Skip to content Skip to footer

Texto base:

Romanos 8:37

Em todas essas situações temos a vitória completa [i.e. nós somos mais que vencedores ou vitoriosos] por meio daquele que nos amou. (Rm. 8:37 NTLH)

Usando este mesmo texto das Escrituras, eu ouvi um pregador dizendo aos que o ouviam: “Deus não quer que você seja uma pessoa fraca, mas forte, decidida, valente, lutadora, corajosa, cheia de esperança e vencedora. Deus o trouxe aqui para fortalecê-lo e torná-lo uma pessoa mais que vencedora, pois Ele não é Deus de fracos e derrotados, mas de vencedores.

Após ter extraído da Bíblia dois ou três exemplos de homens vitoriosos em suas batalhas, ele disse aos seus ouvintes que todos deveriam exibir a mesma fé e a coragem daqueles homens, para que, por Deus, fossem transformados em cristãos “mais que vencedores”, e que, a partir daquele momento, eles obteriam vitórias sobre os seus inimigos e problemas.

Então, ele afirmou: “Se vocês crerem e demonstrarem ter fé em Deus, semelhante aos homens citados por mim, Deus também fará com que todos vocês sejam vitoriosos sobre as suas aflições! A seguir, ele propôs: Aquele que crê nas minhas palavras, levante a sua mão, receba agora a oração e o milagre da vitória acontecerá na sua vida. Você receberá a bênção de ser mais que vencedor!”

Vencer as dificuldades é o que todos nós queremos. Entretanto, o texto não trata de simplesmente superarmos ou vencermos nossos problemas. A sua ênfase é que nas dificuldades, nós somos “mais que vencedores”, ou teremos “uma vitória completa” quando entendermos o objetivo de Deus, por meio de Cristo Jesus. Então, procuremos entendê-lo.

Ao atravessarmos situações adversas (vd. Romanos 8:35) como sofrimentos, dificuldades (ou pressões, angústias), perseguições, fome (ou escassez de tudo), pobreza (ou nudez, malvestido, humilhações), perigo (ou sob ameaças) e a própria morte, “o objetivo de Deus” é que alcancemos a Sua vitória completa, que é a de nos parecermos o máximo possível a Jesus em todas elas (vd. Romanos 8:28,29). Portanto, esse é o sentido bíblico de sermos “mais que vencedores”: enfrentarmos e sairmos de uma adversidade com maior pureza por termos agido à semelhança de Cristo.

Na vida, você passará por inúmeras adversidades, as quais procurarão desviá-lo do objetivo divino que eu mencionei anteriormente (vd. João 16:33). Satanás procurará usar essas adversidades para enfraquecer a sua fé, causar-lhe pavor ou o medo acerca de possíveis fracassos ou derrotas.

O alvo satânico é torná-lo uma pessoa tímida, fraca, encolhida, covarde e desconfiada quanto ao objetivo de Deus, ou seja, que a Pessoa de Cristo não seja notada em seus pensamentos, palavras e ações.

1. Deus não o intimida, mas o orienta sobre como agir à semelhança de Jesus

Deus, por ser a Essência ou a Fonte da verdadeira espiritualidade e moralidade, não o intimida, mas o orienta, educa, ensina a agir sob as Suas Instruções. Satanás, por ser a essência da maldade e da mentira, usará pessoas e circunstâncias adversas para confundir a sua mente, procurando intimidá-lo a não se posicionar e agir à semelhança de Cristo. Ele quer que você sempre se antecipe às ações de Deus, acreditando em meias verdades ou mentiras.

Ele deseja que você deixe de confiar na Palavra de Deus, a qual corrige e ensina os que amam a Deus a matarem os conceitos do Ego e também no poder do Espírito Santo, que revela e oferece a vida de Cristo em todas as circunstâncias. (vd. 2 Coríntios 3:6) Portanto, Satanás procurará fazer com que você, nas adversidades, seja tentado a se sentir espremido, fraco e incapaz de dar lugar ao Espírito de Deus e às Suas Instruções, a fim de não agir o mais parecido possível a Cristo Jesus.

2. Permita que a vida poderosa do SENHOR seja a tua força sobre a sua fraqueza

A “sabedoria divina” nos diz:

Quem é fraco [i.e. quem se diminui por desprezar o conhecimento de Deus e a Sua força, deixando de agir para os objetivos divinos] numa crise [i.e. em tempos de angústias e pressões] é realmente fraco [i.e. ele se aperta ou se comprime de tal maneira, que Deus e as Suas Instruções não encontram lugar ou espaço dentro da sua vida, a fim de orientá-lo]. (Pv. 24:10 NTLH)

Essa Escritura nos ajuda a entendermos as palavras de Jesus a Paulo, quando este sofria de uma enfermidade que ele chamou de “espinho na carne” (vd. 2 Coríntios 12:7-10). Nesse diálogo, Jesus lhe disse:

[Jesus diz a Paulo]A minha graça, é tudo o que você precisa [i.e. manter-se sob o conhecimento que tem de Mim e dos Meus recursos é o suficiente para você continuar agindo conforme os objetivos de Deus], pois o meu poder é mais forte [i.e. a minha vida poderosa vai se aperfeiçoando ou se completando] quando você está fraco [i.e. quando se sente fisicamente fraco ou incapaz de agir por si mesmo].” [Paulo, então, declara aos cristãos de Corinto o que compreendeu de Jesus] Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo [i.e. para que, mesmo sentindo-me fragilizado, eu permita, com extremo prazer, que Cristo manifeste Suas ações poderosas dentro e através de mim, pois é desse modo que eu reconheço que a minha dedicação a Deus, à Sua Palavra, ao Seu serviço e ao meu desejo pela Eternidade estão protegidos e não enfraquecidos]. (2 Co.12:9 NTLH)

3. Deus o chamou para ser “mais que vencedor” ao confiar Nele, enquanto você expressa Cristo

28 Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus [i.e. para que Deus faça o que Ele diz ser bom, que contribui ou traga benefícios à vida], daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. 29 Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho [i.e. tanto nesta vida como depois dela]. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. (Rm.8:28,29 NTLH)

Tome muito cuidado com as mensagens que você ouve, pois elas podem parecer cristãs, mas são enganadoras e podem desviá-lo dos propósitos divinos. Não tenha uma imagem de Deus como sendo Aquele que o ameaça o tempo todo, mas O tenha como seu Eterno Professor, que o educará a se parecer com o Seu Filho Jesus. Confie nos objetivos de Deus para a sua vida e nunca deixe de confiar no Seu cuidado para com você.

A minha esperança é que, enquanto estivermos neste mundo, esforcemo-nos para agirmos o mais próximo possível da Pessoa de Cristo, pois, se assim vivermos, seremos como Ele é após esta vida.

Que Deus nos abençoe!

Reflita:

  • Qual é o sentido bíblico de você ser mais que um vencedor?
  • Um cristão está plenamente livre de adversidades? O que Jesus falou em João 16:33?
  • Como você define as táticas satânicas para o cristão quando ele passa por adversidades?
  • Deus deseja ser para você? E Satanás?
  • Que lições você pôde aprender de Provérbios 24:10?
  • Que lições você pôde aprender em 2 Coríntios 12:9?
  • O que você tem a dizer sobre o propósito do chamado de Deus à sua vida? (Romanos 8:28,29)
  • Quais ações você poderia formular para se manter em um compromisso sério e honesto com Deus?
  • Você crê que o SENHOR cuidará da sua vida enquanto estiver procurando fazer a Sua vontade? Por quê?
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação