Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Êxodo 5:1,2

1 Depois Moisés e Arão foram falar com o rei do Egito e disseram: — O SENHOR, o Deus do povo de Israel, disse: “Deixe que o meu povo vá ao deserto a fim de fazer ali uma festa em minha honra.” 2 — Quem é o SENHOR? — perguntou o rei. — Por que devo ouvi-lo e deixar que o povo de Israel vá ao deserto? Eu não conheço o SENHOR e não vou deixar que os israelitas saiam daqui. (Êx.5:1,2 NTLH)

Sobre a vontade de Deus, nós precisamos aprender que ela não é uma tarefa simples e fácil. Ela é difícil e muitas vezes nos causa alguma frustração, porque nos faz encarar o que para nós é impossível, mas, se perseverarmos no caminho que Deus estabeleceu, o que Ele planejou será realizado.

Às vezes, eu ouço pessoas que me dizem o seguinte: “Eu agi conforme à Palavra de Deus, mas nada deu certo, e pior, as coisas os pioraram!” Há uma coisa que aprendi sobre o trabalho de Deus em nossas vidas: O caminho de Deus raramente é o caminho mais fácil. Ele, rotineiramente, coloca-nos no terreno da impossibilidade humana, para que descubramos uma Verdade divina: o que nos parece impossível, para Ele, não é! (Gênesis 18:14; Jeremias 32:17; Lucas 1:37; 18:27; Marcos 9:23)

O capítulo 5 de Êxodo nos mostra essa verdade na experiência de Moisés com Deus. A mandado de Deus, ele comparece perante o Faraó e, em Nome do SENHOR, exige que o povo de Israel fosse ao deserto, a fim de celebrar a Deus no deserto. Ele está obedecendo a Deus, fazendo exatamente o que lhe foi ordenado fazer, mas logo descobriu que as coisas não seriam fáceis e se encontrou em um terreno repleto de impossibilidades.

Ao cumprir a vontade de Deus, Moisés se deparou diante de três situações, as quais nós possivelmente encontraremos quando estivermos dispostos a agir segundo a vontade do Pai.

1. Prepare-se para enfrentar pressões: elas revelam se a sua vida com Deus é pela fé ou por emoção. (Êxodo 5:4-14)

Após o diálogo com Moisés, o Faraó passou a oprimir severamente os hebreus. Ele obrigou, por meio dos seus feitores, que os israelitas não amassassem somente o barro, mas que eles mesmos ajuntassem a palha e produzissem a mesma quantidade diária de tijolos. Desse modo, eles teriam de trabalhar por mais tempo, manteriam-se ocupados, exaustos e deixariam de ouvir, segundo o Faraó, “as mentiras” de Moisés.

A situação foi de mal a pior! Humilhados, os supervisores judeus passaram a ser espancados quando o seu grupo de trabalho não atingia a meta diária de tijolos. Tudo isso estava acontecendo porque Moisés estava fazendo exatamente a vontade de Deus!

Muitas vezes, Deus permite que passemos por pressões intensas quando nos dispomos a agir e reagir conforme o que Dele temos aprendido. Nesses momentos, temos de decidir: iremos confiar e nos posicionar em Deus? Cedermos às pressões externas, permitindo que os valores divinos em nós gradualmente se diluam?

Os momentos de pressão fazem com que conheçamos com quem estamos lidando, pois os que nos pressionam podem demonstrar sarcasmo, desprezo, ofensas e ódio, procurando fazer com que alteremos a realidade divina e sejamos omissos a ela.

Portanto, as pressões que sofremos revelam se nos envolvemos com Deus apenas emocionalmente ou se permanecemos firmes na fé, isto é, crescendo em fidelidade, submissão e obediência a Ele! Satanás usará seus agentes para abalar as suas emoções, tentando criar confusões mentais e afastá-lo do caminho determinado por Deus.

2. Cuidado com o sentimento de se sentir frustrado com Deus. (Êxodo 5:15-21)

Os supervisores judeus reclamam com o Faraó acerca das condições injustas de trabalho e ele ignorou todas as reclamações. Faraó sabe que está sendo injusto e, não se importando com a dignidade humana, chama os hebreus, sarcasticamente, de gente preguiçosa. Então, ele, severamente, ordenou que voltassem ao trabalho e produzissem a mesma quantidade diária de tijolos, segundo o que havia sido estabelecido.

Cinicamente, o Faraó culpa os hebreus pelos problemas que ele mesmo causou. Após serem colocados para fora, eles, por medo do Faraó e cheios de ódio, culpam Moisés pela situação. Moisés se tornou o alvo mais fácil da raiva de todos, por nada estar dando certo! Eles dizem que Moisés e seu irmão Arão é que deram os motivos para que o Faraó agisse com tamanho ódio. (Êxodo 5:20,21)

Nesse momento, Deus passa a trabalhar na vida de Moisés. Ele teria de aprender como morrer para si mesmo, ou seja, morrer para os seus próprios planos, sonhos pessoais, ambição, esquemas, liderança, popularidade ou influência e seguir, humildemente, confiando na Palavra de Deus.

Jesus, certa vez, ensinou aos Seus discípulos sobre a necessidade de morrer para si mesmos, fazendo uma analogia com o grão de trigo:

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. (Jo.12:24 NTLH)

Deus, segundo as histórias que Ele registrou na Bíblia, só mudou situações a partir do momento em que houve a morte do “EU” — do orgulho, egoísmo e interesses extremamente individuais. Muitos desejam mudanças familiares e em outras áreas pessoais, mas sem a disposição de entenderem a necessidade desse importante processo divino.

No primeiro sinal de humilhação, pressão e frustração, muitos desistem. Por ser doloroso o caminho da perseverança, muitos rejeitam os meios de ações que Deus lhes pede e, em vez de confiarem Nele, Dele se afastam. (Provérbios 14:12).

Em vez de agirem segundo a fé, demonstram preferência às filosofias mundanas que se baseiam em manipulações emocionais e confusões mentais, pensando ser o caminho mais fácil à felicidade e o sucesso. A ênfase mundana sempre aponta para o sucesso ou insucesso e não ao desenvolvimento de um caráter sadio e ao prazer de uma vida em unidade com Deus.

Nunca se esqueça disto: ao se dispor a cumprir a vontade de Deus, você terá de conduzir o seu “EU” a muitos “funerais”! Jamais diga que isso é fácil, pois só obterá êxito caso confie na Palavra de Deus e na dependência do poder do Espírito Santo.

Em momentos de pressão e frustrações, guarde a Palavra de Deus no coração e peça que o Espírito Santo fortaleça a sua vida, pois, se assim não fizer, a sua alma se encherá de infelicidade, tristezas e lamentações.

3. Não se deixe abater pelos seus sentimentos, mas confie sempre no processo divino (Êxodo 5:22,23)

Em um momento de descuido espiritual e, decepcionado com Deus, Moisés ora e diz que o “Plano A” havia falhado, e que, talvez, houvesse um “Plano B”. Então, ele abre o coração e declara ter feito a sua parte e culpa a Deus por não ter feito a Dele!

22 Moisés falou outra vez com Deus, o SENHOR. Ele disse: — Ó Senhor, por que tratas tão mal este povo? Por que me mandaste para cá? 23 Pois, desde que vim falar em teu nome com o rei do Egito, ele tem maltratado este povo. E tu não fizeste nada para ajudá-los. (Êx.5:22,23 NTLH)

Moisés, na sua oração, deixa claro que “jogou dentro das regras divinas”, mas nada estava dando certo! No entanto, o que ele não sabia era que tudo estava acontecendo como Deus havia determinado. Nada estava acontecendo por acaso e a hora da grande libertação estava chegando! Todos estavam sendo tratados pelo SENHOR, inclusive, o Faraó, a quem Deus deu uma chance de ver a manifestação da Sua glória no deserto, mas, em vez disso, preferiu desdenhar da grandeza divina. Em vez de ter Deus como Amigo, ele preferiu a inimizade com Ele e “deu no que deu”!

A Bíblia nos fala várias vezes sobre “o tempo certo de Deus”. Isso quer dizer que Ele determina momentos específicos para realizar certos acontecimentos. Entretanto, isso não significa que devemos ser passivos e dizermos como muitos: “Confie, Deus está no controle e, então, Ele agirá!

Que Deus está no controle de todas as coisas, nós todos sabemos. Todavia, que atitude nós devemos tomar, a fim de que Ele esteja no controle de nossas vidas? O apóstolo Pedro diz:

6 Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. 7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. (1 Pe.5:6,7 NTLH)

Deus está sempre cuidando daqueles que têm a coragem de colocar as suas ansiedades e aflições em Suas mãos. Deus tem o tempo certo para mostrar os resultados e honrar os que Nele confiam. No entanto, o caminho para ser honrado por Deus não é o da amargura e do desânimo, mas está na atitude de ser humilde sob a Sua poderosa mão!

Ser humilde a Deus requer o conhecimento de que Ele está em um plano mais alto que o nosso. Portanto, é necessário que conheçamos o Seu caráter e propósitos para sermos humildes a Ele. Considerá-Lo como superior a nós, mas sem conhecermos o Seu caráter é bajulação, clichê ou frase repetitiva, sem qualquer originalidade. É um tiro no escuro!

Eu preciso entender a razão da minha confiança em Deus e obedecê-Lo ainda que tudo pareça estar dando errado. É uma escolha de fidelidade em “Alguém” que tenho como “Amigo” constante e jamais como “Inimigo”. É a escolha em “Alguém” que se preocupa com o desenvolvimento sadio do meu caráter e não preocupado apenas com o meu sucesso pessoal. É a escolha que me tornará um exemplo de fé a outras pessoas e que O tornará conhecido.

A vida não é uma linha reta. Às vezes, parece que você está andando em círculos, mas, no final do caminho, descobrirá que chegou ao topo da montanha! Nada está dando certo? Tudo dará certo àqueles que fazem a vontade Deus através de Cristo Jesus!

Todos O abandonaram depois da Sua morte, mas e após tê-Lo visto ressuscitado? Eu resumiria o pensamento de cada um deles desse modo: “Tudo aconteceu exatamente como Ele falou! SENHOR meu e Deus meu!” Um soldado desconhecido, após ter lutado em uma guerra civil em seu país, deixou escrita a sua oração:

Pedi força a Deus para que pudesse alcançar. Fui feito fraco para aprender humildemente a obedecer. Pedi saúde para fazer coisas maiores; Foi-me dada a enfermidade para que eu pudesse fazer coisas melhores. Pedi riquezas para ser feliz; Foi-me dada a pobreza para que eu pudesse ser sábio. Pedi poder para ter a honra dos homens; Foi-me dada a fraqueza para que eu pudesse sentir a necessidade de Deus. Pedi todas as coisas para gozar a vida; Foi-me dada a vida para que eu pudesse desfrutar do que nela há de bom e sadio. Não recebi nada do que pedi, mas tudo o que esperava. Quase apesar de mim, minhas orações não ditas foram respondidas. Eu sou, entre os homens, mais ricamente abençoado!

Eu lhe afirmo que tudo está dando certo, conforme Deus planejou! Ele me resgatou dos poderes diabólicos e conduziu-me a Cristo; Nele, deu-me uma nova vida, em Cristo e aprendo mais sobre Ele; enquanto me preocupo em agir como um homem de Deus, sei que Ele cuida e supre as minhas necessidades. Enquanto o mundo busca a felicidade sobre a Terra, Ele já me preparou uma morada, onde descansarei e viverei eternamente com Ele!

Tudo está certo! Nada está errado para quem confia e anda em amizade com Deus!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação