Skip to content Skip to footer

Jesus nos encoraja a orar

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Lucas 11:9-13

Texto Base:         

9 Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.10Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.  11Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe?  12Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião?  13Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem! Lc. 11:09-13

Peçam, busquem e batam. Os três verbos estão no imperativo, então, são ordenanças para os cristãos. Se pedirmos, buscarmos, batermos e continuarmos fazendo isso, receberemos, acharemos e a porta se abrirá.

No verso 13, Jesus fala o que devemos pedir e nos será dado: Ele mesmo, por meio do Espírito Santo.

26 Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. 27E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Rm 08:26-27

A vontade de Deus está expressa em Sua Palavra. Na Bíblia, encontramos as ordens de Deus, Seus ensinamentos, admoestações e Suas promessas para nós. Ao orarmos a Deus, devemos nos lembrar das Suas promessas e daquilo que o Senhor já nos disse ser a Sua vontade.

1. O que estamos pedindo?

Muitas vezes não recebemos o que pedimos, porque a nossa motivação está errada, não está alinhada com o caráter, propósitos e vontade de Deus.

Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. 3 E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres. Tg. 04:2-3

Precisamos ter coragem e entrar na presença de Deus em oração com expectativa e perseverança, orando pela restauração das nossas vidas, nossas famílias, nossa igreja e nosso País.

4 Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. 1 Jo. 05-14

Não há Cristianismo sem oração; não há crentes cheios do Espírito Santo sem oração; não há poder de Deus para a igreja sem oração; não há milagres sem oração; não há conversões e restauração de vidas sem oração. Oração, obediência e ação devem caminhar juntas.

16 Estejam sempre alegres, 17orem sempre 18e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. (1 Ts 5:16-18)

O apóstolo Paulo foi considerado o maior teólogo da História e um homem que teve uma vida dedicada a oração. Em todas suas cartas, vemos ele orando pelos cristãos, pelas igrejas e pelo Evangelho de Jesus Cristo; portanto, podemos aprender com ele como estruturar nossas orações.

Analisemos a carta aos Colossenses 1:9-12

9 Por esse motivo, desde o dia em que ficamos sabendo de tudo isso, nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá. 10 Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais. 11Pedimos a Deus que vocês se tornem fortes com toda a força que vem do glorioso poder dele, para que possam suportar tudo com paciência. 12E agradeçam, com alegria, ao Pai, que os tornou capazes de participar daquilo que ele guardou no Reino da luz para o seu povo. Cl. 1:09-12

O que Paulo nos ensina sobre a oração nesses versículos?

  • A ORAÇÃO DEVE SER PERSISTENTE (v.9)

Orar é uma batalha, trava-se uma guerra nas regiões celestiais, exige-se atitude firme, esforço do corpo e da alma, e isso traz cansaço, e por isso, muitos desistem de orar, desanimam no meio da caminhada, pois não querem esperar pelo tempo de Deus.

Paulo disse que nunca parou de orar por aqueles irmãos.

  • O CONTEÚDO DA ORAÇÃO DEVE SER CONHECER A PLENITUDE DA VONTADE DE DEUS, TODA A SABEDORIA E COMPREENSÃO QUE O ESPÍRITO DE DEUS DÁ. (v.9)

O PROPÓSITO DA ORAÇÃO:

A – Adquirir sabedoria espiritual; (v.9)

B – Reconhecer a necessidade de buscar ter uma vida digna, (v.10)

  • vivendo para agradar a Deus (v.10)
  • frutificando em toda boa obra (v.10)
  • crescendo no pleno conhecimento de Deus (v.10)
  • sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da Sua Glória (v.11)

– A CAPACITAÇÃO POR MEIO DA ORAÇÃO:

Paulo ensina que, por meio da oração, somos capacitados por Deus a enfrentar os grandes desafios da vida cristã.

A – Aprender a suportar tudo com paciência (v.11)

B – Aprender a sempre agradecer pelo que Jesus fez por nós ao nos libertar do poder da escuridão, por ter aberto nossos olhos para a luz do Evangelho e pela esperança da vida eterna. (v. 12,13)

Paulo orou dessa maneira pelos cristãos de Colossos, os quais ele nem conhecia. Dessa forma, devemos orar por nós mesmos, por nossa família, nossa igreja, pela igreja ao redor do mundo.

2. Como está nossa vida de oração?

Quanto mais você conhece a Deus, mais você quer falar com Ele, mais você quer estar em sua presença, mais você quer buscar Sua face.

Não é a oração que é poderosa e muda as situações, mas é quando a igreja, que é fraca, ora, que nosso Deus todo poderoso age e muda as circunstâncias.

Observamos o agir de Deus na vida dos homens da Bíblia que oravam com fé, perseverança e devoção.

  • Abraão intercede por Ló e Ló é poupado;
  • Jacó luta com o Anjo do Senhor até ser abençoado;
  • Moisés intercede pelo povo quando fica irado por ele ter feito o bezerro de ouro, e Deus não destrói o povo;
  • Ana ora com todas as forças e alma, pedindo um filho, a ponto de Eli pensar que estava bêbada;
  • Samuel ora pela nação e diz que se deixasse de orar, estaria pecando;
  • Ezequias ora para que Judá não seja atacada pelos assírios e é atendido. Também ora diante de sua sentença de morte e Deus lhe concede mais 15 anos de vida;
  • Daniel ora pelo quebrantamento dos corações endurecidos do povo que estava no cativeiro;
  • Neemias ora pela restauração de Jerusalém;
  • Jesus orava sempre;
  • Paulo orava sem cessar em todas as ocasiões;
  • Os discípulos permaneceram em Jerusalém orando até que desceu do céu o Espírito Santo no dia de Pentecostes.

O nosso Deus maravilhoso é o mesmo; Ele não muda, continua respondendo nossas orações quando surgem as adversidades, Ele está nos despertando para orar, Ele nos capacita a enfrentar os grandes dramas da vida, pede que O invoquemos e promete nos ajudar.

“Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão”. Sl.50:15

A igreja precisa orar e clamar pelo poder do Espírito Santo para que haja uma restauração espiritual na vida das pessoas e da igreja. Precisamos de uma manifestação poderosa de Deus para despertar os corações, acender a chama do primeiro amor, levantar os que estão apáticos, encorajar os que estão amedrontados.

Devemos clamar pela conversão dos que ainda não conhecem a Deus, para o que o Espírito Santo os convença do pecado de uma vida afastada de Deus, para que o Senhor alcance seus corações e abra os olhos espirituais, libertando-os dos enganos que o inimigo das nossas almas usa para distorcer o Evangelho de Jesus e aprisioná-los.

É preciso que a igreja tenha sede de Deus, entenda seu papel neste mundo e ore para que todos entendam o tempo que estamos vivendo e tudo o que Deus está permitindo que aconteça.

14 então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo. 2 Cr. 07:14

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação