FAÇA DOWNLOAD:
Apocalipse 19:1-10
Muitas pessoas perguntam sobre como será o fim da humanidade. Muitos estudam a História no passado, tentando encontrar algum sinal que os ajude a entender o que acontecerá no futuro.
Os capítulos 19 e 20 do livro do Apocalipse registram alguns acontecimentos que ocorrerão antes de a humanidade ter seu ciclo encerrado. Depois disso, a Bíblia relata sobre o aparecimento de novos céus e a nova Terra.
Após a queda da atual Babilônia, ou seja, da “Famosa e Grande Prostituta”, ouviu-se uma voz que pedia que os Céus se alegrassem:
& Alegrem-se, ó céus, por causa da destruição dessa cidade! Alegrem-se, povo de Deus, apóstolos e profetas! Pois Deus a condenou pelo que ela fez a vocês! (Ap.18:20 NTLH)
O texto em que iremos meditar nesta noite nos fala de três razões dessa alegria celestial:
1. Primeira razão: A condenação e o castigo Divino sobre a Famosa Prostituta. (1:1-4)
& 1 Depois disso ouvi no céu uma voz forte como se fosse a de uma grande multidão, que dizia: – Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus! 2 Os seus julgamentos são verdadeiros e justos. Ele condenou a famosa prostituta que corrompia a terra com a sua imoralidade. Deus a castigou porque ela havia matado os servos dele. 3 E a multidão disse outra vez: – Aleluia! A fumaça do incêndio da grande cidade sobe para todo o sempre. 4 Então os vinte e quatro líderes e os quatro seres vivos caíram de joelhos e adoraram a Deus, que estava sentado no trono, e disseram: – Amém! Aleluia! (Ap.19:1-4 NTLH)
Não foi apenas o sistema satânico do Anticristo que contaminou a humanidade e que a fez se afastar de Deus, mas também o sistema religioso apóstata (aquele que abanda a verdadeira fé). Além do mais, Deus culpou a ambos de perseguirem Seus filhos e martirizá-los.
Reparemos que o cântico não fala do alívio dos que habitam naquele momento no Céu, mas ele enfatiza a grandeza e o caráter de Deus.
O cântico tem seu início com a palavra “Aleluia”, a qual significa “louvor ao Senhor”. No texto ela aparece no sentido de uma convocação; então, o sentido é “louvem ao Senhor”!
Os Céus louvam a grandeza e o caráter ou atributos de Deus, ao dizerem: “A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus!” E mais: “Os seus julgamentos são verdadeiros e justos.” Como seria bom se os nossos cânticos atuais expressassem ou falassem mais sobre os atributos de Deus! Como seria bom se os nossos louvores nos levassem a respeitarmos e a temermos a Deus, em vez de provocar apenas emoções passageiras em nosso meio!
2. Segunda razão: Deus mostra o poder do Seu Reino. (1:5,6)
& 5 Então veio do trono o som de uma voz, que dizia: – Louvem o nosso Deus, todos os seus servos, todos os que o temem, tanto as pessoas importantes como as humildes! 6 Aí ouvi um som que parecia a voz de uma grande multidão, como o barulho de uma grande cachoeira ou como fortes trovões, que dizia: – Aleluia! Pois o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso, é Rei! (Ap.19:5,6 NTLH)
João ouve uma voz que vem do Trono na forma de uma convocação: “Louvem o nosso Deus, todos os seus servos, todos os que o temem“. Quem pode louvar ao Senhor? Somente aqueles que O temem! O verbo temer está no gerúndio, portanto, o sentido é: “Louvem o nosso Deus, todos os seus servos, que O estão temendo ou respeitando“.
O verdadeiro louvor surge nos lábios e do coração daqueles que vivem respeitando a Deus como o grande Senhor, o Todo-Poderoso. O louvor não é um entretenimento, mas uma declaração de amor, conhecimento e de respeito a Deus, de pessoas que vivem em submissão a Ele.
No verso 6,
nós lemos a frase “o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso, é Rei!“, e o sentido é que o Senhor está, de fato, reinando. Deus sempre reinou no Céu, mas agora Ele está tomando o trono que Satanás sempre ambicionou.
Deus permitiu que homens e anjos perversos praticassem o mal, porém, nesse momento, chegou a hora de a vontade de Deus ser feita na Terra como ela é feita no Céu.
Há muitas coisas que nós não entendemos, e uma delas é o tempo de Deus. Porém, devemos sempre lembrar a nós mesmos que o verdadeiro cristão se sujeita ao calendário Divino e, confiante, segue em um espírito de fidelidade e obediência ao Senhor.
3. Terceira razão: O casamento eterno de Jesus com a Sua Igreja. (1:7-10)
Chegou a hora da celebração da união entre o “Cordeiro” (Jesus) a Sua noiva (Igreja).
& 7 Fiquemos alegres e felizes! Louvemos a sua glória! Porque chegou a hora da festa de casamento do Cordeiro, e a noiva já se preparou para recebê-lo. 8 A ela foi dado linho finíssimo, linho brilhante e puro para se vestir. O linho são as boas ações do povo de Deus. 9 Então o anjo me disse: – Escreva isto: “Felizes os que foram convidados para a festa de casamento do Cordeiro! ” E o anjo disse ainda: – São essas as verdadeiras palavras de Deus. 10 Aí eu me ajoelhei aos pés do anjo para adorá-lo, mas ele me disse: – Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos que continuam fiéis à verdade revelada por Jesus. Adore a Deus! Pois a verdade revelada por Jesus é a mensagem que o Espírito entrega aos profetas. (Ap.19:7-10 NTLH)
Em todas as cerimônias de casamento que eu realizo, o foco de todos sempre é a noiva; entretanto, nestes versos, é o “Noivo” que recebe toda a honra. O texto diz: “Fiquemos alegres e felizes! Louvemos a sua glória!”
Em todo casamento há uma expectativa com relação ao vestido da noiva, e o nosso texto nos mostra como a Igreja se preparou para viver eternamente com Cristo.
& 8 A ela foi dado linho finíssimo, linho brilhante e puro para se vestir. O linho são as boas ações do povo de Deus. (NTLH)
A vestimenta que a Igreja recebe para se casar com Cristo tem a ver com suas boas ações, ou seja, o seu compromisso em ser útil a Deus enquanto esteve na Terra.
Mais uma vez a Palavra de Deus salienta a importância de nossas ações, de realizarmos as obras de Deus enquanto temos tempo. Que nós não sejamos improdutivos, mas realizemos a vontade de Deus por meio do Corpo de Cristo.
A palavra de Deus nos ensina que devemos amar o Senhor e ao nosso próximo. Como fazemos isso? Evangelizando, ensinando e fortalecendo a igreja na Terra. Todo cristão deve se preparar para essas tarefas, pois elas agradam o Senhor; fazendo-as com perseverança, as portas da eternidade estarão abertas.
Essa visão estremeceu o íntimo do apóstolo, a ponto de ele se ajoelhar diante do anjo. Porém, o anjo não aceitou o seu gesto de adoração, porque só o Senhor é digno de ser adorado!
Além do mais, o anjo se compara a todos os servos de Deus, dizendo sobre a necessidade de todos os Seus filhos serem fiéis a Ele, isto é, submissos, confiantes e obedientes à mensagem que o Espírito Santo entrega àqueles que são levantados por Deus, para pregarem a Sua Palavra da Verdade.
Que nós vivamos com um profundo desejo de nos unirmos com Cristo eternamente! Sejamos sábios, obedientes e frutíferos, pois esse dia chegará e ele pode não estar longe!