FAÇA DOWNLOAD:
Hebreus 10:35-38
& 35Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. 36Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete. 37Pois, como ele diz nas Escrituras Sagradas: “Um pouco mais de tempo, um pouco mesmo, e virá aquele que tem de vir; ele não vai demorar. 38E todos aqueles que eu aceito terão fé em mim e viverão. Mas, se uma pessoa voltar atrás, eu não ficarei contente com ela.” (Hebreus 10:35-38 NTLH)
A carta aos Hebreus foi escrita a cristãos que estavam correndo o risco de abandonar a sua fé em Cristo. Estavam desanimados, e alguns deles já tinham deixado de assistir às reuniões da igreja. Eram judeus que tinham se convertido à fé cristã, mas que, possivelmente, por causa de perseguições e de outras dificuldades, estavam pensando em voltar à religião judaica.
O autor da carta os adverte sobre o perigo e as consequências de voltar atrás e sobre a necessidade de permanecer firme na fé.
1. Quais os motivos que nos levam a voltar atrás, isto é, a abandonarmos ou fraquejarmos a nossa fé em Jesus Cristo?
- Medo;
- Pensamentos negativos;
- Desânimo diante das provações;
- Falta de paciência;
- Antigas crenças;
- Busca por interesses pessoais;
- Rebeldia;
- Sofrimentos;
- Relacionamentos.
Com grandes milagres, Deus tirou os israelitas do cativeiro, no Egito, fez com que atravessassem desertos desolados e chegassem às margens da Terra Prometida. Ainda assim, quando foram encorajados a entrar na terra, eles se recusaram e preferiram ouvir as vozes daqueles com pensamentos negativos. Eles deixaram de confiar em Deus após testemunharem tantos milagres, porque tiveram medo e foram rebeldes.
& 3por que será que o SENHOR Deus nos trouxe para esta terra? Nós vamos ser mortos na guerra, e as nossas mulheres e os nossos filhos vão ser presos. Seria bem melhor voltarmos para o Egito!, 4– E diziam uns aos outros: – Vamos escolher outro líder e voltemos para o Egito! 9– Porém não sejam rebeldes contra o SENHOR e não tenham medo do povo daquela terra. Nós os venceremos com facilidade. O SENHOR está com a gente e derrotou os deuses que os protegiam. Portanto, não tenham medo. (Números 14:3-4, 9 NTLH)
Jesus falou que muitos abandonariam a fé Nele nos tempos finais da igreja, que antecederiam a Sua volta.
& 10Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros.11Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. 12A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará;13mas quem
ficar firme até o fim será salvo. (Mateus 24:10-13 NTLH)
Em nosso País, ainda não temos guerras, não somos perseguidos, não sofremos violências físicas por causa do Evangelho, mas muitos estão abandonando a fé verdadeira, pois não suportam as adversidades, não aceitam o trabalhar de Deus em suas vidas através do sofrimento, não têm paciência de esperar o tempo de Deus, ou seja, não querem se submeter a Ele e morrer para si mesmos e querem que se cumpra em suas vidas a sua própria vontade e não a do Pai.
& 7Por isso, como diz o Espírito Santo: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, 8não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele, no dia em que eles o puseram à prova no deserto 12-Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo.13-Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração.14-Pois seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio. (Hebres 3:7-8, 12-14 NTLH)
Em muitas passagens, a Bíblia Sagrada nos adverte a não “endurecermos” o nosso coração. Isto significa que não devemos nos colocar obstinadamente contra Deus, de forma a não sermos mais capazes de nos voltarmos a Ele.
Devemos tomar o cuidado de obedecermos à Palavra de Deus, confiar Nele e não permitir que nossos corações se tornem endurecidos.
2. Quais as consequências de voltarmos atrás?
- Deus não ficará contente conosco. (Hb 10:38b)
- Teremos uma fé frágil, sem crescimento espiritual. (Hb 11:6)
- Não permitiremos o agir de Deus em nossas vidas.
- Não aceitaremos a vontade e os propósitos de Deus.
- Não teremos paz com Deus.
- Nossa atitude nos impedirá de recebermos as bênçãos de Deus.
- Não amaremos nem pertenceremos à igreja de Cristo.
- Seremos incapazes de evangelizar aqueles que ainda não conhecem a Cristo.
- Não teremos a ajuda e o descanso que Jesus nos promete. (Mt 11-28)
- Sem perseverar em fazer o bem, perderemos a vida eterna. (Rm 2:7)
- Se persistimos em nossa incredulidade, Deus, por fim, nos deixará sozinhos em nosso pecado. (Hb 10:26-27)
A lição aqui é que já foi oferecido o único sacrifício definitivo pelo pecado. Não haverá outro. Os que não querem apropriar-se do que Cristo fez por eles na cruz devem despedir-se de Deus para sempre e sofrer por seus próprios pecados.
3. Como permanecemos firmes na fé?
- Vivendo as “Bem Aventuranças” todos os dias, em cada situação, ou seja, a morte do eu, rendição, arrependimento, entrega, submissão, obediência. (Mt 5:3-12)
- Se desapegando do passado. Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. (2Co 5:17)
- Ouvindo a Palavra de Deus nas pregações e meditando nela durante a semana. Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. (Rm 10:17)
- Pertencendo a uma igreja e tendo compromisso com ela. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando. (Hb 10:25)
- Participando dos pequenos grupos.
Para evitar que tenhamos um coração incrédulo, é necessário permanecermos em comunhão com nossos irmãos na fé, falarmos diariamente sobre nossa fé, estarmos cientes de quão enganoso é o pecado (ele atrai, mas também destrói), e nos encorajarmos mutuamente, demonstrando amor e preocupação.
Negligenciar as reuniões cristãs é tanto rejeitar ouvir a voz de Deus quanto desistir do encorajamento e da ajuda de outros cristãos. Nos reunimos para compartilharmos nossa fé e para fortalecermos uns aos outros.
Portanto:
Confrontemos a nossa natureza humana com sua autossuficiência, suas crendices, seu egoísmo, seus medos
e todas as suas maldades, e cedamos à direção do Espírito Santo!
& Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. (Gálatas 5:16-17 NTLH)
Saibamos que não existe nenhum outro sacrifício aceitável pelo pecado além da morte de Cristo na cruz. Se rejeitarmos o sacrifício de Cristo, não haverá outra maneira de sermos salvos, porque Deus não estabeleceu nenhum outro nome no céu, nem na terra, pelo qual as pessoas clamem e sejam salvas.
& Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor. (Romanos 6:23 NTLH)
Tenhamos uma fé firme em Jesus e acreditemos que Ele sabe o que é melhor para nós e que no tempo certo nos honrará.
& Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6:33 NTLH)
& Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos. (Hebreus 10:39 NLTH)
Que Deus nos abençoe!