Skip to content Skip to footer

Não ignore os ardis de Satanás! (Parte 2)

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto Base:

Efésios 2:8-10

8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. 9 “A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.” 10 “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.” (Ef.2:8-10 NTLH)

Na terça-feira passada (28/07/2020), aprendemos que Satanás procura impedir que a Palavra de Deus tenha acesso à nossa consciência (à nossa realidade presente) e ao íntimo do nosso ser, a fim de que não sejamos transformados pelo SENHOR em novas criaturas. (2 Co.5:17)

Quando Satanás consegue êxito, fazendo com que a Palavra de Deus permaneça nas imediações do nosso coração, ele rapidamente surge para levá-la embora. Para isso, ele usa todos os recursos necessários, isto é, seus demônios, agentes humanos e a nossa natureza humana decaída, a fim de que não sejamos transformados pelo Evangelho e continuemos distantes dos propósitos divinos.

Com frequência, Satanás enche os nossos olhos (nossas mentes) com encantamentos (ilusões), para depois estabelecer o terror, a manipulação maliciosa e a morte espiritual, ou seja, o pleno afastamento de Deus. Satanás não se preocupa em eliminar a crença no Criador. Na vida daquele que creu, de fato, em Cristo, Satanás procurará anular a fé, a qual lhe foi dada por Deus, de modo a pertencer ao Seu Reino e ser dirigida por Ele.

Portanto, a pessoa que ouviu a mensagem do Evangelho e confiou nela, deverá saber que Satanás logo aparecerá para confundir seus pensamentos e procurará persuadi-la a não formular as estruturas dos seus pensamentos a partir de Deus, mas dos seus desejos pessoais. Desse modo, ele consegue anular o propósito tanto da fé como do Evangelho na vida de uma pessoa, tornando-a infrutífera no Reino de Deus, para que, desse modo, ela deixe de ser uma ameaça ao seu reino malicioso e temporário.

Satanás procura cegar as pessoas acerca da necessidade de um relacionamento sério com Deus e incute em suas mentes a ideia de que podem controlar seus próprios destinos. Então, um dos grandes ardis de Satanás é induzir o ser humano a determinar por si o momento em que deve se aproximar de Deus. Caso não consiga o seu intento neste quesito, ele procurará deteriorar o seu relacionamento com o nosso Eterno Mestre SENHOR Jesus.

1. Satanás não o impede de ir a Cristo, mas procurará deteriorar o seu relacionamento com Ele.

Vamos ler os versículos 8 e 9 do nosso texto base:

8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente [i.e. é um dom, dádiva, um benefício, uma oferta, um oferecimento] dado por Deus. 9 “A salvação não é o resultado dos esforços [i.e. ações de responsabilidade própria] de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.”

Nós nos tornamos cristãos somente pelo favor de Deus e, para que consigamos viver em Cristo e entrar no Seu Reino, Ele nos deu a primeira medida de fé, pois nós não temos a capacidade de gerar uma fé que nos une a Deus.

Deus nos chamou para cumprirmos os Seus propósitos e não porque éramos boas pessoas, mas porque essa é a Sua vontade, a salvação de todos os homens em Cristo. Portanto, Deus chama a quem quer e estabelece o tempo para esse chamado. Não cabe ao homem estabelecer o dia nem a hora em que ele se aproximará de Deus.

Entretanto, existe a possibilidade de o homem se “orgulhar negativamente” de estar em Cristo, acreditando que esse passo foi dado pela sua própria decisão e esforço. Esse tipo de sentimento o faz se sentir superior a outras pessoas e não glorifica a Soberania divina. Satanás tenta estragar o seu relacionamento com Cristo, por meio do sentimento de orgulho.

2. Satanás procura fazer com que você siga seus sentimentos, em vez de ser conduzido pelo Pai a Cristo.

Jesus disse:

63 O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, 64 mas mesmo assim alguns de vocês não crêem. Jesus disse isso porque já sabia desde o começo quem eram os que não iam crer nele e sabia também quem ia traí-lo. 65 Jesus continuou: — Foi por esse motivo que eu disse a vocês que só pode vir a mim a pessoa que for trazida pelo Pai. (Jo.6:63-65 NTLH)

Somente Deus pode dar a “vida completa ou abundante” (Jo.10:10) Essa vida será abundante quando desfrutar de vez do consolo e das riquezas divinas existentes na Eternidade.

Os ensinamentos provenientes do Evangelho de Jesus produzem a vida, por meio do poder do Espírito Santo e, além do mais, ela nos oferece recursos para vivermos neste mundo quando neles cremos, confiamos e os colocamos em prática nas várias situações do dia a dia.

Os versos que lemos nos ensinam que o ser humano pode ouvir a Palavra de Deus e tomar a decisão de rejeitá-la, pois Deus deu a ele a liberdade de escolha. Outros andarão com Jesus, ouvirão os Seus ensinamentos, mas, em algum momento, O trairão por interesses pessoais, porém, Jesus, que é Onisciente, nunca será pego de surpresa, pois Ele possui a capacidade do conhecimento prévio de todas as coisas.

O Pai nos leva a Cristo no início da nossa caminhada; entretanto, Ele nos deu o Espírito de Deus para que sejamos constantemente conduzidos à Pessoa de Jesus, a fim de tê-lo como exemplo a ser seguido. Em cada circunstância (boa ou má), nós deveríamos pedir ao Espírito que nos ajude a colocarmos em prática os princípios e verdades que temos aprendido da Palavra de Deus, em vez de pedirmos livramentos ou milagres. Devemos, antes de qualquer pedido de livramento, buscar primeiramente o Governo divino e o modo de vida que O agrada.

3. Satanás não o impede de crer no Evangelho, mas deseja que você rejeite os propósitos da mensagem divina.

No entanto, mesmo ouvindo a voz de Deus, cabe às pessoas se crerão para confiar Nele ou não. O apóstolo Paulo explica essa verdade:

16 Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem?” 17 Portanto, a fé [i.e. a convicção, o compromisso de ser leal e fiel a Deus] vem [i.e. uma ação que surge e que se movimenta de dentro para fora] por ouvir a mensagem [i.e. o ensino ou a instrução divina], e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. (Rm.10:16,17 NTLH)

Paulo está citando o livro de Isaías (Is.53:1). As palavras de Isaías se referem à sua pregação ao povo escolhido por Deus, que não se dispunha a crer nos propósitos da mensagem divina.  Israel rejeitou a “mensagem” (os propósitos) de Deus e nós podemos estar fazendo o mesmo. Paulo diz que nem todos aceita o quê? A mensagem contida no Evangelho! Nós podemos não rejeitar o que chamamos de Evangelho, mas podemos rejeitar os propósitos do mesmo às nossas vidas.

Então, Paulo explica o processo e o propósito da fé na vida no ser humano. (v.17) Esse processo fornece um relatório ou uma descrição das ações de Cristo, de modo que dependamos Dele e sigamos o Seu exemplo. Então, a fé não é um passo no escuro (o famoso “passo da fé”), alheio à Pessoa de Jesus, mas ela nos leva a agirmos à semelhança Dele.

Portanto,

  • Conservemos a nossa unidade com Cristo em um espírito de humildade.
  • Creiamos que estamos em Cristo pelo trabalho do Pai e não pelos nossos esforços pessoais.
  • Sejamos prudentes e controlemos os nossos sentimentos, para que não vivamos de acordo com impulsos emocionais.
  • Creiamos no Evangelho, mas procuremos entender a sua mensagem e propósitos às nossas vidas.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação