Skip to content Skip to footer

Não ignore os ardis de Satanás! (Parte 3)

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto Base:

2 Pedro 2:1-3

1 No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. 2 Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade. 3 Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado. (2 Pe.2:1-3 NTLH)

Como eu tenho dito nas últimas duas semanas, Satanás, juntamente com os seus agentes (demônios, pessoas mundanas, falsos cristãos e a nossa natureza humana decaída), é muito hábil para criar armadilhas e, por meio delas, afastar as pessoas da Palavra de Deus, enfraquecer a fé dos cristãos, fazendo com que sejam espiritual e moralmente decadentes e infrutíferos, assim como fazer com que a Igreja seja desmoralizada no mundo.

Na semana retrasada, eu falei sobre como Satanás afasta as pessoas da Palavra de Deus para roubar as sementes do Evangelho e do Reino de Deus, daqueles que não permitem que elas ingressem no mais íntimo de suas vidas. Jesus ensinou essa verdade na Parábola do Semeador:

5 Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. 12 As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. (Lc.8:5,12 NTLH)

Na semana passada, eu falei sobre como Satanás tenta impedir o desenvolvimento da fé na vida daquele que a recebeu de Deus e, dessa forma, impedindo que esse novo cristão cresça no trabalho para o SENHOR, a fim de que não expresse uma fé viva. Desse modo, esse tipo de cristão não representa uma ameaça aos seus planos vergonhosos e maliciosos. Vamos reler as palavras de Paulo, o texto base da semana passada:

8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. 9 “A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.” 10 “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.” (Ef.2:8-10 NTLH)

No domingo passado, eu falei sobre um grupo de judeus que vivia entre os inimigos dos israelitas que estavam construindo os muros da cidade de Jerusalém. (Ne.4:12) O interessante é que os construtores dos muros eram os alvos dos inimigos, enquanto os judeus que viviam entre eles (os inimigos) circulavam livremente e não eram impedidos nem investigados sobre suas visitas aos seus patrícios nas ruínas da cidade.

Satanás precisa de agentes em todos os campos, e por que não dentro das igrejas? Ele não se preocupa que alguém permaneça na igreja, “assistindo” cultos e cantando, desde que seja inoperante ou infrutífero e, além do mais, que transmita uma mensagem falsa, ainda que remendada com um sentimento de falso amor por Deus.

Essas pessoas não buscam a vontade de Deus, mas somente os seus interesses pessoais; além disso, o tempo todo, pregam anseios humanos por vitórias pessoais e terrenas. Elas nunca estão dispostas a observar como trabalhar pela implantação do Governo de Deus (O Reino dos Céus – Mt.5:3-12), tanto em seus corações como nos de outras pessoas. Essas pessoas, segundo Tiago, são possuidoras de uma fé morta! (Tg.2:14-26)

Uma vez que Satanás mantém dentro das igrejas pessoas que buscam apenas interesses terrenos, por que não lhes oferecer pregadores e pregações com objetivos falsos? Paulo diz que nos últimos dias, as pessoas abandonariam a fé (a fé e os propósitos divinos para a mesma), para darem atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm dos demônios. (1 Tm.4:1)

1. Os ensinamentos dos falsos mestres são uma rejeição aos ensinamentos de Jesus, o Mestre

1 No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida [i.e. repentina] destruição. (NTLH)

Repare que Pedro usa o substantivo “Mestre”, e isso significa que Jesus (o Professor) já estabeleceu todo o conjunto de ensinamentos que Seus discípulos devem ensinar. Portanto, os preceitos passados a nós pelo SENHOR, não devem ser alterados de forma alguma, mas é dever dos que O seguem ensiná-los do modo que Ele ensinou!

2. Sem o ensino dos propósitos do Evangelho, a Igreja se enfraquece espiritual e moralmente

2 Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade. (NTLH)

Não basta acreditar no Evangelho, mas nos propósitos espirituais do mesmo, a fim de que Deus seja glorificado e os princípios do Reino dos Céus se propaguem da maneira correta.

O filho de Deus é criado para agir à semelhança de Jesus; entretanto, quando ele age de modo mundano, está envergonhando o Pai! Além do mais, ele dará motivos à descrença e a comentários jocosos acerca de Jesus, por parte das pessoas. Esse tipo de cristão será contado entre os que se perdem, pois não teme a Deus e não segue os preceitos das Sagradas Escrituras.

3. Para os falsos mestres, os lucros pessoais são mais importantes do que as pessoas e o Reino de Deus

3 Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês [i.e. usá-los para benefício próprio], contando histórias inventadas [i.e. inverídicas, mentirosas, sensacionalistas]. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado. (NTLH)

Jesus advertiu aos seus discípulos – àqueles que pregariam o Evangelho – que não deveriam servir ao mesmo tempo a Deus e ao dinheiro (Mamom – Lc.16:13). Contudo, muitos que pregam o Evangelho fecharam os olhos para as palavras do “Mestre”!

Eles usam as pessoas para fins pessoais e distorcem as Escrituras, a fim de criar histórias inverídicas, para que, de algum modo, consigam manipular os que os ouvem a praticar aberrações. Jesus está alerta como Juiz e a Sua sentença causará a destruição eterna dessas pessoas.

4. Sem que percebam, os falsos mestres atuam pelos princípios de Satanás

8 Todos os que vieram antes de mim são ladrões [i.e. defraudadores, falsos mestres que abusam da confiança das pessoas para ganho próprio] e bandidos [i.e. ladrões, saqueadores, que surrupiam] mas as ovelhas não deram atenção à voz deles. 9 “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida.” 10 “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” (Jo.10:8-10 NTLH)

Repare que o texto trata de Satanás “por tabela”, pois o termo “ladrões”, usado por Jesus, se refere a mensageiros falsos, cujo intuito era enganar as pessoas, a fim de, por meio delas, obter lucros próprios. Jesus os chama de bandidos!

Por que eu disse que Jesus se refere a Satanás por tabela? Porque esses pregadores pregam pelos princípios de Satanás! Esses princípios satânicos são:

  • Matar. Afastam as pessoas de Deus, provocando a morte espiritual.
  • Roubar. Uma vez afastados de Deus, as sementes do Evangelho e dos propósitos do mesmo logo são roubadas e levadas para longe.
  • Destruir. Afastados de Deus e sem os recursos da Palavra do Pai, essas vidas se tornam decadentes tanto espiritual como moralmente falando. Elas se tornam pessoas mundanas.

Portanto,

  • Que eu não permita que Satanás e seus agentes me afastem da Palavra de Deus.
  • Que eu me esforce no desenvolvimento da minha fé, a fim de que ela seja viva e frutífera.
  • Que eu procure perceber se o que ouço se ajusta aos propósitos do Evangelho – Eternidade ou bem-estar terreno?
  • Que eu crie o hábito de avaliar as minhas atitudes à luz da Palavra de Deus.
  • Que eu não caia na tolice de ser explorado por pregadores falsos, pelo desejo de alcançar meus desejos pessoais.
  • Que eu tome cuidado para não adotar em minha vida os princípios satânicos, como: matar, roubar e destruir.
  • Que eu seja uma bênção tanto para Deus como para o meu próximo, edificando suas vidas na graça e no conhecimento de Deus.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação