(Walter de Lima Filho – Domingo – 25/11/2012)
SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
Filipenses 4:4
A alegria humana para se concretizar depende do quê? E a alegria que Deus nos dá, como ela vem e o que ela é? A alegria pode ser perniciosa? Como cristãos, a nossa alegria deve manifestar o quê? Que atitudes mostram que nós estamos alegres em Deus? O que Deus oferece àquele que exercitam a alegria que Ele dá?
A alegria humana depende do nosso bem-estar para se concretizar. Exemplo: você está alegre por realizar seu desejo de ir a uma praia dos seus sonhos; mas, se lá, você se depara com chuvas fortes e frio você fica triste! A alegria humana é instável e frágil.
A alegria espiritual não depende do nosso bem-estar, mas do quanto “nós nos rendemos” ao trabalho de Deus em nossas vidas. (…) o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gl.5:22,23 NTLH) O conjunto dessas características representa a personalidade de Jesus, que é o oposto da desorganização e instabilidade dos nossos desejos humanos. (cf. Gl.5:19-21)
Quando Paulo pediu aos filipenses que tivessem alegria no Senhor (4), ele não pediu um entusiasmo irresponsável, mas algo sério que manifestasse o poder do Reino de Deus. (…) o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida (nos rituais religiosos), mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. (Rm.14:17 NTLH)
A alegria que Deus nos dá, produz pelo menos quatro atitudes comportamentais que O agradam e manifestam o Seu Reino:
1. Amabilidade ou integridade nos relacionamentos. (cf. Fp.4:5)
2. Um espírito de gratidão e confiança em Deus, por Ele estar dirigindo nossas vidas. (cf. Fp.4:6,7)
3. Uma mente decente e que engrandece a Deus. (cf. Fp.4:8)
4. Humildade para aprender e praticar os bons exemplos que nos é passado. (cf. Fp.4:9)
Imagine um grupo de pessoas desejando praticar esse tipo de alegria! Que mudanças poderiam ocorrer em suas próprias vidas e nos ambientes onde vivem? Elas não seriam vítimas da depressão e do desespero, porque estariam produzindo outro tipo de fruto que manifesta o poder da presença de Deus.
Saiba que a verdadeira alegria não vem por possuir e alcançar algo material ou emocional, mas por se comprometer e obedecer a Deus. Essa é a idéia de Paulo ao dizer: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor!” Unir-se com o Senhor é aceitar a Sua personalidade em vez da nossa. É aceitar os Seus planos e vontade em vez dos nossos.
Jesus falou sobre as pessoas felizes: Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará (trará para perto Dele para receberem força). Felizes as pessoas humildes (que se rendem somente a Ele), pois receberão o que Deus tem prometido. (Mt.5:5-7 NTLH)
Jesus está dizendo que: Quando você busca primeiramente o Reino de Deus por depender inteiramente dele, será feliz! Quando você ajuda pessoas com a ajuda que tem recebido de Deus, será feliz! Quando você se rende a Deus será feliz e experimentará as Suas promessas!
Nós podemos ver o poder da alegria que Deus nos dá na vida de Paulo, que mesmo estando preso em Roma, é capaz de incentivar os cristãos de Filipos a buscarem esse tipo de alegria em união com Cristo.
Eu não sei a sua situação neste momento, mas em vez de se tornar vítima da aflição e do desânimo, busque a alegria que Deus dá! Busque um relacionamento mais verdadeiro com Jesus Cristo, pois é desse relacionamento que sua vida poderá mudar.