2 Timóteo 4:7
Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. (2 Tm.4:7 NTLH)
O apóstolo Paulo compara a sua vida à de um maratonista em uma competição atlética. À semelhança de um atleta, Paulo, na sua vida em Cristo, sempre lutou bravamente contra si mesmo, treinando duro e, seguindo as orientações do “Seu Treinador”, alcançou a confiança e a aprovação Dele, mantendo-se firme até o fim nas diferentes “provas” que enfrentou, por meio de uma fé viva que honrava a Deus.
1. Tenha Paulo como exemplo à sua fé
Paulo se empenhava a lutar contra a sua natureza humana, isto é, contra os desejos mais baixos da sua mente, a fim de manter a sua fé “viva” para Deus, seguindo o Espírito de Deus e buscando sempre a Sua aprovação. (vd. Gálatas 5:16-25)
Paulo, em todas as situações ou provas de fé, sempre demonstrou uma atitude resiliente e resistente, buscando aplicar nelas o melhor de Deus (das Sagradas Escrituras), a fim de torná-Lo conhecido a todos. Por isso, ao contrário de muitos, ele não desistia, mas, do começo a fim, guardou a fé que honrava a Deus.
A sua vida é para nós um exemplo de um homem de fé. Sendo conhecedor dos mandamentos do Eterno, ele se esforçava para praticá-los em toda e qualquer situação, entendendo-a ou não. Paulo, tanto nos momentos agradáveis ou não, colocava em prática o que para ele era possível, deixando o que lhe era impossível nas mãos do Deus Todo-Poderoso.
Entretanto, que tipo de fé o apóstolo Paulo guardou? Que tipo de fé nós buscamos e tentamos guardar? A fé viva ou a que é egoísta, interesseira e positivista? Qual era o entendimento do apóstolo Paulo sobre fé?
2. A fé é mais do que acreditar em Deus e de se ter firmes convicções
O “significado” e o “objetivo” que o Eterno dá à fé são bem diferentes da tradução que “demos e damos” a ela. Para inúmeros cristãos, a fé é uma imediata capacitação ou habilitação de Deus, a fim de se sentirem seguros na Sua graça, “acreditarem Nele”, “esperarem sempre Dele o impossível”, terem a “convicção” da Sua existência e, fielmente, respeitá-Lo.
Esse tipo de definição sobre a fé pode nos parecer plenamente verdadeiro, quando, na verdade, não é! Erroneamente, nós temos sido ensinados que nunca seremos capazes de deixá-Lo após termos crido Nele. Que Deus sempre fará milagres e trará soluções positivas aos nossos problemas diários. Que, sendo fiel à nossa crença Nele, Ele sempre nos livrará dos nossos inimigos, nos livrará de situações desagradáveis e responderá positivamente a todas as nossas orações.
Lamento dizer, mas não é isso o que é ensinado nas Sagradas Escrituras, ou seja, na Bíblia. Nós nunca devemos escolher um texto bíblico aqui e outro ali para formarmos crenças e convicções pessoais. A Palavra de Deus (a Bíblia) deve ser respeitada e entendida em todo o seu contexto de 66 livros, tanto do Velho como do Novo Testamento.
Eu não discutirei agora sobre o assunto de certo erro doutrinário, cometido por um grupo religioso da época de Jesus, ao qual Ele disse:
Como vocês estão errados [i.e. vocês sustentam uma crença ou convicções erradas], não conhecendo nem as Escrituras Sagradas [i.e. desconhecem ou ignoram o que está escrito na totalidade das Sagradas Escrituras] nem o poder de Deus! [i.e. nem como será o Reino poderoso de Deus] (Mt.22:29 NTLH)
Jesus mostrou a eles a falta de fundamento às suas convicções e crenças. Tome muito cuidado ao ouvir ensinamentos religiosos e palavras “amigas”, que escondem o objetivo destruidor dos fundamentos da sua fé. Eles sempre se aproximarão, dizendo: “Você ‘acha’ que Deus é assim? Que Ele age desse modo? Que não pode haver outras verdades?”. Saiba que “quem acha” é porque “não sabe”, pois, não tendo fundamento sólido, apela sempre às emoções próprias e às dos outros.
3. Convicções mudam e elas interferem na sua fidelidade e lealdade a Deus
Deus nos deu a Bíblia, a fim de aprendermos Quem Deus é e como podemos ser fiéis a Ele. Entretanto, nós podemos usar a Bíblia tanto para o bem como para o que é mau. Satanás usou a Bíblia para tentar afastar Jesus, não da Sua crença em Deus, mas da Sua fidelidade à confiança divina depositada sobre Ele. Jesus, por Sua vez, rejeitou a interpretação satânica das Escrituras com a própria Escritura. Vejamos:
6 Então [Satanás] disse: — Se você [i.e. se Você tem convicções, faça um teste, ou, se Você pensa ou acha ser Quem é] é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: “Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras.” [cf. Salmos 91:11,12] 7 Jesus respondeu: — Mas as Escrituras Sagradas também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus. [cf. Deuteronômio 6:16]” (Mt.4:6,7)
Satanás estava “tentando” mudar as “convicções” de Jesus quanto à Sua missão, usando as Escrituras. Mas o SENHOR Se manteve fiel ao Eterno, pois conhecia os Seus planos e a missão que por Ele Lhe fora dada.
4. Tenha como objetivo viver para agradar a Deus e o mais Ele fará
Infelizmente, na sua vida de fé, muitos cristãos, biblicamente, desconhecem os propósitos divinos e a missão que lhes é dada em Cristo neste mundo. Por não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus, eles, sem fundamento bíblico adequado, somente “acham”, criam ideias e crenças que não se conservam, pois elas são provenientes de gostos pessoais e de suas próprias emoções. Por “não saberem” o que todo contexto bíblico diz sobre a fé, exibem-na de modo egoísta e ineficaz a Deus, “Aquele” que os chamou.
Quero terminar lendo as palavras do salmista Davi que, como Paulo, foi um homem de fé, um rei guerreiro, mas um servo segundo o coração de Deus:
3 Confie em Deus, o SENHOR, e faça o bem [confie e coloque em prática a vontade de Deus] e assim more com toda a segurança na Terra Prometida [e, então, viverá sob a Verdade, fidelidade, firmeza e estabilidade, ou seja, pela fé]. 4 Que a sua felicidade esteja no SENHOR [seja agradável, confiável ao Eterno e aos Seus propósitos]! Ele lhe dará o que o seu coração deseja [Certamente, Deus lhe mostrará caminhos que dissiparão seus medos e inseguranças]. 5 Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele [Confie às mãos de Deus o curso de toda a sua vida], e ele o ajudará [e você será honrado, iluminado e grandemente abençoado]. (Sl.37:4-6 NTLH)
Vivemos entre diferentes gostos e aversões, convicções e opiniões, mas que nunca falseemos a Verdade divina. Quando somos fiéis à Verdade do Eterno e não às nossas convicções, nós encontraremos a verdadeira libertação dos poderes mentirosos, mesmo vivendo em meio a eles.
Aprenda a construir uma fé viva, sobre a Verdade e nunca sobre os arremedos de uma fé vazia e infrutífera ao Reino Eterno do Criador de todas as coisas como da sua nova vida em Cristo Jesus. Sobre isso, continuaremos se Deus nos permitir.
Que Deus nos abençoe!