Skip to content Skip to footer

Texto base:

João 11:25-27

25 “Então [vd. versos 17-24] Jesus afirmou: — EU SOU a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;” 26 e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? 26 e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? 27 — Sim, senhor! —disse ela. — Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo. (Jo. 11:25 NTLH)

1. Como cristão, há uma batalha que você não deve negligenciar

A morte é a sua grande inimiga! (vd. 1 Coríntios 15:26) Muitos vivem para negligenciar a morte e preferem não pensar sobre ela. Nós não gostamos de falar acerca dela e fingimos que ela nunca virá até nós, mas a “morte física” é inevitável. (vd. Salmos 89:47,48) Aquele que, ao longo dos seus dias, persevera nas Instruções e na vontade de Deus, sabe que, depois de morrer, terá de se apresentar diante Dele para receber o Seu justo juízo. (vd. 2 Coríntios 5:10; Hebreus 9:27)

No entanto, há outro tipo de morte que nos aflige – a “morte espiritual”. (vd. Efésios 2:1-3) Nós temos sido chamados por Deus, a fim de sermos instruídos nas Escrituras, para lutarmos constantemente contra essa característica da morte. A razão dessa luta é para que não vivamos afastados de Deus, das Suas Instruções, e que nos mantenhamos fiéis a Ele em todas as situações. (vd. Romanos 13:8-14; Gálatas 5:16-26; 1 Pedro 1:11,12)

Em algum momento, no futuro, certas pessoas estarão mortas, seja de modo físico ou espiritual (afastadas de Deus). A morte física nos perturba porque ela é fria e dura, mas quem se prepara para ela “terá” a Vida Eterna e “verá” a Deus como Ele é em toda a Sua glória. A morte espiritual, no entanto, é paulatina, mas quem persevera ao lutar contra ela, ajudado por Deus, “tem” a Sua presença e “verá” a manifestação da Sua glória nesta vida.

Quando nós somos confrontados pelo Evangelho e cremos que essas duas características da morte são reais, começamos a refletir sobre a nossa confiança e esperança em Deus, tanto para esta vida como para a “Vida” que virá em breve.(vd. Mateus 6:33; Filipenses 4:19; Hebreus 9:27; Jó 19:25)

O contexto do nosso texto base está em todo o capítulo de João 11. Ele começa com Lázaro, o amigo íntimo de Jesus, estava adoentado e suas irmãs, Maria e Marta, enviam uma mensagem a Jesus, para que Ele fosse a Betânia, de imediato. (João 11:1–3) Mas Jesus não atendeu ao pedido delas e esperou por mais dois dias, até que Lázaro morresse. (João 11:4-7,11,14) Jesus sabia o que realizaria e como, pelo Seu grande poder, revelaria a grandeza de Deus; por isso agiu desse modo.

2. Jesus sempre terá algo a lhe dizer; portanto, procure ouvi-Lo e compreendê-Lo

A decepção de Maria revela a condição de muitos cristãos: já é tarde demais para ouvir o que Jesus tem a me dizer

Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Porém Maria ficou sentada em casa. (Jo.11:20 NTLH)

Sabemos que Marta e Maria receberam a notícia de que Jesus estava vindo até elas. Todavia, enquanto Marta saiu ao encontro Dele, Maria permaneceu sentada em casa, diferente de quando se assentava diante do Seu Mestre para ouvir o que Jesus tinha a dizer. (vd. Lucas 10:39) Sua atitude, ao ficar sentada em casa, dá a ideia de ela estar muito triste, desanimada e decepcionada com Jesus. Tendo a sua esperança esvaziada, por Jesus não ter vindo no momento em que Ele foi chamado, ela preferiu não ouvir o que o Mestre tinha a dizer.

A decepção de Marta revela a condição de muitos cristãos: aconselhar sobre o que Jesus deveria ter feito como o que Ele tem de fazer

Embora o texto revele a depressão de Maria, ele também mostra que ambas, tanto Marta como Maria, estavam decepcionadas com Jesus; porém, Marta, de súbito, tomou a decisão de ir ao encontro do Mestre para ouvi-Lo, mas, antes disso, ela lhe falou desse modo:

21 Então Marta disse a Jesus: — Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! 22 Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele. (Jo.11:22 NTLH) (Jo.11:21,22 NTLH)

Marta não tinha ciência do final da história. Ela não tinha a menor ideia de que Jesus ressuscitaria Lázaro, o seu irmão. Decepcionada, segundo ela, pelo “atraso” de Jesus, mesmo assim, ela pediu que Ele falasse com Deus, a fim de que Ele “desse um jeitinho” de seu irmão ressuscitar para a Vida Eterna.

O pedido de Marta a Jesus tinha um caráter egoísta e sem muita base bíblica, pois a entrada no Reino de Deus e o desfrute de Suas bênçãos não dependem de uma seleção, por mais divina que ela seja. Ela depende da fidelidade a Deus, do cuidado para com a Vida que Ele oferece, da observação às Suas instruções e do compromisso aos Seus objetivos, através das “boas obras” em Cristo.

3. Jesus é a ressurreição e Ele é a Vida Eterna. Você tem acreditado nisso?

Jesus procura confortar o coração de Marta, dizendo que Lázaro iria ressuscitar (vd. João 11:23), mas ela não compreendeu as palavras do Mestre. Jesus toma a crença de Marta sobre a ressurreição no “último dia” (vd. Daniel 12:1,2; 1 Coríntios 15:42-49) e a redireciona para Si. Nas palavras de Jesus, existe uma série de elementos que demandam considerações.

“Então Jesus afirmou: —Eu sou a ressurreição e a vida [i.e. “Marta, Eu Sou a Vida Eterna, Aquele que tem o poder para levantar o ser humano da sua condição mortal para lhe dar a Vida Verdadeira, e Sou Eu, o Eterno, Quem está lhe afirmando isso!”].Quem crêemmim [i.e. aquele que se mantém espiritual e moralmente comprometido Comigo, em relação às Minhas Instruções e aos Meus objetivos neste mundo], ainda que morra [i.e. mesmo depois de morrer], viverá [i.e. terá como recompensa a Vida completa, abundante ou eterna]; 26 e quem vive e crê em mim [i.e. e quem atua neste mundo para revelar as Minhas Instruções e objetivos, por manter vivo o seu compromisso Comigo] nunca morrerá. Você acredita nisso?” [i.e. “Marta, você tem vivido para esse fim, por estar acreditando nisso?”] (Jo.11:25 NTLH)

Cuidado para não usar essa Escritura a fim de afirmar que Deus Se obriga a lhe devolver tudo o que você perdeu, pois isso “não é bíblico” e carece de muitas explicações. Nem Jó recebeu de volta tudo o que perdeu. Seus filhos e noras não ressuscitaram, e sua riqueza, porque assim Deus desejou, foi-lhe dada em dobro. Naquele dia, Jesus levantaria Lázaro dentre os mortos para mostrar que Ele era o Cristo, o Messias, enviado por Deus à humanidade.

Antes de ressuscitar Lázaro e em resposta à Marta, Jesus tratou com suas crenças e do seu estado emocional, pois, para ela e Maria, nada mais poderia ser feito. Entre os judeus, havia a crença de que uma pessoa só poderia ser divinamente ressuscitada até o terceiro dia, mas Jesus ressuscitou Lázaro no quarto dia, quando já cheirava mal. Por acaso, isso seria uma impossibilidade para que Deus manifestasse o Seu grande poder? Claro que não!

38 Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, 39 e ordenou: — Tirem a pedra! Marta, a irmã do morto, disse: — Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado! 40 Jesus respondeu: — Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus? (Jo.11:38-40 NTLH – vd. João 11:41-45)

Este mundo tem nos conduzido a muitos sofrimentos e precisamos da ajuda divina. Por isso, que os enfrentemos com toda a esperança em Jesus. Todavia, antes que Jesus cumpra Suas promessas ou faça qualquer coisa por nós, Ele espera que nos sujeitemos às Suas instruções e permaneçamos firmes no nosso compromisso com os Seus propósitos, a fim de O conhecermos cada vez mais e sermos recompensados pelo Pai Eterno.

Que nós nunca nos esqueçamos de que Jesus é o nosso SENHOR e Salvador eterno, Aquele que sempre está presente e, por isso, Jesus nunca Se atrasa, pois sempre está cuidando de nós!

Que Deus nos abençoe!

Reflita:

  • Leia 1 Coríntios 15:26. Qual é o único inimigo a ser destruído? Como nós, seres humanos, lidamos com a morte e como deveríamos nos preparar para ela?
  • Leia Salmos 89:47,48. O que o salmista fala sobre a vida? O que ele pede a Deus para que as pessoas se lembrem? Alguém pode escapar da sepultura? O que se sucederá após deixarmos esta vida, segundo o que Paulo declarou em 2 Coríntios 5:10? Que relação você pode fazer deste texto bíblico com Hebreus 9:27?
  • A Palavra de Deus fala de dois tipos de morte e quais são elas? Como é a vida daquele que está morto para Deus ou afastado Dele, conforme Efésios 2:1-3? Então, qual é a razão de lutarmos contra a morte espiritual?
  • Qual é a experiência daquele que se prepara para enfrentar a morte física e o que luta contra a morte espiritual?
  • Qual é a finalidade de sermos confrontados pelo Evangelho, a fim de crermos na realidade desses dois tipos de morte?
  • Por que Jesus não foi imediatamente à casa de Lázaro, assim que soube da sua doença? Leia João 11:1-7,11,14.
  • No que muitos cristãos se assemelham às atitudes de Marta e Maria?
  • Por que o pedido de Marta a Jesus tinha um caráter egoísta e sem um fundamento bíblico sólido?
  • Leia João 11:25. O que você pode aprender sobre a Pessoa de Jesus e sobre como deve ser a nossa vida ressurreta Nele? Que cuidados você deve tomar, para não cair em exageros ou distorções de João 11:25?
  • Por que Jesus esperou o quarto dia para ressuscitar Lázaro? Como se deu a ressurreição de Lázaro, pelo poder de Jesus? Qual foi a reação das pessoas presentes? Leia João 11:38-40 e a seguir, os versos 41-45.
  • O que você nunca deve se lembrar acerca do seu relacionamento com Jesus?

 

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação