FAÇA DOWNLOAD:
Marcos 1:14,15
Texto Bíblico:
& 14 Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. 15 Ele dizia: – Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho. (Mc.1:14,15 NTLH)
O texto nos diz que João Batista foi preso, e por quê? Por anunciar o Reino do Messias e a imoralidade, tanto dos governantes como dos líderes religiosos judeus da sua época. A mensagem que Deus colocou em seu coração lhe trouxe problemas ou adversidades, as quais culminariam na sua execução.
Eu ouço com certa constância que aquele que se envolve no Evangelho de Deus em Cristo não sofre. Isso é verdade? Claro que não! Então, eu pretendo compartilhar com você um pouco sobre a realidade do sofrimento na vida cristã.
Antes de tudo, você já reparou acerca da vida daquele que não é religioso e que não está comprometido com os valores e missão de Cristo, mas que demonstra alto grau de conceitos morais onde vive? Essa pessoa vive uma vida tranquila? Por acaso, ela não é zombada, ridicularizada ou escarnecida? Essa zombaria visa colocar o indivíduo (a vítima) à margem de todos que não pensam como ela.
E na escola, um aluno que se conduz por meio de bons preceitos morais não sofre “bullyings”? Essa prática no Brasil, infelizmente, cresce a cada dia!
“Bullying” é um termo da língua inglesa (bully = “valentão ou intimidador”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O “bullying” não acontece somente nas escolas, mas em vários ambientes e, geralmente, é praticado por pessoas que têm pouca empatia (ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias), pertencentes a famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário, ou seja, de péssima qualidade espiritual e moral.
Se no “mundo” (um sistema filosófico de vida que se opõe aos princípios e valores da Verdade Divina) acontece isso, imagine quando dentro desse “sistema” alguém procura praticar o Cristianismo com devoção a Cristo Jesus! Essa pessoa terá problemas, seja em casa, no trabalho, na escola e com os amigos. Se você não age como o “sistema” impõe, com certeza, terá problemas!
O Evangelho de Deus ensina que o “sistema” no qual vivemos é decaído! Ele existe fora dos princípios do Reino de Deus e, por isso, tenta moldar seus membros pelos princípios da mentira e não da Verdade Divina. Certa vez, Jesus disse aos líderes religiosos da Sua época:
& 43 Por que é que vocês não entendem o que eu digo? É porque não querem ouvir a minha mensagem. 44 Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras. 45 Mas, porque eu digo a verdade, vocês não crêem em mim. (Jo.8:43-45 NTLH)
O “mundo” odeia a Verdade Divina e procura, o tempo todo, fugir dela! Os filhos do “mundo” sempre distorcem o Evangelho de Deus, a fim de encontrarem justificativa para os seus atos imorais e mentirosos. Todo aquele que não vive dentro desse “sistema filosófico” terá problemas e, além do mais, perceberá que, aos poucos, é rejeitado e zombado. Se o “mundo” zomba daquele que vive pelos princípios da verdade, imagine dos que amam a Verdade de Deus e o Evangelho de Deus!
O próprio Jesus nunca excluiu o sofrimento à vida daqueles que O seguem, pois Ele mesmo disse aos Seus discípulos:
& “(…) por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (Jo.16:33 NTLH)
Quem está unido com Cristo, tem a paz de Deus, ou seja, não vive em conflito com Ele, ou afastado Dele. Portanto, essa pessoa deve aceitar a realidade do sofrimento, pois o próprio Jesus disse que “no mundo vocês vão sofrer”! No entanto, a proposta de Jesus é
que tenhamos coragem (com confiança) para vencermos a pressão mundana, assim como Ele venceu!
O “mundo” tem seus próprios meios para resolver conflitos e a sua condução sempre visa um bem-estar falso, pois objetiva uma política de vida contaminada por interesses próprios e, portanto, a base das suas soluções é o amor próprio e a mentira.
O mundo quer que você siga os exemplos daqueles que praticam os seus princípios. A promessa é que se você imitá-los, será mais forte, invencível, respeitado, bem-sucedido e próspero, materialmente falando.
No Cristianismo não é diferente. Deus nos dá pessoas que vivem em comunhão com Ele, as quais nos servem de exemplos de conduta elevada, tanto espiritual como moral em diferentes situações. A promessa é a libertação do espírito da mentira, do mundanismo (como filosofia de vida), a sabedoria para enxergar as coisas com o olhar de Deus e a eternidade.
Então, a opção cabe ao indivíduo que ouve tanto a voz do “mundo” como do “Evangelho de Deus”.
Vamos ler um texto bíblico (2 Timóteo 3:1-9) onde Paulo admoesta Timóteo a considerar as características do comportamento humano dos últimos dias:
& 1 Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 4 “Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;” 5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente! 6 Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecados e que são levadas por todo tipo de desejos. 7 São mulheres que estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam a conhecer a verdade. 8 Assim como Janes e Jambres foram contra Moisés, assim também esses homens são contra a verdade. [base histórica: Êx.7:10-12] Eles perderam o juízo e fracassaram na fé. 9 Mas não irão longe, pois todos verão como eles são tolos. Foi isso que aconteceu com Janes e Jambres. (2 Tm.3:1-9 NTLH)
Paulo motiva Timóteo a tê-lo como exemplo (2 Timóteo 3:10-15):
& 10 Mas você [Timóteo] tem seguido os meus ensinamentos, a minha maneira de agir e o propósito que tenho na minha vida. E tem seguido também a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos. Você sabe tudo o que me aconteceu nas cidades de Antioquia, de Icônio e de Listra. Que terríveis perseguições eu sofri! Porém o Senhor me livrou de todas elas. 12 Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos. 13 Porém as pessoas más e fingidas irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas. 14 Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã. 15 E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. (2 Tm.3:10-15 NTLH)
1. Que nós busquemos exemplos de cristãos verdadeiros com experiências cristãs comprovadas. (vs.10,11)
& 10 Mas você [Timóteo] tem seguido os meus ensinamentos, a minha maneira de agir e o propósito que tenho na minha vida. E tem seguido também a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos. Você sabe tudo o que me aconteceu nas cidades de Antioquia, de Icônio e de Listra. Que terríveis perseguições eu sofri! Porém o Senhor me livrou de todas elas. (NTLH)
2. Que nós aceitemos a realidade das rejeições e perseguições, devido à nossa unidade com os propósitos de Cristo. (v.12)
& 12 Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos. (NTLH)
3. Que nós não nos desviemos do Evangelho de Deus, para que não sejamos enganados e não colhamos o pior em nossas vidas. (v.3)
& 13 Porém as pessoas más e fingidas irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas. (NTLH)
O sentido destas palavras é que os homens mundanos, malignos e até os falsos mestres que estão dentro da Igreja se tornarão cada vez piores, enganando a muitos, pois eles estão sendo enganados por Satanás.
4. Que nós continuemos firmes na Verdade que aprendemos, a fim de sermos sábios e plenamente salvos. (vs.14,15)
& 14 Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã. 15 E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. (NTLH)
Eu sei que Deus nos livra de muitas dificuldades, mas de outras não! O meu desejo é que você entenda a realidade do sofrimento na vida cristã. Nenhum cristão está livre do sofrimento, tanto para ser aperfeiçoado como para servir de exemplo a outras pessoas. Que nós temamos a falta da sabedoria e do poder de Deus em nossas vidas, e não o sofrimento. Com Cristo, venceremos o mundo e com Ele abraçaremos a Eternidade! Essa é a minha esperança! Que Deus nos abençoe!