Skip to content Skip to footer

Guiados pelo Espírito do Pai – Parte 2

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Romanos 8:14

Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Rm.8:14 NTLH)

Nós entendemos que “aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus [i.e. os que aceitam ser dirigidos por Deus para alcançar e viver para os Seus objetivos] são filhos de Deus”.

O ser humano foi criado para conhecer a Deus, viver uma vida tanto de comunhão como de submissão a Ele e propagar a Sua graça (os recursos divinos) ao mundo, por meio do poder do Seu Espírito.

Quem assim vive, permanecerá no caminho da Verdade e da comunhão com Deus, pois os que rejeitam o conhecimento do SENHOR viverão afastados Dele. (vd. João 17:25,26) Portanto, o nosso trabalho espiritual é fazer com que as pessoas conheçam a Deus, amem-No, estejam Nele e Ele neles.

Para que andemos com Deus e cumpramos os Seus objetivos no nosso dia a dia, nós precisamos aprender a depender Dele.

1. Guiado pelo Pai ao deserto, Israel foi provado quanto aos objetivos de Deus

1 Moisés disse ao povo: — Tenham o cuidado de obedecer a todas as leis [i.e. as Instruções divinas de vida] que hoje eu estou dando a vocês, para que vocês vivam e se tornem mais numerosos, e entrem e tomem posse da terra que o SENHOR Deus jurou dar aos nossos antepassados. 2 Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto [i.e. lugar privado de farturas, despojado, evitado pelo ser humano] esses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou [i.e. os colocou a um nível de modéstia, simplicidade, seriedade ou sobriedade] e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não [i.e. se estavam dispostos, desejosos ou não] a obedecer aos seus mandamentos [i.e. submeterem-se às Suas Instruções de vida]. (Dt.8:1,2 NTLH)

2. Guiado pelo Pai ao deserto, Jesus foi tentado pelo Diabo, mas Se manteve firme aos objetivos de Deus

Então o Espírito Santo [i.e. o Espírito que nos estimula a termos uma vida santificada ou dedicada a Deus] levou [i.e. impeliu, estimulou, fez com que] Jesus ao deserto [i.e. lugar despojado, solitário, abandonado] para ser tentado [i.e. para que a obediência à Palavra de Deus, a fé e as virtudes do caráter fossem provadas] pelo Diabo [i.e. o Acusador]. (Mt.4:1 NTLH)

No deserto, Satanás surge para tentar Jesus quanto à Sua integridade aos objetivos de Deus para a Sua vida e missão. As respostas de Jesus ao Diabo provêm das Escrituras e, quanto à elas, nós devemos observar o seu contexto. Vejamos as tentações:

A. Transforme as pedras em pães. (4:3,4) Como Jesus poderia “andar e obedecer” a Deus, passando necessidades e faminto? O que o “evangelho” dos nossos dias promete? Jesus respondeu que, tanto o pão como qualquer outro recurso deste mundo, “nem sempre são necessários” ao cumprimento dos objetivos divinos. (vd. Deuteronômio 8:2,3).

B. Muitos O procurarão, caso faça algo sensacional. (Mt.4:5-7) O Diabo cita os versos 11 e 12 do Salmo 91, mas retirando o sentido deles ao retirá-los do contexto. O salmista ensina que ao estarmos em perigo e, diante de inimigos, como é importante conhecermos a Deus e buscá-Lo, a fim de confiarmos na Sua ajuda. Como muitas igrejas, hoje em dia, transformaram suas reuniões para que pessoas sejam atraídas a elas?

Jesus responde a Satanás também com as Escrituras, dizendo: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” (vd. Deuteronômio 6:16) Jesus Se refere à proposta satânica como um meio de seduzir as pessoas pelo fascínio, sedução ou encantamento. Jesus deixa claro que isso é um desrespeito a Deus, rouba a Sua glória e é uma provocação à Sua paciência.

C. Coloque-se abaixo de mim e me sirva; então, eu lhe darei todas as nações como também as suas riquezas! (Mt.4:8-10) Jesus manda Satanás embora e cita Deuteronômio 10:20 como resposta. O que mais tem sido pregado em muitas igrejas hoje em dia?

Portanto,

  1. A falta de recursos e a fragilidade física não devem impedi-lo de servir Deus;
  2. Confie na fidelidade de Deus, mas, antes, seja fiel a Ele e à Sua Palavra;
  3. Preocupe-se em se manter unido a Deus e confie nas Suas ricas promessas em Cristo.

A minha esperança é que, guiados pelo Espírito do Pai, compreendamos que Deus e seus recursos são a nossa força, que a nossa vontade não deve estar acima da Dele e que Ele deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas. Permitamos que o Espírito do Pai nos guie para estas ações!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2025. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação