FAÇA DOWNLOAD:
Mateus 2:1-12
Quando Jesus nasceu, Ele e Sua família receberam a visita de homens estudiosos, os quais vieram do oriente. A Bíblia não revela fatos concretos sobre esses homens e, por isso, eles aparecem como figuras misteriosas nas Escrituras.
& Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém. (Mt.2:1 NTLH)
A tradição os enumera como sendo três, mas não sabemos o número exato dessas pessoas e nem de onde elas especificamente vieram. Sequer temos a noção da duração da sua jornada pelo deserto, até chegarem a Jerusalém e depois a Belém.
O termo “mago”, na perspectiva comum, traz a ideia de alguém que faz previsões ou que se julga capaz de adivinhar. O termo também sugere que pensemos serem bruxos, ou seja, pessoas que mexem com feitiçaria e encantamentos. No entanto, no Oriente, isto é, na região da Babilônia, o termo também era dado a pessoas estudiosas, cientistas, médicos e astrônomos.
Pelo texto bíblico, nós sabemos que eles estavam estudando as estrelas e que viram algo notável, extraordinário: uma estrela que lhes apresentava o sinal do nascimento de um grande rei. Nós sabemos que Deus tem o poder para criar esses sinais e mostrar ao mundo a Sua glória. Essa estrela se movia em direção ao Oriente Médio e eles tomaram a decisão de segui-la.
Nós já definimos esses homens como sendo sábios ou estudiosos. Portanto, uma pessoa sábia se destaca das demais pelo seu excesso de conhecimento, pela sua experiência de vida e por viver de modo irrepreensível. A pessoa sábia procura conhecer a realidade da vida e passar a outros, tanto as suas experiências como seus conhecimentos.
Biblicamente falando, a pessoa sábia é aquela que busca a sabedoria de Deus, ou seja, ela busca a Sua presença, o conhecimento do Seu caráter, a fim de enxergar a realidade da vida com a perspectiva Divina.
Os sábios do oriente não estudavam a Bíblia, pois não a possuíam, mas eles se encontraram sob a influência e a intervenção Divina. Desde o momento em que viram a estrela do Salvador, Deus lhes revelou o caminho para que o “Salvador Jesus” fosse encontrado e, no mesmo instante, eles se dispuseram a andar no caminho que o nosso Senhor lhes revelou.
Neste dia de Natal eu gostaria de compartilhar algumas lições, que nós podemos aprender com esses sábios ou estudiosos que foram do Oriente a Jerusalém, a fim de conhecerem o Rei dos reis. Então, aprendamos sobre como deve ser o caminho de um homem sábio, segundo a sua experiência com Deus.
1. Quem se encontra com Cristo e anda com Deus, deve aprender a andar pela fé. (v.2)
& Eles perguntaram: – Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo. (Mt.2:2 NTLH)
O texto ensina que eles foram à Jerusalém e saíram rapidamente de um lugar para outro. Eles deixaram a sua terra, parentes, amigos, posição e conforto, a fim de encontrar Jesus. A razão dessa viagem fantástica se deu por causa da observação de uma estrela extraordinária. Eles viram e observaram algo estranho nos céus que afetou tanto suas vidas como lhes encheu de coragem a trilharem por um caminho estranho, em busca do Grande Rei!
O que leva uma pessoa a deixar o conforto do seu conforto para seguir numa viagem perigosa? Muitos fazem isso por interesses pessoais e alguns poucos por fidelidade a Deus. Como exemplo do que estou falando, lembremo-nos das histórias de Abraão, Noé, Gideão, Pedro, João, Paulo e etc. Quando esses homens tiveram uma experiência interior com Deus, eles abandonaram seus caminhos antigos e passaram a andar pela fé ou fidelidade no “caminho” de Deus.
Eu garanto que eles foram chamados de loucos insanos, mas todos confiaram na voz de Deus plantada em seus corações pelo próprio Senhor.
Nunca se deixe enganar pela definição simplista, apresentada em nossos dias, sobre a fé. Procure lembrar que o seu sentido bíblico é “fidelidade” e esta leva o homem a obedecer a revelação Divina que lhe está sendo apresentada.
No livro de Hebreus nós encontramos a seguinte declaração:
& Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hb.11:6 NTLH)
Nós somos chamados para conhecermos a Deus cada vez melhor e o texto bíblico nos diz que o Senhor nos recompensa por essa atitude. No entanto, nós somente conseguiremos isso por meio da fidelidade e obediência, que nos leva a uma aproximação cada vez mais íntima de Deus, pelo fato de crermos na Sua existência. Portanto, a nossa obediência a Deus é a prova de que cremos na Sua existência e promessas.
2. Quem se encontra com Cristo e anda com Deus, deve aprender o caminho da adoração. (vs.9-11)
& 9 Depois de receberem a ordem do rei, os visitantes foram embora. No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. 10 Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. 11 Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. (Mt.2:9-11 NTLH)
A história nos diz que Herodes era um homem sanguinário e logo pensou que Jesus era uma ameaça ao seu trono. Ele tinha intenções de matá-Lo e foi por isso, que pediu aos sábios que voltassem e dissessem o local exato onde Jesus se encontrava. Quando os sábios saíram da presença de Herodes viram novamente a estrela, a qual os conduziu até a presença de Jesus e Sua família.
O texto nos diz que ao verem no caminho a estrela eles ficaram alegres e felizes. O que isso pode nos ensinar? Todo aquele que anda no caminho de Deus sempre terá um grande prazer interior e o Senhor o satisfaz com grande felicidade.
Repare a atitude dos sábios ao entrarem no lugar onde Jesus estava: Primeiramente, eles adoraram a Jesus, prostrando-se diante Dele. Todo cristão deve aprender que não existe adoração sem sacrifício.
Os presentes oferecidos a Jesus traziam em si mesmos todo o significado da sua vida. O ouro simbolizava tanto a riqueza como a pureza do seu caráter. O incenso indicava uma vida dedicada aos Céus, ou seja, ao serviço de Deus. Jesus nunca tirou Seus olhos da eternidade para Se concentrar nos interesses do mundo terreno. A mirra representava todo o Seu sofrimento entre a humanidade.
O apóstolo Paulo nos diz o seguinte:
& Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. (Rm.12:1 NTLH)
A verdadeira adoração depende de alguns fatores:
- O reconhecimento e a convicção de que Deus usou de misericórdia para conosco, pois merecíamos o Seu castigo e não a Sua aceitação.
- Em resposta ao seu infinito amor, nós nos oferecemos a Ele.
- Esse oferecimento envolve uma “vida de utilidade Divina” entre os homens, ou seja, que sejamos instrumentos da Graça Divina entre eles.
- Isso se dá quando nós nos dedicamos ao serviço espiritual, ou seja, que nós conectemos o que é terreno com os Céus e os Céus com o que é terreno, por meio dos princípios do Reino de Deus.
- A verdadeira dá prazer a Deus, e Ele, por Sua vez, nos satisfaz.
A verdadeira adoração é o meio Divino para combater o nosso orgulho e egoísmo. O falso adorador sempre viverá com base nos seus interesses pessoais e terrenos, pois o seu caráter falho ou impuro, pela falta do foco na eternidade e pelo medo de sofrer por amor a Cristo.
Saiba que a adoração verdadeira é a característica visível de quem se converteu a Cristo verdadeiramente!
3. Quem se encontra com Cristo e anda com Deus, deve aceitar mudanças. (v.12)
& E num sonho Deus os avisou que não voltassem para falar com Herodes. Por isso voltaram para a sua terra por outro caminho. (Mt.2:12 NTLH)
Quando eu leio este verso da Bíblia eu vejo como Deus controla todas as coisas. Aqueles sábios não conheciam Herodes perfeitamente, mas conheceram o poder de Deus. O Senhor lhes falou por meio de um sonho que não procurassem e não contassem a Herodes sobre o local do nascimento de Jesus e Eles aceitaram a intervenção divina, isto é, mais uma vez foram obedientes a Deus.
Depois de terem adorado a Jesus, Deus lhes propôs um novo caminho, a fim de retornarem à sua terra. Todo aquele que verdadeiramente se encontra com Cristo, não andará pelo mesmo caminho que trilhava.
Quem se encontra com Cristo e anda com Deus, aceita as transformações e mudanças propostas por Ele. Não foi assim com Paulo, Pedro, João e
tantos outros homens mencionados na Bíblia? Depois de terem se encontrado com Cristo, eles nunca mais foram as mesmas pessoas de outrora.
Quando nos encontramos com Cristo, Deus nos envia de volta para o lugar onde vivemos, mas com atitudes diferentes.
Em uma de Suas orações em favor de Seus discípulos, Jesus disse:
& 14 Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16 Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. 17 “Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade.” (Jo.17:14-17 NTLH)
Os sábios receberam a mensagem de Deus no Oriente e voltaram para lá por outro caminho, protegidos da malignidade de Herodes. Sempre que andarmos pelo caminho estabelecido por Deus, que é Cristo (cf. Jo.14:6), estaremos protegidos da fúria satânica e de seus demônios.
Jesus não pede que saiamos do nosso trabalho ou da nossa casa, mas que sejamos filhos de Deus por meio da Verdade, ou seja, pelos princípios que aprendemos da mensagem do Evangelho.
Que a mensagem do Natal seja mais transformadora do que uma reunião familiar, cheia de comida e bebida, pois o Reino de Deus não consiste nessas coisas e sim em uma vida correta, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.
& Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. (Rm.14:7 NTLH)