NTLH)
O profeta Isaías, contemporâneo de Miqueias, disse acerca daqueles dias:
30 “Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem [i.e. arruínam-se];” 31 mas os que confiam no [i.e. os que pela fé buscam o] SENHOR recebem sempre novas forças [i.e. o poder do Alto]. Voam [i.e. ascendem, encontram-se] nas alturas como águias, correm e não perdem as forças [i.e. as forças que receberam se renovam], andam e não se cansam [i.e. não se tornam fracos]. (Is. 40:30,31 NTLH)
3. Mantenha-se firme, comprometido com a Palavra de Deus e humilde
8 “Inimigos, não zombem de nós! De fato, caímos, mas ficaremos novamente de pé; agora, estamos na escuridão, mas o SENHOR será a nossa luz.” 9 Nós pecamos contra Deus e agora teremos de suportar a sua ira. Mas ele vai julgar a nossa causa e nos fará justiça. Ele nos levará para a luz, e nós seremos salvos. (Mq. 7.8-9 NTLH)
Em vez de se render ao desânimo, ante as dificuldades, mantenha o seu olhar fixo em Deus e procure as Suas Instruções. Não crie um cenário próprio de melhorias, mas confie no trabalho de Deus. O SENHOR não nos ilude com estereótipos ou com algo sem originalidade. Nós temos o hábito de olharmos para exterior, mas Ele olha para a fonte que impele as ações humanas. Nós nos enganamos com as aparências, mas Deus não!
Deus não nos conduz à ilusão de construirmos nossas vidas como casas edificadas sobre a areia, pois a destruição será completamente certa. Ele nos dá o “Fundamento”, que é Cristo, a Rocha Eterna, Aquele que nem a morte pode destruir! Jesus é a Luz que o conecta a Deus, ao Seu Reino e Quem pode manter você firme, forte e corajoso até a Vida Eterna.
Tropeços poderão acontecer, mas a destruição, jamais! A “Rocha Eterna”, que é Cristo, mantém-Se firme diante dos abalos de todas as áreas da sociedade e os que Nele estiverem firmados, Dele receberão a Sua Luz, e com ela, a força e a coragem.
Jesus afirmou:
Eu sou a luz do mundo; (Jesus, então, esclarece a frase anterior) quem me segue [i.e. quem anda em união Comigo e com as minhas Instruções] nunca andará na escuridão [i.e. na ignorância de Deus], mas terá a luz da vida [i.e. terá o Meu brilho e poder em seu interior, a Verdade que conduz à Vida Eterna e os valores espirituais e morais da Sua Vida que o farão andar acima do nível miserável deste mundo]. (Jo. 8:12 NTLH)
Que Deus nos abençoe!
Reflita:
- Qual é o significado do nome de Miqueias e o que representa o significado do seu nome à sua vida?
- Como eram os dias de Miqueias? Há alguma semelhança dos seus dias com os nossos?
- Miqueias, assim como os menos favorecidos, sentiu medo e desespero, mas qual foi a sua primeira atitude para obter força e coragem?
- Como podemos encontrar recursos que nos permitam lidar com situações desafiadoras e manter a coragem e a esperança, mesmo quando os recursos internos são limitados ou inexistentes?
- Qual o rei que agiu à semelhança de Miqueias e como você poderia aplicar as suas palavras de fé à sua vida?
- O profeta Isaías foi contemporâneo de Miqueias e que verdades ele falou sobre os seus dias e acerca dos que confiam em Deus? Suas palavras, em algum momento, foram verdadeiras na sua vida com Deus?
- Vez ou outra, nós falhamos e nos vemos em plena ignorância (escuridão ou treva) acerca de Deus. Por que Deus, na Sua misericórdia, conduz-nos à Sua Luz?
- Jesus é a Luz do mundo, mas Ele é Luz para todos os seres humanos? Como Ele define aquele que anda na Sua Luz?