Skip to content Skip to footer

Não ignore os ardis de Satanás! (Parte 1)

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto Base:

Lucas 8:5,12

5 Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. 12 As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. (Lc.8:5,12 NTLH)

No domingo passado (26/07/2020), eu meditei com você que “a missão de Jesus também é a nossa!”. (cf. Lc.4:18-21) Nós lemos que Jesus estava cheio do Espírito Santo e “ensinava” em toda parte a Palavra de Deus. As pessoas O elogiavam, porque Ele tornava as Escrituras compreensíveis a todos os níveis sociais e educacionais – todos O entendiam.

Jesus veio para:

  • Levar boas notícias aos “pobres”.
  • Anunciar a “liberdade aos presos”.
  • Dar vista aos cegos.
  • Libertar os que estão sendo oprimidos.
  • Anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o Seu povo.

É notório que a missão de Jesus tinha um alvo: “destruir o que Diabo tem feito”! (cf. 1 Jo.3:8) Entretanto, devemos perguntar: “O que o Diabo tem feito? Como ele age?” Eu penso que não conseguirei compartilhar minuciosamente todos os seus ardis, mas procurarei mostrar algumas de suas ações maliciosas.

Conhecer o Inimigo é muito importante para que não sejamos enganados por ele e não tenhamos nossas mentes corrompidas, o que nos impossibilitaria expressarmos uma devoção sincera e pura a Jesus, o nosso SENHOR. Satanás é mentiroso e o seu maior ardil é nos enganar. Essa era uma das preocupações de Paulo (o apóstolo) para com os cristãos de Corinto, aos quais ele disse:

Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo. (2 Co.11:3 NTLH)

Satanás é um inimigo muito imperceptível e astuto, que procura continuamente fazer com que tropecemos e abandonemos os princípios das verdades espirituais e morais estabelecidos por Deus, o que, infelizmente, parece escondido para muitos.

A ignorância das manobras satânicas pode arruinar a sua vida e toda a sua família

É triste dizer, mas milhares de preciosas vidas que eram dedicadas a Deus estão sendo desencaminhadas pelos ardis do Diabo. A ignorância (a falta do conhecimento) do seu modo de agir tem dado ao inimigo uma tremenda vantagem, da qual ele não demora a se valer.

Paulo disse que não ignorava as manobras de Satanás – suas estratégias. & (…) pois conhecemos bem os planos dele [i.e. Satanás]. (2 Co.2:11 NTLH) Eu louvaria a Deus se tivéssemos em nossas vidas o mesmo conhecimento de Paulo! Todavia, vivemos em um período em que muitos cristãos parecem rejeitar toda tentativa de ensinamento, a fim de que suas mentes sejam divinamente iluminadas. Não é de admirar, então, que o inimigo de nossas almas e da Igreja tem triunfado em tantas direções.

Satanás tem seus métodos próprios de atuação e os segue à risca. Porém, é muito difícil especificarmos todos os detalhes da conduta satânica, no seu trabalho de se contrapor a tudo o que é de Deus. Contudo, hoje, pretendo lhes mostrar uma parte das manobras do Diabo, que visam destruir a nossa comunhão com Deus. Ele procura destruir a ação da Palavra de Deus na nossa consciência e nosso íntimo.

1. Esteja certo de que Satanás virá para roubar a Palavra de Deus que lhe foi ensinada.

O Evangelho revela o Reino de Deus e isso tudo é como uma semente que deve germinar, crescer e frutificar, mas em que tipo de solo ela cairá? Em um solo próprio para o plantio ou em solo árido? Muitos ouvem a mensagem do Evangelho, mas não permitem que ela entre no mais íntimo de suas almas e consciência. Seus corações estão por demais ocupados e Satanás traz às suas mentes suas inúmeras preocupações e anseios pessoais. Desse modo, a semente do Evangelho cai perto da entrada do coração, mas não para dentro dele!

5 — Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos.

Satanás não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, pois ele não é onipresente. Porém, ele faz uso dos seus emissários ou agentes, os quais podem ser demônios ou seres humanos. Muitas vezes, esses agentes satânicos estão dentro de nossas igrejas e, revestidos de cristãos, distorcem as Escrituras e fazem com que você fique descuidado com outros pensamentos, deixando de lado a Mensagem divina que deveria ter encontrado lugar no seu íntimo.

Basta um descuido, um desvio, e Satanás ou os seus agentes aparecem! Vamos supor que você esteja andando em uma trilha e que, à sua frente, haja um animal morto. Você não sente o odor do corpo e logo tem a sensação de que ele não estava ali por um longo tempo. Então, você passa por ele e, em menos de 10 minutos, está de volta, mas, de repente, vê abutres disputando as vísceras do animal.

Então, você questiona: “Como eles chegaram tão rápido? Como eu não senti odor nenhum e eles o sentiram?” Essas aves são dotadas para perceberem rapidamente o odor da morte. Do mesmo modo, Satanás e todos os seus agentes percebem o odor da morte na vida daquele que não se rende a Deus, antes mesmo que a pessoa venha a perceber. Eles são rápidos!

Quando um cristão despreza a Palavra de Deus e a deixa próxima da entrada do seu íntimo, logo, os agentes do Inferno aparecem para escondê-la em solo duro (pisada pelos homens)! Incansavelmente maldoso, Satanás não suporta que uma única verdade divina abençoe o seu coração. O seu único objetivo é distrair os pensamentos do homem do Evangelho e impedir que ele o veja e que se aloje na sua consciência e no seu coração.

Ele traz à mente imaginações obscenas, descrenças e distorções grosseiras para destruir qualquer pensamento focado em Cristo e na Eternidade. Ao mesmo tempo, ele encanta a mente e, depois, traz o terror! Após isso, ele escraviza a pessoa na ignorância de Deus e em uma vida de pecados.

Além do mais, a semente pisada e escondida ou camuflada no solo duro é buscada e levada embora, para bem distante da consciência e do coração. Pouco importa se a semente é devorada por “aves grandes ou pequenas”: se a Palavra de Deus não permanecer no coração, não poderá dar frutos e, portanto, o Diabo sempre organiza alguma maneira de abafá-la e levá-la embora!

2. Esteja certo de que Satanás tem o poder para lhe roubar a Palavra de Deus.

O nosso texto nos diz o seguinte: “Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas.” Jesus não disse que ele tenta tirar, mas que realmente a tira, ou a rouba! Ele vê, vem e conquista! A palavra está lá, e o Diabo a tira tão facilmente quanto um pássaro remove uma semente do solo duro de um caminho, pois ainda que tenha sido pisada, permanece exposta para ele e seus agentes.

É fácil para os pássaros colherem sementes que ficam expostas em um caminho trilhado. Se o solo fosse bom e a semente tivesse sido plantada nele, as dificuldades seriam muito maiores e, talvez, ele até ficasse frustrado. Porém, um coração duro faz o trabalho para o triunfo do Diabo em grande medida, pois ele não precisa usar violência ou arte, porque a Palavra de Deus não recebida dentro da alma ainda está na superfície e o Inimigo a rouba.

Saiba que o poder do Maligno é fruto do nosso próprio mal. O nosso adversário não é um ser imaginário; a sua existência é real, a sua presença constante, o seu poder é imenso e a sua atividade é incansável. Que Deus nos ajude e nos livre de todo o mal!

3. Esteja certo de que Satanás fará de tudo para que você não creia e não receba a salvação de Jesus.

Jesus disse no nosso texto base: “para que não creiam e não sejam salvas.” O grande temor satânico reside na possibilidade de o homem guardar a Palavra de Deus na sua consciência e no coração (na essência da sua vida) e venha a crer na salvação plena que se concretizará na Eternidade, em Cristo.

As ações satânicas não temem a religião, regras religiosas e nem que se creia em Deus, desde que a crença seja superficial. Na verdade, essas coisas são até incentivadas pelo Diabo. Com constância, nós ouvimos as pessoas dizerem que o importante é acreditar em Deus, em alguma coisa, que todo caminho leva ao Céu e pensamentos semelhantes. Porém, nós aprendemos com o Próprio Jesus que Ele é o Único Caminho para Deus! (cf. Jo.14:6)

Se o Evangelho permanecer no íntimo do homem, a tendência é que a fé brote. A semente que habita no bom solo brota e produz frutos. O Evangelho, quando eficaz no interior de cada homem, mostrará o poder e a Glória de Deus e, portanto, o Diabo se apressará para tirá-lo.

Nós sabemos que a Palavra de Deus é a espada do Espírito (cf. Hb.4:12), e o Diabo não suporta de vê-la perto do pecador, por medo de ser ferido por ela. Ele teme a influência da Verdade sobre a consciência humana e, se não pode impedir que um homem a ouça, trabalha para impedir que ele medite nela, que a estude e a conheça.

Já que o Diabo odeia tanto a Palavra de Deus e procura distorcê-la o tempo todo, cabe a nós reconhecermos o seu extremo valor em nossas vidas cristãs e semeá-la com honestidade em toda parte, em todo o mundo!

Entretanto, reparemos como muitas igrejas locais e irmãos em Cristo têm desprezado o ensinamento da Palavra de Deus! O que isso significa? Que Satanás está agindo por meio dos seus agentes infiltrados na Igreja e alcançando cegos espirituais!

A minha esperança é que nós desejemos ardentemente que a Palavra de Deus encontre lugar em nossas consciências (na realidade de nossas vidas) e no nosso íntimo, no nosso coração (na essência, na parte vital de nossas vidas). Além do mais, que nós não nos envergonhemos da Bíblia e que a preguemos e ensinemos a sua mensagem em tempo e fora de tempo, conforme o conselho de Paulo ao seu discípulo Timóteo:

Pregue a mensagem [i.e. pregue de modo formal e com uma autoridade que deve ser escutada e obedecida] e insista em anunciá-la [i.e. faça com que ela esteja acima de tudo], seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. (2 Tm.4:2 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação