2 Samuel 16:14
Texto base:
O rei e todos os seus homens chegaram muito cansados ao rio Jordão e descansaram ali. (2 Sm.16:14 NTLH)
A vida nos propõe muitos obstáculos e, diante deles, o que nós faremos? Buscaremos por mais ânimo ou nos renderemos ao desânimo e à depressão?
O desânimo é como um “buraco negro” em nossas mentes. Ele nos atrai para si para destruir tudo o que temos recebido de melhor da parte de Deus. Caso não lutemos para permanecermos em Deus, a fim de vivermos pela força das Suas orientações e poder, em questão de pouco tempo, tudo o que Ele construiu em nós se desintegrará.
O desânimo é um veneno sutil. Ele nos faz ficar em lamentos, girando em torno de si, até que percamos as forças e sequemos por completo. Nesses momentos, é necessário que aceitemos a força que nos vem da Palavra Deus, por meio da atração do Espírito Santo, que procura nos levar a ela. É por meio das orientações divinas que aprendemos a dar o passo seguinte, o qual nos ajudará a sermos restaurados, voltarmos à tona e desfrutarmos das Suas maravilhosas promessas!
1. O pior cansaço não é o físico, mas o que procede do emocional
O rei e todos os seus homens chegaram muito cansados ao rio Jordão e descansaram ali [i.e. procuraram se refrescar e recuperar forças físicas]. (2 Sm.16:14 NTLH)
Davi, o rei de Israel, está sendo perseguido pelo seu filho Absalão, o qual usurpou o trono de seu pai. Davi decide não lutar contra o seu filho e estabelece um plano rápido de fuga, a fim de não colocar em risco a sua vida, a dos que confiavam nele e dos habitantes de Jerusalém. (vd. 2 Samuel 15:13-37)
Ele sai com o seu grupo de soldados, caminhando pelo deserto da Judeia até o rio Jordão. Essa caminhada compreendia, mais ou menos, 100 quilômetros. Após a sua saída de Jerusalém e durante parte do percurso, Davi é humilhado por Simei, que lhe atira pedras e o amaldiçoa. (vd. 2 Samuel 16:5-13)
Enquanto eles caminhavam, um dos seus soldados pede permissão para matar Simei, aquele que amaldiçoava o rei e lhe atirava pedras. Todavia, Davi o proibiu, demonstrando um coração aberto ao trabalho de Deus e à Sua vontade à sua vida. Davi deu ordens para que todos continuassem caminhando até as margens do rio Jordão. (vd. 2 Samuel 16:10-12)
Eles chegaram exaustos às margens do rio Jordão. Então, junto às margens do rio, eles pararam para descansar, refrescar-se e tentar recuperar as forças devido ao aspecto emocional da fuga e da longa caminhada pelo deserto, pois estavam física e emocionalmente exaustos.
Após quilômetros de caminhada, eles chegam ao rio Jordão para descansar, buscar refrigério e renovar suas forças. Com um pouco de água, um pão e um cochilo, você até recupera um pouco das suas energias físicas, mas como aliviar a tensão de uma mente atribulada, por meio dessas coisas? Deus é o Criador da mente humana e só Ele é capaz de lhe dar descanso.
Quem se limita a viver pelo emocional nunca encontrará descanso, pois esse estado tanto limita como o impede de confiar, de aprender e compreender (desenvolver-se pelo que aprendeu) as razões dos caminhos de Deus. Jesus disse:
28 — Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas [i.e. os que passam por pesadas pressões interiores e se sentem sobrecarregados], e eu lhes darei descanso. 29 “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” 30 Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. (Mt.11:28-30 NTLH)
2. Deus respeita os seus planos, mas a Ele pertence a última palavra
Deus tem dado ao homem o direito de elaborar seus planos; entretanto, o Eterno deseja que eles sejam avaliados conforme o que Ele diz, segundo os Seus propósitos.
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra. 2 Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções. 3 Peça a Deus que abençoe os seus planos [i.e. que Deus lhe dê a palavra final sobre os seus planos e julgue as suas intenções acerca deles], e eles darão certo [i.e. e serão firmemente estabelecidos]. (Pv.16:1-3 NTLH)
Davi estabeleceu os seus planos e Deus não o impediu de fazê-los, mas o Eterno tinha algo para lhe falar, pois os seus inimigos planejavam para matá-lo, enquanto, às margens do rio Jordão, Davi estava “cansado e desanimado”. (vd. As palavras de Aitofel a Absalão: 2 Samuel 17:1-4)
Davi recebe a Palavra de Deus e percebe que ficar às margens do rio não era a vontade de Deus. O Eterno ordena a Davi para não permanecer nos caminhos do deserto e que ele e os seus soldados atravessassem o rio para não serem destruídos. (vd. 2 Samuel 17:15,16) Davi ouviu, humildemente obedeceu e eles foram salvos da perseguição voraz. (vd. 2 Samuel 17:21-23)
3. O rio Jordão é onde algo novo de Deus tem seu início
- O rio Jordão foi o primeiro desafio de Josué para conquistar a Terra Prometida, pois ele transbordava em períodos de grande colheita. (vd. Josué 3:15,16; 5:1)
- Foi no rio Jordão que Elias foi elevado aos Céus, e Eliseu, seu discípulo, ocupou o seu lugar com poder divino em dobro sobre a sua vida. (vd. 2 Reis 2:1-14)
- No rio Jordão, Naamã, um general sírio, foi curado de uma doença mortífera, após mergulhar por sete vezes nas suas águas. (vd. 2 Reis 5:1-15)
- No rio Jordão, um machado de um dos aprendizes à função de profeta flutuou. (2 Reis 6:1-7)
- O rio Jordão era o ambiente de pregação de João Batista (vd. Mateus 3:4-6) e onde Jesus foi batizado por imersão. (vd. Mateus 3:13-17)
O rio Jordão carrega em suas águas mensagens de Deus ao Seu povo e ao mundo: a mensagem da conquista, de provisões, do caminho para o Céu, do poder dobrado do Espírito Santo, de curas, de reabilitações e onde o Céu desceu à Terra, a fim de trazer a amizade de Deus aos homens que Nele cressem.
4. O rio Jordão representa o plano de Deus em Cristo, para a Sua vida ao Seu povo
Jordão significa “Aquele que desce”, que flui obediente e humildemente para baixo. Que traz as condições para que o povo de Deus tenha provisões. Quem é “Aquele” senão Jesus? Observe o gráfico que lhe enviei: Gráfico do Rio Jordão.
A minha esperança é que vivamos em Cristo, morramos para nós mesmos, a fim de que Ele seja visto em nós e ressuscitemos para Ele, para vivermos com o nosso SENHOR na Glória do nosso Deus e Eterno Pai.
Que Deus nos abençoe!