Skip to content Skip to footer

Jesus, minha Luz na escuridão

 

Texto base:

Efésios 1:18

Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo. (Ef.1:18 NTLH)

Apesar de aprendermos muitas verdades da Palavra de Deus, nós não sabemos e não compreendemos tudo. Devido a ideias, dúvidas e contradições, mediante ao que vemos e sentimos, enfrentamos conflitos internos, os quais intensificam o nosso estado de fragilidade tanto emocional como espiritual. Deus, pala Sua infinita misericórdia, Se oferece como a verdadeira “Luz”, a fim de que as áreas “escuras” em nossas mentes sejam iluminadas e passemos a confiar n’Ele e nas Suas Instruções e promessas.

— As lutas revelam suas fragilidades e Deus as usará para Se revelar a você —

Nós olhamos para a vida com seriedade, tentando entendê-la, mas, quando não obtemos respostas, tendemos à melancolia (abatimento, desânimo, tristeza profunda). Então, buscamos respostas em livros, posts, músicas ou nas redes sociais acerca da realidade e complexidade da vida.

O problema é que, ansiosos por respostas, mas, desatentos, damos ouvidos a ideias e opiniões de pessoas que não são plenamente fiéis aos propósitos de Deus. Confundidos por tanta filosofia sem propósitos divinos, a nossa esperança em Deus e nas Suas bênçãos se enfraquece.

— A falta de respostas pode fazer de você uma pessoa desanimada ou melancólica —

Parece que gostamos mais de discussões e ideias sem sentido bíblico e, por isso, esquecemos das grandes declarações divinas, cujas palavras são “lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos” (cf. Sl.119:105). Sabendo que Deus é a nossa “Luz”, assim como a Sua Palavra, precisamos orar para que certas áreas escuras de nossas almas sejam iluminadas pela “Luz” das Instruções do Eterno.

— A “luz” proveniente da Palavra de Deus é o meio divino para guiá-lo na escuridão —

1. A luz e a escuridão, o que são?

No mundo físico, a luz é o que é emitido pelo sol, fogo ou por uma lâmpada. A resposta é simples e precisa. Todavia, o que é escuridão? Garanto que a resposta não será tão simples e tão precisa, pois a definiremos de acordo com “a luz” que possuímos. A sua definição dependerá de como a nossa mente a interpretará, conforme o nosso conhecimento da Palavra de Deus.

A escuridão é definida pela luz ou pelo conhecimento que você possui da Palavra de Deus

2. Por que temos olhos?

A luz, como a vivenciamos no mundo, é uma radiação eletromagnética. Em outras palavras, a luz, na verdade, é uma coisa, uma matéria. Mas a escuridão é a ausência de luz e, portanto, não é nada. Em outras palavras, a escuridão não é uma coisa, mas a ausência da luz.

Quando negamos à luz de espargir seu brilho sobre a realidade que vemos, nós damos materialidade à escuridão. Quando dizemos que a escuridão é a verdade, negamos a realidade da luz, entregando-nos à ignorância. Sem a luz, a palavra “escuridão” não tem sentido.

Busque a “Luz” divina para enfrentar e superar a escuridão

3. Há razões para a luz existir

Deus nos criou com olhos físicos pelo fato de a luz existir, pois não os teríamos se vivêssemos em um mundo plenamente escuro. Embora milhões de pessoas possam sobreviver e prosperar sem a capacidade física de ver, elas só conseguem seus objetivos com a ajuda dos que enxergam. Deus nos deu “olhos espirituais”, a fim de que, percebendo o mal, não caiamos nele e, do mesmo modo, ajudemos aos que estão espiritualmente cegos. (cf. 2 Co.4:4)

A “Luz” divina lhe dá a capacidade de perceber Deus em seus momentos sombrios

4. Por que Deus nos deu olhos espirituais?

A sombra apenas prova a realidade da luz do sol e Deus nos deu olhos físicos porque a realidade em que vivemos exige. Mas, além de nossas percepções físicas, possuímos percepções espirituais e as temos, porque a realidade em que vivemos as exige. Deus não nos teria dado “olhos espirituais” se não precisássemos deles.

Os olhos físicos nos revelam a realidade do mundo em que existimos, mas os “olhos espirituais”, a nossa realidade (o sentido de nossas vidas) em um mundo obscuro, amante das trevas e rebelde a Deus. Caso não possuíssemos “olhos espirituais”, não saberíamos discernir a maldade e a estupidez, tanto espiritual como moral, do mundo em que vivemos.

Os olhos espirituais revelam a realidade deste mundo e razões para que
você não se iluda com ele

Os nossos olhos físicos não têm poder para nos dar a percepção ou o discernimento moral e espiritual, tanto das circunstâncias como das pessoas. Eles apenas nos dão a capacidade de ver. O nosso problema está na mente ou na nossa alma e acerca da base que possui para julgar as coisas. Talvez, você me pergunte: “Onde estão esses “olhos espirituais e como posso tê-los?” Eles existem e estão em Deus. Todavia, Ele os dá aos que O buscam com honestidade e fidelidade. Observe as palavras de Paulo:

Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo. (Ef.1:18 NTLH)

5. A “Luz” depende da escuridão para existir?

A escuridão não é uma coisa, mas ela é a ausência da luz, assim como a ignorância é a ausência do conhecimento e a estupidez da sabedoria. Então, definimos a escuridão a partir do que conhecemos da “Luz”. É óbvio que a luz não depende da escuridão para existir. Observe as palavras do apóstolo João:

“A luz (Jesus) brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la”. (João 1:5 NTLH)

Você pode usar algo para obstruir a luz do sol e produzir uma sombra que tornará o seu entorno sombrio ou escuro, mas essa obstrução não extingue (não supera) a luz do Sol, assim como o seu calor que, em muitas ocasiões, nos incomoda. A sombra apenas prova o poder e a existência de Deus e ela não consegue negar ou extinguir a Sua realidade e os incômodos que Ele lhe provoca.

Observe as palavras de Davi:

7 Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? 8 “Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também.” 9 Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, 10 ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas. 11 “Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite;” 12 mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão. (Sl.139:7-12 NTLH)

A escuridão prova que o poder e a realidade de Deus não podem ser extinguidos

6. O que a “Luz” divina nos dá?

Temos olhos físicos para vibrarmos com a luz solar, pois sob ela andamos com mais segurança. Por meio de “olhos espirituais”, celebramos a “Luz” da presença de Deus e, andando sob ela, nossa alma se portará mais segura, sábia e prudente.

Quanto aos olhos físicos, basta abri-los e você “verá” o que existe neste mundo e o que acontece ao seu redor. Todavia, os “olhos espirituais” trazem algo a mais: eles nos trazem a “Luz divina” para o nosso interior, a fim de termos a percepção do que está por trás do que vemos – o bem (os propósitos de Deus) ou o mal (o que se opõe a Deus e à sua Palavra).

Assim como você não pode negar a luz e o calor do Sol, saiba que isso também se dá acerca de Deus. Você pode criar uma obstrução para tentar apagar a “Luz” do Eterno, mas não poderá escapar do incômodo de Sua voz, pois Deus almeja fortalecer sua alma. Portanto, quando você aceita viver sob a Sua “Luz”, será fortalecido pela ajuda que Ele dá.

A “Luz” divina nos dá a Vida por meio de Cristo Jesus

Os nossos olhos naturais nos fornecem a visão da realidade e as complicações deste mundo. Contudo, por meio dos “olhos espirituais”, recebemos a “Luz” divina, ou seja, Cristo Jesus, que nos ensina acerca de como devemos andar para superarmos a escuridão (ignorância de Deus). D’Ele recebemos força (poder espiritual) para resistirmos às pressões (aflições) e o perdão de nossos pecados (omissões, maldades e perversidades).

A “Luz” divina que este mundo não consegue apagar é Jesus, e os rebeldes a Deus O tem como Aquele que muito os “incomoda”. Assim como a escuridão prova a realidade da luz do Sol, as questões humanas provam suas limitações e a dependência de Deus. Quem se entrega a Jesus, encontra a “Luz” que tem o poder para dissipar as sombras de sua alma. Quem se entrega a Cristo e O segue como Seu aluno ou discípulo é porque encontrou a “Luz” que dá a vida.

De novo Jesus começou a falar com eles e disse: —Eu sou a luz do mundo; quem me segue [quem se une a Mim] nunca andará na escuridão [na ignorância dos planos de Deus], mas terá a luz da vida [o brilho e o poder da Vida Eterna em suas almas]. (Jo.8:12 NTLH)

A minha esperança é que essa meditação tenha lançado alguma luz necessária à sua vida e que você possa compartilhar com alguém que você deseja o bem.

Que Deus nos abençoe!

PARA VOCÊ REFLETIR E ESTUDAR

“JESUS, MINHA LUZ NA ESCURIDÃO”

Efésios 1:18

Diante do SENHOR e com a ajuda d’Ele, procure refletir sobre as questões. Leia as referências adicionais e procure compreendê-las ao relacioná-las aos conceitos apresentados nos textos da meditação.

INTRODUÇÃO:

— As lutas revelam suas fragilidades e Deus as usará para Se revelar a você —

De que maneira os conflitos internos e as lutas externas que você enfrenta, mesmo após aprender verdades da Palavra de Deus, revelam as suas fragilidades (espiritual e emocional), e como você pode encontrar força para superar essas adversidades?

  • Reflita sobre o impacto das lutas internas e externas em sua vida espiritual e emocional, levando à busca de estratégias ou práticas que possam fortalecer sua fé, mesmo diante de conflitos, dúvidas e sofrimento no mundo. Qual é a importância da Palavra de Deus (as Escrituras, a Bíblia) nessas situações?

— A falta de respostas pode fazer de você uma pessoa desanimada ou melancólica —

Como as influências externas de opiniões sem fé podem nos conduzir a um estado de melancolia e desespero, e de que maneira podemos proteger nossa mente e coração para não nos afastarmos da esperança e da confiança em Deus?

  • Reflita sobre o impacto das filosofias sem sentido na sua vida espiritual e emocional, além de buscar maneiras de manter a fé, mesmo diante das vozes externas que tentam desviar o seu foco de Deus e conduzi-lo à confusão e escuridão espiritual.

A “Luz” proveniente da Palavra de Deus é o meio divino para guiá-lo na escuridão

De que maneira nossas escolhas por palavras filosóficas e sem propósito bíblico podem nos afastar da luz de Deus e de Sua Palavra, e como podemos garantir que nossas almas permaneçam envoltas na luz divina, ao invés de serem tomadas pela escuridão?

  • Reflita sobre o perigo de se afastar das declarações claras da Palavra de Deus, que pode conduzi-lo a uma vida espiritual confusa, e como a luz da Verdade divina pode guiar suas decisões e caminhos, protegendo-o da escuridão espiritual.
  1. A luz e a escuridão o que são? A escuridão é definida pela luz ou pelo conhecimento que você possui da Palavra de Deus.

— Como a sua percepção da escuridão depende do seu conhecimento da Palavra de Deus e de que maneira essa interpretação afeta a sua compreensão espiritual e emocional das situações que enfrenta na vida?

  • Reflita sobre como a escuridão, tanto física quanto espiritual, é definida pela luz que há em sua alma, e como essa luz ou a falta dela influencia a forma como você interpreta o mundo e as experiências ao seu redor.
  1. Por que temos olhos? Busque a “Luz” divina para enfrentar e superar a escuridão.

— De que maneira a negação da luz espiritual em nossa vida dá materialidade à escuridão, e como isso nos leva a uma falsa percepção da realidade, resultando na entrega à ignorância?

  • Reflita sobre o impacto de rejeitar a luz, seja física ou espiritual, e como isso pode conduzi-lo a interpretar a escuridão como verdade, distorcendo a sua percepção da realidade e afastá-lo tanto da sabedoria como da Verdade divinas.
  1. Há razões para a luz existir? A “Luz” divina lhe dará a capacidade de perceber Deus em seus momentos sombrios.

— Como a existência da luz física e espiritual revela a intenção divina de nos proporcionar uma visão mais profunda da realidade, e de que maneira os “olhos espirituais” capacitam tanto aqueles que podem ver fisicamente quanto os que não podem viver de acordo com a verdade de Deus?

  • Reflita sobre como a luz física e espiritual se complementam e sobre como os “olhos espirituais” oferecem uma visão transcendente, permitindo que todos, independentemente de suas limitações físicas, possam alcançar a verdade e os propósitos de Deus.
  1. Por que Deus nos deu olhos espirituais? Os olhos espirituais revelam a realidade deste mundo e razões para que você não se iluda com ele.

— Leia Efésios 1:18 e reflita sobre as razões de Deus nos ter dado olhos espirituais, conforme o texto da meditação.

Olhos espirituais revelam as verdades de Deus e o liberta da estupidez e dos perigos mundanos.

— De que forma a consciência da necessidade de “olhos espirituais” nos ajuda a discernir as realidades espirituais e morais que cercam nosso mundo, e como podemos usar essa percepção para orientar e proteger aqueles que estão próximos a nós?

  • Reflita sobre a importância de ter “olhos espirituais” para entender melhor as armadilhas e perigos que existem no mundo, além de explorar como essa percepção pode motivá-lo a agir em amor e responsabilidade em relação aos outros.
  1. A “Luz” depende da escuridão para existir? a escuridão prova que o poder e a realidade de Deus não podem ser extinguidos.

— Como a metáfora da sombra e da luz do Sol pode ser usada para explicar a realidade de Deus e a impossibilidade de extinguir Sua presença, mesmo diante dos desafios e incômodos que Ele pode provocar em nossa vida?

  • Reflita sobre a simbologia da sombra como algo temporário e superficial em relação à Verdade eterna e inextinguível de Deus.

Leia as palavras de Davi no Salmo 139:7-12. O que você pôde compreender das palavras de Davi?

  1. O que a “Luz” divina nos dá? A “Luz” divina nos dá a Vida verdadeira por meio de Cristo Jesus.

— De que forma a comparação entre a luz física do Sol e a ‘Luz divina’ de Deus o ajuda a entender o impacto espiritual de viver sob a orientação de Deus e a importância de aceitar essa luz em nossas vidas?

  • Reflita sobre o papel transformador da presença de Deus em sua alma, comparando a segurança física proporcionada pela luz solar com a segurança espiritual oferecida pela “Luz divina”.

Conclusão:

Leia João 8:12. Como a metáfora da ‘Luz’ de Jesus, que não pode ser apagada pela escuridão, convida-o a encontrar respostas e a dissipar as dúvidas em sua alma ao se entregar a Ele?”

Reflita sobre o papel transformador de Jesus como a “Luz” que traz clareza, vida e respostas para as incertezas da alma, contrastando com a escuridão à qual o mundo se submete.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação