Skip to content Skip to footer

O fim vale mais do que o seu começo

Texto base:

Eclesiastes 7:8

O fim de uma coisa vale mais do que o seu começo. A pessoa paciente é melhor do que a orgulhosa. (Ec.7:8 NTLH)

A simples leitura desta Escritura parece nos dizer que: o final de algo é melhor do que o seu começo. Além disso, ser paciente é melhor do que ser orgulhoso. Outros a entendem como: o desfecho de algo é superior ao seu início e, por conseguinte, praticar a paciência é mais vantajoso do que ceder ao orgulho. Há ainda os que o enxergam como dois provérbios: comece bem e termine bem. Seja paciente e não orgulhoso.

Contudo, se você compreendeu que Deus honra o que Nele se mostra virtuoso, isto é, que persevera até o fim de sua vida, observando os padrões de comportamento espirituais e morais estabelecidos por Ele, mostrando-se humilde até o fim ao invés de orgulhoso, você recebeu uma mensagem “valiosa” e “edificante” da parte de Deus. Entretanto, o nosso texto é mais profundo do que todos esses pensamentos.

1. Suas palavras finais são mais importantes do que as iniciais

O verso diz: “O fim de uma coisa [i.e. de uma fala, de um discurso ou declaração, de uma promessa acerca de algo que deve ser feito ou realizado – no Hebraico, “dābāhr”] vale mais do que o seu começo”. (NTLH)

Para que entendamos a importância da parte inicial do nosso texto base, observemos a oração de Salomão que, ao ocupar o lugar de Davi, seu pai, como rei de Israel, fez um pedido a Deus:

9 Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo? 10 Deus gostou de Salomão ter pedido isso 11 e disse: — Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, 12 eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. 13 Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei. 14 E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa. (1 Re. 3:9-14 NTLH – comp. Mateus 6:33)

É triste saber que Salomão não se manteve fiel à sua declaração e promessas a Deus! É triste saber que lhe faltou integridade de caráter para terminar bem os seus dias, pois ele, em seus dias finais, acabou envolvido em idolatria e luxúria, escravo do seu próprio sucesso. (vd. 1 Reis 11)

Diferente de Salomão, nós temos a fala de Samuel, após ter dado um rei ao povo de Israel:

2 Agora vocês têm um rei que os guiará. Quanto a mim, já estou velho, de cabelos brancos, e os meus filhos estão com vocês. Fui o seu líder desde a minha mocidade, até hoje. 3 Aqui estou eu. Se fiz alguma coisa errada, me acusem agora, na presença do SENHOR Deus e do rei que ele escolheu. Por acaso, tomei o boi ou o jumento de alguém? Enganei ou persegui alguém? Recebi dinheiro de alguém para torcer a justiça? Se fiz alguma dessas coisas, eu devolverei o que tirei. 4 O povo respondeu: — O senhor não nos enganou, nem nos perseguiu e não tomou nada de ninguém. 5 Samuel disse: — O SENHOR e o rei que ele escolheu são testemunhas de que hoje vocês acharam que estou completamente inocente de qualquer acusação. — Sim, o SENHOR é testemunha! — responderam eles. (1 Sm.12:2-5 NTLH)

E as palavras finais de Josué?

14 Josué terminou, dizendo: — Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR. Sejam seus servos sinceros e fiéis. Esqueçam os deuses que os seus antepassados adoravam na Mesopotâmia e no Egito e sirvam o SENHOR. 15 Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR. 16 O povo respondeu: — Nunca poderíamos pensar em abandonar o SENHOR para servir outros deuses (comp. Juízes 2:10-19)! (Js.24:14-16 NTLH)

Salomão começou bem, mas terminou mal, enquanto Samuel e Josué começaram bem e terminaram bem. Por quê?

2. Seja perseverante sob o poder e a direção do Espírito do SENHOR e não arrogante

“A pessoa paciente [i.e. perseverante em andar sob o Espírito de Deus] é melhor do que a orgulhosa [i.e. a pessoa que é arrogante, que exalta a si mesmo, colocando-se acima de Deus, dos Seus pensamentos, Seus limites e das Suas Instruções].” (NTLH)

O nosso texto base, como nós já sabemos, não se trata de dois provérbios, mas de um único princípio ou regra espiritual e moral, a fim de que, no SENHOR, iniciemos bem e terminemos bem, ou seja, saiamos desta vida para a Eternidade com Cristo. Então, o ensinamento de Deus para todos nós que estamos em Cristo é:

Aquele que, até o fim de sua vida, mantém-se humilde, fiel às declarações e promessas feitas ao Eterno, assim como diante do Seu povo, que anda firmemente sob o poder do Seu Espírito, a fim de cumprir a Sua Palavra, será honrado pelo SENHOR, pois a sua perseverança é mais agradável do que a atitude do arrogante ou orgulhoso.

Salomão começou bem, mas não terminou bem. Para isso, é preciso muito mais do que uma vocação, aptidões, talentos, um chamado ou uma escolha divina. É preciso integridade de caráter, que, graças a Deus, não é sinônimo de perfeição absoluta, mas de coerência, transparência e humildade, qualidades estas que são próprias de pessoas inteligentes e sábias.

Deus deseja que comecemos bem e, independentemente da nossa condição, que sejamos sempre submissos, obedientes e dependentes Dele, para que terminemos bem, pois é assim que ganharemos definitivamente o Céu dos céus, a morada do Eterno!

O profeta Ezequiel profetizou o seguinte acerca de Jesus:

22 Mas eu vou socorrer as minhas ovelhas e não deixarei mais que sejam maltratadas. Julgarei cada uma delas e separarei as boas das más. 23 Eu darei às minhas ovelhas um rei que será como o meu servo Davi, para ser o seu único pastor [i.e. para ser o Seu Único Mestre que as alimentará com a Sua doutrina]. Ele será o seu pastor e cuidará delas. 24 Eu, o SENHOR, serei o Deus delas, e um rei como o meu servo Davi será o seu governador. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. (Ez.34:22-24 NTLH)

Muitos estão esperando pela vinda do Messias Jesus, mas nós já O temos em nossas vidas. Portanto, aquele que iniciou a sua caminhada de fé em Deus, ande sob os ensinamentos de Cristo e, até o fim, seja fiel ao seu compromisso com Ele, pois “o fim vale mais do que o seu começo”! (vd. Mateus 24:12,13)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação