(Juscelino Cardoso de Sá – Domingo – 18/11/2012)
SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
Gálatas 5:13
Por amor Deus nos fez a sua imagem e semelhança porque queria ter um relacionamento íntimo conosco e dirigir nossas vidas para o nosso próprio bem. Nos deu o livre arbítrio para que não nos tivesse como prisioneiros e sim para o amarmos e obedecê-lo pela escolha voluntária.
Desta forma tomamos nossas decisões baseados na forma como pensamos. E o que tem influenciado e dominado nossa forma de pensar e de agir?
Em nosso texto base Paulo nos adverte para o perigo de sermos dominados pelas maldades da natureza humana, como vemos em Romanos 7:18.
Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. (Romanos 7:18 – NTLH)
Quando dominados por nossa natureza humana agimos de forma a destruirmos a nós mesmos, as pessoas que nos amam e os nossos relacionamentos. Quebramos nossa comunhão com Deus e não receberemos o seu Reino, pois produzimos coisas más.
As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. (Gálatas 5:19-21 – NTLH)
Mas Deus pela sua misericórdia e amor fez seu Filho Jesus homem para ser um modelo de vida para nós e sem pecados tomar sobre si os nossos pecados morrendo em nosso lugar para que fossemos livres do pecado, ou seja, pudéssemos vencer nossa natureza humana.
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3:16 – NTLH)
No entanto como continuamos a sofrer as más influencias do mundo, acreditando em mentiras que reforçam nossas crenças egoístas e desejos pecaminosos, Jesus prometeu o Espírito Santo aos que o amam e o obedecem, para dirigir suas vidas e ficar com eles para sempre.
Jesus continuou: — Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. (João 14:15-16 – NTLH)
Mas somente quem aceita Jesus como Senhor e Salvador e tem a disposição de obedecer à Palavra de Deus pode conhecer e ser dirigido pelo poder do Espírito Santo, pois ele habita em nós e nunca nos deixará.
O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. — Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês. — A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. (João 14:17-21 – NTLH)
Esta rendição ao Espírito Santo nos torna discípulos de Jesus e nos dá uma vida plena, pois recebemos a promessa que: Ele nos ensina, nos faz lembrar as palavras de Jesus, nos convence do pecado, nos mostra a justiça de Deus, anuncia julgamento divino sobre o mal, nos guia na verdade, nos dá discernimento quanto aos acontecimentos futuros e glorifica a Deus.
O fruto do Espírito é a obra espontânea do Espírito Santo dentro de nós, ele produz certos traços de caráter que são encontrados na natureza de Cristo, como vemos em Gálatas 5:22-26.
Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucifi
caram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros. (Gálatas 5:22-26 – NTLH)
Somente este poder transformador da graça de Deus em nossas vidas nos liberta do egoísmo e do orgulho, e nos permite servir uns aos outros, a igreja e cumprir os propósitos de Deus para as nossas vidas.
O resultado final da obra do Espírito Santo em nossas vidas é a profunda e duradoura paz.
—Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (João 14:27 – NTLH)
TOME UMA DECISÃO AGORA – Diga não as influencias do mundo, deixe o Espírito Santo confrontar sua natureza humana e encher você com a maravilhosa paz de Cristo.