Salmos 23:4
Texto Base:
Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. (Sl.23:4 NTLH)
O que nós temos aprendido em nossas meditações anteriores acerca dos três tipos de “vales” mencionados, isto é, o “Vale das Lágrimas”, o “Vale das Desgraças” e o “Vale da Sombra da Morte”?
- Os “vales”, na Bíblia, não significam problemas pessoais.
- Os “vales”, na Bíblia, são situações preparadas por Deus, às quais somos por Ele conduzidos, a fim de sermos corrigidos, ensinados e conhecermos mais sobre o Seu caráter e planos.
- Os “vales”, na Bíblia, não nos isentam de dor e sofrimento, pois neles nós somos confrontados com a santidade divina e aceitamos o Seu trabalho que aperfeiçoa o nosso caráter, tanto espiritual como moral.
- Os “vales”, na Bíblia, são lugares onde Deus cresce e nós diminuímos, onde a nossa fragilidade é exposta e a grandeza de Deus é celebrada!
Portanto, que nós não nos esqueçamos de que os “vales” pelos quais ainda passaremos são inevitáveis, imprevisíveis, imparciais, justos, temporários, aperfeiçoa e fortalece a nossa fidelidade (fé) a Cristo e o nosso compromisso com o Reino de Deus.
O apóstolo Pedro fala do sofrimento cristão como provas divinas (testes), a fim de que avaliemos a nossa fidelidade a Ele para sermos aceitos por Deus.
Essas provações [quando a fidelidade é colocada à prova ou testada] são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira [honesta e pura]. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado [purificado] pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada [purificada] para que continue [permanecer] firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. (1 Pe.1:7 NTLH)
Conduzido pelo SENHOR para dentro do seu “vale”, como você deve agir?
1. Seja paciente e não permita que a insegurança ou o medo lhe roube a perseverança e o ânimo.
Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. (NTLH)
Observemos as palavras de oração do apóstolo Paulo:
Pedimos a Deus que vocês se tornem fortes [permitam ser fortalecidos] com toda a força [habilidade, capacidade, influência do Alto] que vem do glorioso poder dele, para que possam suportar tudo com paciência [perseverança cheia de prazer]. (Cl.1:11 NTLH)
2. Em vez de se abater, confie na presença de Deus e não a despreze.
Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo. (NTLH)
Nunca se esqueça das palavras do profeta Isaías, que disse:
2 Quando você atravessar [cruzar sobre, marchar sobre] águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar [andar] pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão. 3 Pois eu sou o SENHOR, seu Deus, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador. (…). (Is.43:2,3ª NTLH)
3. Seja submisso à Palavra de Deus, siga a voz do SENHOR e procure não dar ouvidos ao que vem dos seus sentimentos.
Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. (NTLH)
O próprio Davi declarou o seguinte:
Os bons [aqueles que andam no caminho de Deus e são corretos] passam por muitas aflições [infelicidades, dias maus, pressões, rejeições, misérias], mas o SENHOR os livra [os arrebata à força, os salva] de todas elas. (Sl.34:19 NTLH)
Na vida com Deus, somos disciplinados em todo o tempo, pois nos tornamos filhos Dele, por meio de Cristo. Ele sempre estará nos educando para não cairmos no erro. Que nós observemos o que o sábio nos ensina:
Aquele que aceita ser repreendido [guarda e protege o que aprende] anda no caminho da vida, mas quem não aceita cai no erro. (Pv.10:17 NTLH
Que Deus nos abençoe!