Texto base:
Habacuque 3:19
Nos últimos quatro domingos, o nosso pastor Walter vem sendo usado por Deus para nos ensinar sobre sermos fortes no Senhor. Porém, é importante destacar que existe uma dificuldade para os cristãos realmente serem fortes no Senhor, pois para muitos, a força da parte de Deus está relacionada com a solução de problemas.
Por outro lado, Deus fez os seres humanos com muitas capacidades físicas e intelectuais, como também os dotou com a liberdade de escolha. Por conta disso, os seres humanos acreditam que podem fazer o que bem entendem e resolverem as coisas do seu próprio jeito. Por conta disso, não conseguem se utilizar da força do Senhor, recorrendo a Ele apenas como último recurso.
O Senhor Deus é a minha força (i.e. vigor físico, emocional e espiritual independente da condição física, emocional e espiritual). Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro. (Habacuque 3:19 NTLH)
1 – QUE DEUS SEJA A MINHA FORÇA
O Senhor Deus é a minha força. (Habacuque 3:19a NTLH)
Nessa primeira parte de nosso verso base, observamos Habacuque afirmando que Deus é a sua força, e a exemplo dele, muitos cristãos declaram a mesma coisa, mas como uma afirmação de que Deus vai resolver os seus problemas. Porém, não é sobre isso que ele está falando.
Habacuque estava reconhecendo suas dificuldades, fragilidades, limitações e desistindo de agir pela sua própria capacidade. Além do mais, ele estava se rendendo e colocando-se integralmente nas mãos de Deus, para que o Senhor agisse em sua vida de acordo com a Sua vontade.
E disse ainda: — Não vou deixar que você veja o meu rosto, pois ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo. (Êxodo 33:20 NTLH)
No verso acima, observamos a resposta de Deus a Moisés, que lhe tinha pedido para ver Sua Glória. Dessa resposta podemos extrair um princípio que se aplica em tudo na nossa vida: para que vejamos Deus agindo em nossas vidas, é necessário morrer para nós mesmos; caso contrário, será apenas uma experiência emocional.
7Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. 8Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor. (Romanos 14:7-8 NTLH)
2 – QUE O MEU ANDAR SEJA SOBRE A ROCHA
Ele torna o meu andar firme como o de uma corça, […] (Habacuque 3:19b NTLH)
A corça é um animal que tem a capacidade de escalar altas montanhas e paredões praticamente verticais. Ela também tem uma alta capacidade de discernir se a rocha está presa ou solta, nunca pisando em rochas soltas, pois isso representaria a sua morte.
Assim como a corça, o nosso caminhar deve ser firme sobre a Rocha, que é Jesus, como também devemos ter a capacidade de discernir o que vem Dele e o que não vem, para que não nos apoiemos em algo solto, ou seja, em algo fora da vontade de Deus, a fim de que não morramos espiritualmente.
24— Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. 26— Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. (Mateus 7:24-27 NTLH)
Esses versos deixam bem claro que o que nos dá a capacidade para permanecermos sobre a rocha é ouvir os ensinamentos de Jesus e viver de acordo com eles. Porém, aquele que ouve os ensinamentos de Jesus e não vive de acordo com eles é chamado por Jesus de “tolo”, pois vive sobre uma mentira que não é capaz de sustentá-lo emocionalmente e espiritualmente.
3 – QUE EU VEJA COM OS OLHOS DE DEUS
[…] me leva para as montanhas […] (Habacuque 3:19c NTLH)
A corça se mantém em altitudes elevadas, pois ali ela tem a capacidade de avistar tanto seus predadores naturais como também aquilo que ela precisa, como pastagens seguras, águas tranquilas e o trajeto a ser feito para evitar um e conseguir o outro.
A exemplo das corças, precisamos nos manter em lugares altos, ou seja, precisamos nos manter na posição e condição espiritual que Deus nos colocar, pois ali teremos a capacidade para observar os perigos e aquilo que precisamos fazer, e também o entendimento de como evitar os perigos e cumprir a missão.
12Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. 13Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas. (Hebreus 4:12-13 NTLH)
4 – QUE A MINHA SEGURANÇA SEJA A ROCHA
[…] estarei seguro. (Habacuque 3:19d NTLH)
A corça, enquanto se mantém no alto das montanhas e rochas, nunca será capturada, pois seus predadores terão dificuldade para escalar e também de respirar, por conta do ar rarefeito. Portanto, ela sempre terá vantagens naturais.
Enquanto nos mantivermos sobre a Rocha, que é Jesus, nunca seremos dominados pelo Maligno, pois sempre teremos uma vantagem espiritual quando não damos brechas para os ataques do inimigo.
Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles. (I João 5:18 NTLH)
Neste verso, João não está dizendo que o cristão não peca, mas está dizendo que o cristão, por ter sido liberto por Jesus, não vive pensando no pecado, planejando o pecado e em função do pecado, mas pensando, planejando e em função da vontade de Deus.
Quando João diz que o Maligno não pode tocar, ele está dizendo que o Maligno não pode dominar sua mente, coração e alma, mas que ele vai tentar usar situações externas para nos levar a sair da posição e cair.
Portanto, que nós sejamos capazes de desistir de nossas capacidades humanas e nos submetamos a Deus, a fim de que Ele de fato seja a nossa força, que nos coloca sobre a Rocha, e tenhamos a capacidade de compreender as coisas segundo a Sua perspectiva, para cumprirmos a Sua vontade enquanto evitamos o mal.
Que Deus nos abençoe!