Texto base:
Efésios 5:31
Como dizem as Escrituras Sagradas (Paulo está citando Gênesis 2:22-24): “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe [i.e. deixa a guarda, a tutela, os costumes ou hábitos da sua família] para se unir [i.e. apegar-se com afeto, expressando sentimentos, emoções, amizade e lealdade] com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa [i.e. uma só carne ou pessoa].” (Ef. 5:31 NTLH)
O apóstolo Paulo diz existir um mistério grandioso neste texto das Sagradas Escrituras. É através da compreensão desse mistério que, tanto o esposo e esposa, desempenham suas obrigações de um para com o outro. Mas que mistério é esse? Ele o revela no versículo 32:
Há uma verdade imensa revelada [i.e. há um mistério que foi divinamente revelado] nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja [i.e. como Cristo e a Sua Igreja devem se relacionar e se manter unidos]. (Ef. 5:32 NTLH)
Devido ao pecado e o afastamento de Deus, a união matrimonial se tornou um mistério, ou algo que, para muitos, sem nenhum valor espiritual. Por isso, um casal que constitui uma família em Cristo, precisa compreender o valor divino desse mistério na vida conjugal.
O casamento é uma imagem (alegoria, metáfora, comparação) viva do relacionamento e da unidade que Cristo deseja manter com a Sua igreja. Por meio de Cristo, nós compreendemos sobre o cuidado de Deus para com o Seu povo e o Seu desejo de ser um com ele.
Portanto, o casamento expõe a existência de um profundo significado espiritual através da aliança entre um homem e uma mulher, ao se tornarem uma só carne pelo matrimônio, “segundo a Lei divina”. Essa unidade revela e ensina a todos os membros da família sobre a realidade de como Cristo e a Sua Igreja se relacionam e permanecem unidos. Essa verdade pode ser observada nos versos 28-30:
28 O homem deve amar [i.e. acolher, ter afeição, admirar, considerar, respeitar, servir] a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo (vd. Gênesis 2:18). 29 Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja, 30 pois nós somos membros do corpo de Cristo. (Ef. 5:28-30 NTLH)
Nota sobre Gênesis 2:18: Deus não queria que o homem vivesse somente para si mesmo, pois isso não seria bom ou útil aos Seus propósitos e, por essa razão, o SENHOR fez a mulher do corpo de Adão. Sendo parte do seu corpo, ela deveria ser acolhida e, permanecendo sempre junto a ele, a mulher seria a sua metade, uma auxiliar adequada e idônea, ou seja, com qualidades e habilidades confiáveis. Portanto, ela lhe seria uma ajudadora, pronta a medir o valor e a utilidade de suas palavras e ações, tanto espirituais como morais, segundo a Palavra de Deus.
1. O esposo é a fonte do cuidado e do fortalecimento divino à esposa, e assim, dela, obterá confiança e respeito
De acordo com o texto bíblico que acabamos de ler, o apreço que o marido tem pela sua esposa é o mesmo que ele tem por si mesmo, pois eles são uma unidade. Paulo compara esse cuidado com o que Cristo tem pela Sua Igreja, porque ela é o Seu Corpo sobre a Terra.
Ao cuidar e fortalecer a Sua Igreja, Cristo está cuidando e fortalecendo a Si mesmo, pois a Igreja veio à existência a partir Dele. Quando a Igreja confia e compreende que “Jesus é a Sua Fonte de todo o cuidado e fortalecimento divino”, ela O respeita, aceita os Seus cuidados, mantém-se em unidade e amor leal com Ele, a fim de que os propósitos divinos sejam executados e o Nome do Único Deus seja reconhecido. (vd. Mateus 6:9,10)
Quando a esposa vê no marido a mesma atitude que Cristo tem pela Sua Igreja, ela confiará nele, o respeitará e o honrará.
2. O casal deve desempenhar seus papéis de modo aprovado por Deus e para Ele
Já sabemos que o casamento deve ser compreendido como uma “metáfora”, ou uma imagem viva de uma realidade espiritual: o casamento de Deus com seu povo, ou o de Cristo com a Igreja. O desempenho, tanto do marido como da esposa, está enraizado no papel que Cristo exerce para com a Sua Igreja, e esta para com Ele. O modo como os maridos e esposas se relacionam no casamento revelará e ensinará, tanto aos filhos como ao mundo, a mensagem bíblica sobre como viver em unidade com Deus, através da vida ressurreta de Jesus.
23 (Do esposo) Pois o marido tem autoridade sobre a esposa [i.e. o marido é o cabeça da esposa], assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja [i.e. Cristo é “O Cabeça” da Igreja]. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo. 24 (Da esposa) Portanto, assim como Igreja é obediente [i.e. está sujeita] a Cristo, assim também a esposa deve obedecer [i.e. estar sujeita] em tudo ao seu marido. 25 (Do esposo) Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. (Ef. 5:23-25 NTLH)
Segundo o texto bíblico, Paulo está dizendo que o casal deve se empenhar para encontrar a maneira santa e pura (o modo de servir e aprovado por Deus) para se relacionar e desempenhar seus papéis individuais, a fim de que sejam um e expressem o relacionamento entre Cristo e a Sua Igreja. A finalidade é a de “cuidarem, proverem e protegerem um ao outro para que o ambiente familiar seja um lugar onde Deus, Sua Palavra e Seus propósitos sejam respeitados e executados”.
3. Esposo e esposa: permaneçam na Palavra de Deus para evitarem abusos espirituais, psicológicos e o desvio dos propósitos divinos
Infelizmente, quando o pecado entrou no mundo através de Adão e Eva, o seu primeiro alvo foi o de arruinar (1) a unidade deles (a raça humana) com Deus e a Sua Palavra, (2) a harmonia no casamento e (3) com o lugar (Éden) que o Eterno os colocou (vd. Gênesis 3). Portanto:
- O pecado distorceu o princípio da boa e saudável liderança. Ele fez com que a humildade, o cuidado e o amor assumissem valores distorcidos. Ele fez com que a liderança do esposo assumisse uma postura de dominação hostil e de rivalidade, ou que se mostrasse preguiçoso e indiferente a tudo. Não foram estas as atitudes de Adão?
- O pecado distorceu o princípio da saudável submissão inteligente e voluntária. Ele fez com que as mulheres, em alguns casos, atuassem de forma manipuladora e, em outros, claramente insubordinadas. Não foram estas as atitudes de Eva?
- O pecado distorceu o propósito divino para a unidade familiar, bem como ao ambiente em que eles estavam. Quando um casal não vive para expressar os propósitos divinos e não os preserva no ambiente familiar, se notará a falta de respeito a Deus, à Sua Palavra, ações independentes, mentiras, deslealdade, insultos, acusações e agressões mútuas. Estas ações não se parecem às de Adão e Eva no Éden?
Em relação ao homem, não lhe foi dado um tipo de autoridade para que fosse possuidor de pleno comando e controle, segundo seus hábitos e costumes familiares. Em vez disso, foi-lhe dada a responsabilidade de amar a esposa, assim como Cristo ama a Sua Igreja, dando a sua vida por ela através de uma liderança santa e servil.
Em relação à mulher, a submissão não deve ser forçada ou acovardada e sem liberdade, pois não é desse modo que Cristo deseja que a Sua Igreja responda à Sua liderança, mas que ela seja “livre”, disposta, alegre, espiritualmente inteligente e fortalecedora. Cabe à esposa ajudar e proteger o marido, para que ele atue sob a Palavra de Deus. Isso que dizer que ela deve adverti-lo quando suas ações são contrárias às Instruções divinas, ou que não seguem o modelo de liderança de Cristo para com a Sua Igreja.
A finalidade destas ações são para que a submissão da mulher não se transforme em humilhação, tendo sua voz silenciada e suas funções desvalorizadas como esposa e mãe, segundo a Palavra de Deus.
O homem e a mulher, esposo e esposa, pai e mãe, devem ter sempre a Palavra de Deus em mente, para que abusos espirituais e psicológicos de um com o outro sejam evitados. Sob a Palavra de Deus, a unidade familiar é preservada e a glória de Deus é expressa, pelo fato de estarem unidos com Cristo.
Além disso, quando a família ora e medita em conjunto sobre o que tem aprendido da Palavra de Deus, o ambiente familiar é protegido contra as ideias e os agenciadores provenientes do reino do “Maligno”.
Cada casal precisa viver sob a compreensão do “MISTÉRIO” e as “OBRIGAÇÕES” básicas que Deus exige da família que se constitui em Cristo. Desse modo, tanto o Seu Reino como as famílias que se dispõem a Ele pertencer, receberão Seus cuidados e a força necessária para subsistirem e resistirem a todo e qualquer filosofia mundana, isto é, aos pensamentos contrários e rebeldes à Palavra do Deus, que é Único e o Criador de todas as coisas.
Se Deus permitir, na próxima semana, nós continuaremos dentro deste tema, a fim de desvendarmos mais alguns “mistérios e obrigações” em relação ao casamento e à família.
Que Deus nos abençoe!
Reflita:
- Leia Efésios 5:32. Onde, na Antiga Aliança, se encontra o texto citado por Paulo? O que você entendeu sobre o significado e as orientações divinas dentro deste texto bíblico?
- Leia Efésios 5:31,32. Qual é o mistério ou segredo espiritual contido no verso 31 e que é revelado por Paulo no verso 32? Por que muitos casais não compreendem o valor espiritual e divino à sua união matrimonial? Em que momento e sobre que base esse mistério espiritual pode ser compreendido?
- Qual é a imagem espiritual que o casamento, entre um homem e uma mulher, deve ensinar aos membros e aos próximos da família? O que dela você pode compreender, acerca de Deus para com o Seu povo?
- Leia Efésios 5:28-30. O que Deus pede ao homem em relação à sua esposa? Quais as razões divinas para esse pedido?
- Leia Gênesis 2:18. Por que Deus fez a mulher a partir do corpo de Adão?
- Qual seria a utilidade da vinda, do sacrifício e da ressurreição de Cristo sem a Sua Igreja?
- Perceba mais uma faceta do mistério entre Cristo e a Sua Igreja, em relação a Adão e Eva: Deus criou Adão para ser útil ao Criador neste mundo. Deus desejava que ele tivesse uma descendência e que esta se multiplicasse e conquistasse a Terra. Então, o SENHOR o fez cair em um sono profundo (na cultura bíblica, deitar-se para dormir é uma alegoria à morte) e, ao acordar (entenda o verbo acordar como uma alegoria à ressurreição de Cristo), Adão vê ao seu lado Eva – a carne da sua carne e ossos dos seus ossos (cf. Gênesis 2:23; 1 Coríntios 11:8,9 – a mulher foi criada do homem para que ele fosse beneficiado, protegido, enriquecido, lavrado por ela)
- Como o esposo pode obter a confiança, o respeito e honra por parte da sua esposa?
- Leia Efésios 5:23-25. Em comparação ao relacionamento de Cristo e a sua Igreja, defina o papel tanto do esposo como da esposa nestes versos bíblicos.
- Como abusos espirituais, psicológicos e o desvio dos propósitos divinos à família podem ser evitados?
- Como o pecado tem distorcido os propósitos divinos para o esposo, a esposa e o ambiente familiar?
- O que o esposo precisa compreender sobre as suas obrigações e responsabilidades que lhes foram dadas por Deus, em questão de liderança e autoridade familiar?
- O que a esposa precisa compreender sobre o princípio da submissão ao marido e o seu papel de ajudadora ao mesmo?
- O que você destacaria como sendo importante à sua vida, diante do que aprendeu nesta meditação?