Skip to content Skip to footer

Apocalipse 22:16-21 – O Apocalipse de João, o convite e os conselhos finais

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Apocalipse 22:16-21

Depois de muitos meses meditando neste maravilhoso livro, nós chegamos ao seu final! Espero que Deus tenha usado a minha vida, a fim de compartilhar lições sólidas sobre os pensamentos e caminhos Divinos com vocês, através deste livro profético. Vamos ler o nosso texto de hoje.

& 16 – Eu, Jesus, enviei o meu anjo para anunciar essas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou o famoso descendente do rei Davi. Sou a brilhante estrela da manhã. 17 O Espírito e a Noiva dizem: – Venha! Aquele que ouve isso diga também: – Venha! Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida. 18 Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro. 19 E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa. 20 Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: – Certamente venho logo! Amém! Vem, Senhor Jesus! 21 E que a graça do Senhor Jesus esteja com todos. (Ap. 22:16-20 NTLH)

1. Jesus assina o livro dando as Suas credenciais. (v.1)

O Apocalipse começa com uma revelação dada por Jesus, por meio do Seu anjo:

& Neste livro estão escritas as coisas que Jesus Cristo revelou. Deus lhe deu esta revelação para mostrar aos seus servos o que precisa acontecer logo. Cristo enviou o seu anjo para que, por meio dele, o seu servo João soubesse dessas coisas. (Ap.1:1 NTLH)

O livro termina com a garantia de que tudo o que João ouviu e viu é a mais pura verdade.

& 16 – Eu, Jesus, enviei o meu anjo para anunciar essas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou o famoso descendente do rei Davi. Sou a brilhante estrela da manhã. (NTLH)

Jesus é a descendência final do rei Davi. Ele é o cumprimento final desta profecia. Jesus é a “estrela da manhã” por ser o “Arauto” (o Proclamador) do “dia” que afugenta a escuridão da noite, ou seja, do Qual tanto o pecado como a morte fogem! Na eternidade, nunca mais haverá ignorância, pecado e o afastamento de Deus.

2. O último apelo ou oferecimento da graça Divina. (v.2)

& 17 O Espírito e a Noiva dizem: – Venha! Aquele que ouve isso diga também: – Venha! Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida. (NTLH)

A Igreja verdadeira, habitada pelo Espírito Santo, declara o seu anseio pelo retorno de Jesus. Aquele que consegue aprender por meio da audição e que guarda o que aprende, também declara e deseja ardentemente o retorno de Jesus.

Então, Jesus oferece a Sua graça àquele que está com a alma sedenta da graça Divina, e por fim, Ele propõe “àquele que a deseja” que a receba de graça. Cabe a cada um de nós expressarmos o desejo pela Sua graça e recebermos “de graça” a água da vida.

Jesus nunca forçou ou persuadiu com discursos falsos as pessoas para segui-Lo. Ao dizer “quem quiser”, Ele está pedindo que cada um avalie a sua própria condição tanto espiritual como moral e, se quiser, atenda o chamado Divino para ir a Ele. A fala de Jesus me leva a considerar que a decisão de ira a Ele é de cada um de nós. Deus não força a ninguém a isso!

Certa vez, Jesus disse no final de uma festa religiosa:

& O último dia da festa era o mais importante. Naquele dia Jesus se pôs de pé e disse bem alto: – Se alguém tem sede, venha a mim e beba [siga a Mim e receba o refrigério e nutrientes para a alma]. (Jo.7:37 NTLH)

3. O conselho final de Jesus. (vs.18,19)

& 18 Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro. 19 E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa. (NTLH)

Este conselho é para todos os que desprezam o estudo do Apocalipse, aos que se descuidam e acrescentam interpretações fantasiosas, as quais não têm base doutrinária às profecias do livro.

Na verdade, nós não devemos acrescentar nem retirar nada acerca das revelações ou ensinamentos de Deus.

& Não acrescentem nada à lei que lhes estou dando, nem tirem dela uma só palavra. Guardem todos os mandamentos do SENHOR, nosso Deus. (Dt.4:2 NTLH)

Deus diz ainda:

& Obedeçam a todas as leis que eu estou dando a vocês, sem acrescentar nem tirar nada. (Dt.12:32 NTLH)

O livro de Provérbios nos aconselha o seguinte:

& Nunca declare que Deus disse alguma coisa que, de fato, ele não disse; se você fizer isso, ele o corrigirá e mostrará que [diante de todos] você é mentiroso. (Pv.30:6 NTLH)

Eu tenho grandes problemas com aqueles que ensinam que, uma vez salvo, o homem não pode se perder. Olhemos a declaração que está no capítulo 3 do livro do Apocalipse:

& Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco, e eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim. (Ap.3:6 NTLH)

4. A última oração e a bênção final. (vs.20,21)

& 20 Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: – Certamente venho logo! Amém! Vem, Senhor Jesus! 21 E que a graça do Senhor Jesus esteja com todos. (NTLH)

Após ter feito a sua oração com três palavras “Vem, Senhor Jesus!”, João encerra o seu livro com o desejo mais precioso das sagradas escrituras: “E que a graça do Senhor Jesus esteja com todos”. O seu desejo é que todos aqueles que creem e se comprometem com Jesus, o nosso Senhor Eterno, possam desfrutar de todas as provisões Divinas, a fim de enfrentarem este mundo tenebroso com perseverança e alcancem a eternidade prometida.

Que nós amemos a Deus e ao próximo, ensinando-o a se aproximar de Deus e como viver comprometido com Ele. Além disso, que nós fortaleçamos a igreja do Senhor com todos os recursos que Deus nos oferece: espirituais, morais e físicos.

Eu agradeço a Deus pela oportunidade de ter meditado com vocês ao longo de vários meses, sobre este livro maravilhoso! Que todos nós oremos sempre: “Vem, Senhor Jesus”!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação