Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Lucas 9:62

Texto base:

Jesus respondeu: — Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. (Lc.9:62 NTLH)

Quem vive a vida olhando para trás é porque perdeu a esperança e sente que a sua existência, ou o seu esforço para viver a vida chegou ao fim. Deus nos pede para escutarmos as Suas Instruções, tendo a certeza de que, tendo fé Nele, nós encontraremos na Sua vontade motivos para seguirmos em frente e sobrepujarmos o desânimo, mesmo que estejamos vivendo em uma situação crítica.

Jesus faz uso de uma cena comum de Seus dias: a do agricultor. Ao trabalhar com o solo duro, revolvê-lo e afrouxá-lo, ele precisava fazer uso do arado para arar a terra e semear as sementes. Não se faz uso do arado olhando para trás, pois, desse modo, perde-se o rumo e o trabalho faria com que o senhor ou patrão se desagradasse do trabalhador.

Neste verso das Escrituras, Jesus confronta aqueles que vivem se desculpando para não segui-Lo fielmente e que O seguirão depois de tentarem resolver questões passadas. A Sua resposta também confronta aqueles que se desculpam para não segui-Lo pelo fato de não desejarem desistir de laços afetivos e materiais.

A resposta de Jesus é clara e simples às pessoas que vivem se desculpando para não atenderem ao Seu chamado: “Todo aquele que entende o plano de Deus para a sua vida e não se compromete com ele, porque olha para trás, revela não estar capacitado para servir a Deus do modo que O agrade.”

O nosso texto base pode se aplicar a dois tipos de pessoas que tolamente se justificam a não aceitar as Instruções do Eterno:

  • Os que são divinamente chamados para o trabalho pastoral, ou seja, de levarem o Evangelho a um mundo endurecido e incrédulo à realidade de Deus e que rejeita a Verdade divina. Eles se justificam que para atenderem o chamado divino, antes, precisam resolver questões pessoais.
  • Os que, mesmo conhecendo as bênçãos grandiosas e eternas de Deus às suas vidas, não lutam contra a dureza de seus próprios corações e resistem às Instruções do Eterno. Estes não conseguem se separar do que possuem do seu passado, seja no campo material e no de relacionamentos.

A ênfase da nossa meditação recairá sobre o segundo, ao qual Deus diz: “Não fique aprisionado no passado, não viva olhando para trás para não viver de modo angustiado e sofrer perdas maiores no presente e no futuro. O que já passou não volta mais; então, procure viver para os propósitos de Deus e você terá um futuro maravilhoso!

1. Não olhe para trás em momentos críticos, pois, se o fizer, ficará preso a ele

O exemplo mais claro de alguém que olhou para trás e perdeu as grandes bênçãos presentes e futuras de Deus, assim como a própria vida, foi a mulher de Ló. Ela se transformou em uma estátua de sal pelo fato de não seguir as orientações de Deus. (vd. Gênesis 19:26) Ela ficou presa ao seu passado!

Deus havia decidido destruir as cidades de Sodoma e Gomorra devido à perversidade nelas reinante. O Eterno decidiu salvar a família de Ló, pois ele era um homem justo em meio a uma sociedade perversa. Então, Deus enviou Seus anjos à porta da sua casa e um deles lhe deu este conselho:

Então um dos anjos disse a Ló: — Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer. (Gn.19:17 NTLH)

O que está contido nessa ordem que veio dos Céus a Ló? Ele deveria se apressar para salvar a sua vida e, naturalmente, toda a sua família. Ele deveria fugir dali de imediato, não se deter no vale (o vale do Armagedom) e buscar refúgio nos lugares altos, para que tanto ele como sua família não morressem.

A ordem foi simples e clara: (1) ele deveria “correr”, (2) “não permanecer” no vale no qual ficavam as duas cidades e (3) “não olhe para trás”, (4) “refugie-se nos lugares altos”.

2. Em momentos críticos, refugie-se na presença de Deus

Fuja para a montanha”, disse o anjo a Ló, e a Palavra de Deus nos diz o mesmo nos nossos dias críticos. A montanha, na cultura bíblica, é uma representação de Deus, de Quem recebemos toda a ajuda de que necessitamos. O salmista disse:

Olho para os montes e pergunto: “De onde virá o meu socorro?” 2 O meu socorro vem do SENHOR Deus, que fez o céu e a terra. (Sl.121:1,2 NTLH)

Todo o socorro divino nos vem por meio das bênçãos espirituais, as quais nós temos em Cristo Jesus, a nossa “Rocha Eterna”, nas regiões celestiais ou nas alturas! (vd. Efésios 1:3, 2 Coríntios 1:3)

Em momentos críticos, Deus nos orienta a irmos para o “Alto” e a buscá-Lo com todo o nosso coração. Por que devemos buscar a Deus com intenso fervor? Porque sabemos que Ele tem planos elevados para nós e é nos Seus lugares altos que os descobrimos. (vd. Jeremias 29:11-13)

Além do mais, é nos lugares altos que Deus nos restaura e nos oferece novos começos. Não foi assim com Noé, quando o Eterno fez com que a arca pousasse sobre o “Monte Ararate”? (vd. Gênesis 8:4)

Foi no “Monte Carmelo” que o profeta Elias promoveu uma reforma religiosa em Israel. (vd. 1 Reis 18:16-46) Foi no monte, em frente ao mar da Galileia, que Jesus iniciou o Seu ministério de ensinamentos, iniciando com as Bem-Aventuranças. (vd. Mateus 5-7) Foi no monte que Jesus Se transfigurou diante dos Seus discípulos Pedro, João e Tiago. (vd. Mateus 17:1,2)

Se sabemos que é nas “Alturas”, na presença do SENHOR, que encontramos os Seus segredos, provisões, proteção e a vida, por que nós complicamos as coisas, permanecendo nos vales sombrios da mediocridade e angústias?

3. Em momentos críticos, em vez de permanecer no vale do desânimo e destruição, busque o Eterno

Procurem [i.e. busquem, com cuidado] a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao SENHOR enquanto ele está perto.” (Is.55:6 NTLH)

Essa procura deve ser rápida, porém cuidadosa, para não cairmos em ciladas, cheias de promessas e ensinamentos falsos. Busque a Deus, mas com um espírito de fidelidade às Suas Instruções, sabendo que Dele receberá toda a ajuda e provisões. Jesus disse:

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mt.6:33 NTLH)

Portanto, viver no passado fará com que o seu presente mergulhe em lágrimas e angústias. Procure lembrar-se de José (no Egito) e tenha-o como exemplo. Ele enfrentou os seus dias difíceis no Egito pela fé. Ele deixou as coisas do passado para trás e rasgou o solo duro do seu momento, plantando as sementes da esperança divina no seu coração.

José, em vez de olhar para trás e ser prisioneiro das mágoas do seu passado, decidiu ser livre, olhando para Deus. Ele se agarrou às promessas divinas que havia recebido e não desanimou, não entregou os pontos e venceu!

Lembre-se: o SENHOR sempre está com você, seja no seu quarto, trabalho, transporte, ou em qualquer outro lugar. Ele é o teu refúgio. Ele é o que restaura as suas forças e o faz sair da mediocridade, desânimo, angústias e depressão. Ele não pode ser destruído porque é Eterno, e por isso é Nele que você recebe ânimo para reconstruir o seu presente e futuro.

Que o Eterno seja a sua força enquanto você O busca e procura conhecê-Lo melhor. Todos os que buscam o SENHOR com honestidade nunca serão abandonados por Ele e sempre receberão a Sua ajuda.

Ó SENHOR, aqueles que te conhecem confiam em ti, pois não abandonas os que procuram a tua ajuda. (Sl.9:10 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação