Skip to content Skip to footer

O êxodo da fé nos últimos tempos – Parte 3: O êxodo da vida do Éden para a morte no mundo

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

1 Timóteo 4:1

Texto Base:

O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios. (1 Tm.4:1 NTLH)

Ao longo desta pequena série, eu tenho procurado lhe explicar que a fé (fidelidade, submissão e obediência) foi abandonada pelo povo de Deus tanto no deserto como por anjos no Céu, e de modo “espontâneo”, isto é, por uma ação que envolveu convicções, desejos ou decisões devido ao resultado de observações e reflexões ou gostos pessoais.

Na última meditação, nós vimos que Lúcifer vivia face a face com Deus e, cultivando pensamentos ou convicções impróprias em relação à sua posição, procurou ter o seu próprio governo no Céu, desafiando a soberania de Seu Criador.

Lúcifer abandonou os propósitos para os quais fora criado, encheu-se de orgulho, egoísmo e seguiu por um caminho que satisfizesse os seus interesses próprios. Como resultado, ele perdeu a sua pureza, a vida verdadeira e se transformou no adversário da Verdade – Satanás.

Satanás sabe que não pode lutar diretamente contra a Pessoa de Deus, mas, usando os seus agentes, demônios e seres humanos sob a sua influência, ele cria esquemas para afastar ou fazer com que aqueles que amam a Deus abandonem a fé.

1. Fuja do espírito do erro e mantenha-se na Verdade, a fim de não abandonar a fé

Eu ainda não compreendi plenamente as razões de Deus permitir que Satanás atue contra a Sua Verdade e influencie a Sua criação a fazer o mesmo. No entanto, eu me alegro por crer que “o ‘Espírito’ que está em nós é mais forte do que o ‘espírito’ que está naqueles que pertencem ao mundo”, pois é por meio Dele que ouvimos a Palavra de Deus e O seguimos.

4 Meus filhinhos, vocês são de Deus e têm derrotado os falsos profetas. Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo. 5 Eles falam das coisas do mundo, e o mundo os ouve porque eles pertencem ao mundo. 6 Mas nós somos de Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, mas quem não pertence a Deus não nos ouve. É desse modo, então, que podemos saber a diferença que existe entre o Espírito da verdade e o espírito do erro. (1 Jo. 4:4-6 NTLH)

O texto bíblico nos fala de dois espíritos: o “Espírito da Verdade” e o “espírito do erro”, que é o desvio do Caminho correto devido ao desvio mental ou à maneira errada de pensar. Satanás tentará de todas as formas fazer com que você “pense” em vantagens pessoais, terrenas e mundanas, em vez do modo divino que o conduz à Eternidade.

Ele procura fazer com que você crie uma “lenda”, uma história sobre si mesmo como alguém vitorioso, poderoso e bem-sucedido para “esta vida” e, então, por meio do engano, você deixe de observar, de modo literal ou completo, a Verdade divina como é pronunciada na Palavra de Deus.

O texto de João nos diz que Satanás usa, no caso, os “falsos profetas”, falsos pregadores, mestres ou educadores religiosos, os quais revelam o seu mundanismo, omitindo todo o conselho de Deus e impedindo que Seus filhos cumpram os propósitos divinos para os quais foram criados em Cristo.

No entanto, quem aprende a ser dirigido pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus, O ouve e não se compromete com o “mundo” (sistema filosófico de vida mundano que se opõe à Verdade, rebelde aos eternos valores e princípios divinos).

É por meio do conhecimento da Verdade que nos dedicamos a Deus. Nós reconhecemos todo o Seu cuidado, a riqueza dos Seus valores e é sobre a Verdade que procuramos fundamentar nossas ações. Jesus, na Sua oração pelos discípulos, disse:

9 — Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. 15 Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16 Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. 17 “Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade.” (Jo. 17:9,17,18 NTLH)

Eu tenho dito a vocês que o nosso compromisso é com Deus e não com o “mundo”. Portanto, nós agimos no “mundo” em favor da Verdade eterna, que é Cristo Jesus. (vd. João 14:6)

Habitados pelo “Espírito de Cristo”, temos permitido que Jesus expresse Si mesmo por meio de nós (Seus pensamentos, palavras e ações), pois Deus nos fez mensageiros Dele no “mundo”, a fim de que aqueles que decidem pertencer a Deus não permaneçam e não vivam mais sob o poder ou influência do Maligno – Satanás, o adversário da Verdade.

Ficar ao lado da Verdade é permanecer e estar se alimentando da “Vida”, que é Cristo e, por meio Dele, viver em comunhão com Deus e desfrutar dos Seus recursos. Valores mundanos acrescentados à fé são ardis da “velha serpente” para que nos conduzamos à “morte”, isto é, para uma vida afastada de Deus e sem utilidade para o Reino.

2. Cuidado com a mensagem da “velha serpente”! Satanás está ativo e é trapaceiro

Diante dessas coisas, pensemos no livro de Gênesis, onde está escrito que Deus fez o homem do pó da terra e plantou um jardim na região do Éden. Ele fez com que ali crescessem árvores lindas e que davam boas frutas de se comer, e também no meio do jardim a “árvore que dá a vida” e a “árvore que dá o conhecimento do bem e do mal”. (vd. Gênesis 2:7-9)

Todavia, Deus disse ao homem:

16 E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: — Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, 17 “menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá [i.e. causará repentinamente a existência da morte, tanto literal como figuradamente falando]. (Gn.2:16,17 NTLH)

Eu gostaria que você prestasse atenção ao verbo “morrer”, o qual, no verso 17, está no tempo futuro – “morrerá”. O antônimo de morte é existência, bonança ou vida. Portanto, a mensagem de Deus ao homem é: “Eu quero que você tenha a Vida! Então, não se alimente da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal, pois você passará a viver pelas suas imaginações, pressuposições ou conjecturas, e isso o levará à morte, a se afastar de Mim e dos Meus recursos. Alimente-se da Vida e se manterá Comigo!”.

Deus já antevia a tentação, e por isso deu ao homem essa ordenança, a fim de que ele não perdesse a sabedoria (a capacidade de aplicar rapidamente a perspectiva, os pensamentos e a Verdade às situações), a coragem, a dignidade, os propósitos divinos e a comunhão com a vida elevada, pois são essas coisas que o pecado nos tira.

1 A cobra [i.e. o termo pode se referir ao próprio animal ou a uma imagem dele] era o animal mais esperto [i.e. mais inteligente] que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: — É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? 2 A mulher respondeu: — Podemos comer as frutas de qualquer árvore, 3 menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos. 4 Mas a cobra afirmou: — Vocês não morrerão coisa nenhuma! 5 Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos (físicos) se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal [i.e. terão a capacidade de julgar entre o que é certo e errado]. (Gn. 3:1-5 NTLH)

Nós sabemos o que Eva escolheu e como ela ofereceu o fruto da sua desobediência a Adão que, por sua vez, decidiu também desobedecer a Deus. Os seus olhos se abriram, mas para longe da pureza, para o pecado e a morte. Eles trocaram a sabedoria e a dignidade por folhas de parreira, a coragem pelo medo, pois tentaram se esconder de Deus.

Muitos cristãos não se dão conta de que a “velha serpente” (Satanás) está ativa, idealizando esquemas e construindo armadilhas, as quais têm como propósito fazer com que os filhos de Deus abandonem a fé genuína – uma vida de fidelidade, submissão e obediência a Deus, por meio de Cristo Jesus.

Muitos “falsos mestres” têm pregado sobre uma vida vitoriosa sobre a Terra, mas eternamente fracassada devido à falta da mensagem da cruz, do arrependimento e seus frutos (boas obras), da vida ressurreta em Cristo, do amor a Deus segundo o exemplo de Jesus, do fruto do Espírito Santo, dos propósitos de Deus à Igreja e da Vida Eterna.

Muitas vezes, esses tais líderes pedem às pessoas para que “olhem” para a situação infeliz (especialmente financeira e sentimental) que estão vivendo e dizem não ser a vontade divina para suas vidas. Eles dizem: “Olhem, olhem, olhem! Recebam a vitória!”.

Não há vitória alguma quando decidimos olhar para a vida rejeitando o olhar ou a perspectiva divina. Não há vitória quando nos parecemos pagãos e não pensamos nos propósitos divinos nos momentos em que Deus permite que atravessemos situações adversas, a fim de que cresçamos em Cristo. (vd. Mateus 6:33; Romanos 8:28,29)

Não há vitória eterna quando buscamos os nossos interesses e deixamos de lado os do Reino Eterno de Deus. Só haverá fracasso, derrota, falta de fé em Deus e confiança demais nos métodos humanos para se alcançar o que chamam de bênçãos. Não há vitória quando se perde o Éden! Não há vitória quando deixamos Deus longe dos nossos planos e, aos poucos, vamos perdendo o conhecimento Dele.

O abandono da fé (fidelidade, submissão e obediência) aconteceu no Céu, no Éden, no deserto do Sinai e, infelizmente, está acontecendo nos nossos dias! O compromisso com os objetivos de Deus está em último plano para muitos cristãos. O que importa é dançar, cantar, ter sentimentos e emoções exageradas. Pouca importância se dá a sermões que nos levam a temer a Deus e a amá-Lo como deveríamos, segundo a Palavra de Deus.

As portas de muitas igrejas estão fechadas para Jesus, mas Ele não desiste e continua batendo à porta, pedindo para que pelo menos alguém reconheça a Sua voz – a Sua mensagem, o Seu Evangelho e permita-O entrar! Muitas igrejas têm fechado suas portas para Jesus, até que um dia Ele mesmo feche a porta dos Céus para essas pessoas, assim como as portas do Éden foram fechadas para Adão e Eva.

A minha esperança é que deixemos de nos comprometer cada vez mais com o nosso egoísmo e nos comprometamos profundamente com os objetivos de Deus, os quais nos conduzirão à Eternidade e não ao mundo ou à morte! Que os nossos olhos espirituais sejam melhores que os nossos olhos físicos, a fim de que nunca deixemos de ver a glória do nosso Deus!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação