Texto base:
João:1:29
No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse: — Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (Jo.1:29 NTLH)
Enquanto eu meditava na Palavra de Deus, a expressão “no dia seguinte” chamou a minha atenção. Essa expressão é uma indicação temporal, que sugere um evento específico que ocorreu após outro. Essa indicação temporal indica um evento específico muito aguardado por João (Batista), enquanto ele exercia a missão que lhe foi confiada por Deus, que era a de preparar as pessoas para a chegada e a revelação do tão esperado Messias, ou Cristo.
O contexto descreve a missão de João Batista como precursor de Jesus, pregando o arrependimento e o batismo nas águas. João falava sobre a vinda de Jesus e batizava as pessoas, a fim de, urgentemente, inseri-las no tempo do cumprimento das profecias da Antiga Aliança acerca da vinda do Messias.
Antes do dia seguinte (vd. João 1:26-28), João respondeu aos que lhe perguntaram se ele era o “Messias”. Em resposta, João (Batista) fez estas declarações sobre si aos seus inquiridores:
26 João respondeu: — Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. 27 Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar correias das sandálias dele. 28 Isso aconteceu no povoado de Betânia, no lado leste do rio Jordão, onde João estava batizando. (João 1:26-28 NTLH)
(1) João era apenas o anunciador ou o precursor do “Ungido de Deus”, o Messias;
(2) João realizava o batismo nas águas, que expressa uma mudança do pensamento e atitudes, ou a disposição de não viver mais na prática de pecados e pensar como Deus pensa, a fim de viver para Ele;
(3) João declarou que Jesus já se encontrava entre eles, mas que ainda precisaria ser conhecido;
(4) Ele declarava não ser merecedor da honra de estar diante Dele e desamarrar as Suas sandálias.
João não surgiu para libertar os israelitas de seus opressores romanos, mas para anunciar “Aquele” que os libertaria do poder do pecado e do espírito da indiferença às Instruções divinas. João pregava sobre “Aquele” que os batizaria com o Espírito Santo e com o fogo purificador, a fim de salvá-los de uma condição espiritual e moral degradante para uma vida submissa e produtiva, digna de ser aprovada por Deus.
No dia seguinte (vd. João 1:29-31), João “viu” Jesus “vindo” na sua direção e fez as seguintes declarações sobre Ele:
29 No dia seguinte, João viu [i.e. recebeu uma revelação divina em seu espírito acerca de] Jesus vindo [i.e. vindo ou retornando] na direção [i.e. ou para benefício] dele e disse: — Aí está o Cordeiro de Deus, que tira [i.e. que carrega sobre Si] o pecado do mundo! 30 Eu estava falando a respeito dele quando disse: “Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia.” 31 Eu mesmo não sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é. (Jo.1:29-31 NTLH)
(1) Mesmo não conhecendo a Jesus pessoalmente, João afirma ser Ele “o Cordeiro de Deus” que tira (ou carrega sobre Si) o pecado do mundo (vd. Êxodo 12:1-14);
(2) João afirma que Jesus era mais importante do que ele (vd. João 3:28-30; 6:26-33);
(3) Que “Jesus pré-existia” antes de ele, João, ter nascido (vd. Gênesis 1:1; João 1:1-4);
(4) Que Jesus seria reconhecido como “o Filho de Deus”, nascido e totalmente dependente do Pai Eterno (vd. Mateus 3:16,17; Romanos 8:14; Gálatas 3:26).
No dia seguinte, João viu Jesus vindo em sua direção. Que evento honroso e glorioso!
1. Esteja dentro da vontade de Deus e Jesus “estará vindo” até você (cf. Mateus 14:22-33)
Certa vez, Jesus pediu aos Seus discípulos que atravessassem o lago (Mar da Galileia), até a região de Genesaré. Durante a madrugada, Ele foi até os discípulos andando por sobre as águas do mar da Galileia, sob uma forte ventania. O barco, no qual se encontravam os discípulos, estava sendo açoitado pelas ondas. Ao verem “um homem” andando por sobre as águas, pensaram se tratar de uma visão, uma indicação de que iriam morrer.
Jesus gritou a eles: “Coragem, Sou Eu! Não tenham medo!”. Pedro, querendo ter uma comprovação da verdade, pediu que ele andasse também por sobre as águas e fosse até Jesus. Ele saiu do barco, andando sobre o mar! Entretanto, ao perceber a força do vento, ficou com medo e começou a afundar e gritou por socorro. Jesus o tomou pela mão e disse: “Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?”. Ambos entraram no barco e a forte ventania cessou! Após terem subido no barco e o vento ter se acalmado imediatamente, o que os discípulos fizeram?
E os discípulos adoraram Jesus, dizendo: — De fato, o senhor é o Filho de Deus! (Mt.14:34 NTLH)
2. Tudo está indicando que Jesus está vindo em nossa direção
Assim como João (Batista) pregou sobre a vinda de Jesus naqueles dias, nós, pelos sinais que temos visto, por que não deveríamos fazer o mesmo e com a mesma urgência? Jesus disse:
1 Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. 2 Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. 3 E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. 4 E vocês conhecem o caminho [i.e. o curso de conduta, o modo de pensar, sentir e decidir] para o lugar aonde eu vou. (João 14:1-4 NTLH)
Jesus está vivo, porque ressuscitou e nos deu a promessa de que voltará para nós. “Naquele dia”, quando Jesus vier e nos levar às “mansões celestiais”, não haverá mais dias e nem o dia seguinte, quando Ele enxugará todas as nossas lágrimas. Na Eternidade, nós nunca mais veremos nem experimentaremos a morte, tristezas, choros e aflições, pois, como dizem as Escrituras: “As coisas velhas já passaram”. (vd. Apocalipse 21:4) Enquanto pregamos sobre Jesus e a Sua vinda, pedimos:
Que Deus nos abençoe!
Pense e Reflita:
- João preparou o caminho para a vinda do Messias e como você pode fazer o mesmo a outras pessoas?
- O que significa ser batizado nas águas? Como o batismo o ajuda a mudar sua maneira de pensar e agir?
- Como você pode aplicar a verdade de que Jesus está entre os Seus, mas que ainda precisa ser conhecido?
- Por que João afirmou não ser digno de desamarrar as sandálias de Jesus? O que essa declaração revela sobre a Sua natureza de Jesus e a sua relação com Ele?
- Por que Jesus “carrega sobre Si” o pecado e a perversidade do mundo, mas não os tira de vez deste mundo?
- João fazia a vontade Deus e por isso ele recebeu do Eterno a capacidade de reconhecer a Pessoa de Jesus vindo a ele. Como você aplica esse princípio às boas ou más situações da sua vida?
- Por que João Batista disse que Jesus era mais importante do que ele, mesmo sendo o seu precursor?
Quem realmente é um filho de Deus? O que o Espírito Santo usa para orientá-lo a andar como filho de Deus? - Você vê sinais que apontam para a vinda de Jesus? (vd. Mateus 24:1-14)